Implementação do ERP: conheça os fatores críticos nesse processo!
21661
post-template-default,single,single-post,postid-21661,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Conheça os fatores críticos na implementação de um ERP e evite dor de cabeça

quais são os fatores críticos na implementação do ERP

Em um cenário no qual as empresas precisam se abertas às inovações tecnológicas, é impossível não falarmos sobre implementação de um ERP. Certamente você conhece e está até saturado de tanto ouvir sobre os benefícios do sistema de gestão.

Contudo, o quanto você sabe sobre processo de implantação no dia a dia de uma empresa? Sabia que essa é uma das etapas mais críticas para o sucesso da eficiência do ERP?

Levantamos os principais pontos de atenção na hora de realizar a implementação de um ERP de forma profissional e sólida. Sendo assim, saiba como prevenir dores de cabeça, com um conteúdo criado por quem entende do assunto. Confira!

Entenda o que são fatores críticos de sucesso

É fundamental compreender que nem só em resultados o gestor deve focar. Isso porque os resultados surgirão apenas com um “start positivo” do projeto de implementação, bem como a integração dos processos.

Guarde essa citação para servir de incentivo: “O sucesso do Sistema ERP está fundamentado na implementação correta”.

Também conhecido por FCS (Fatores Críticos de Sucesso), tais fatores podem ser digeridos como: “a importância de definir os departamentos-chave na empresa, em que ganhos relevantes viabilizarão a eficiência da competitividade, tanto individual quanto em grupo”.

Em resumo, é analisar os setores mais importantes em que os processos realmente exigem execução assertiva. E assim, permitir à empresa se desenvolver progressivamente e atingindo metas.

Essa complexidade é fracionada em diferentes fases de implementação. É como se tais fatores fossem um planejamento inicial que proporciona à empresa a identificação de pontos críticos que viriam interferir na adequação do ERP.

Implementação de um ERP: os verdadeiros fatores críticos de sucesso

É crucial conhecer os pilares que sustentam o sucesso dessa demanda, geralmente responsabilidades da gestão:

·       Negligenciar o estabelecimento das escolhas estratégicas para a configuração assertiva dos processos e sistema;

·       Enxergar a implementação apenas como exigência da tecnologia, ao invés do cometimento empresarial, que traz vantagens em nível de organização.

Conheça 5 fatores críticos de sucesso!

1 – Engajamento dos usuários do sistema

Se um software é trazido para o cotidiano da empresa, certamente haverá usuários em contato constante. Portanto, é de suma importância que os usuários consigam visualizar as facilidades, benefícios e, sobretudo, potencial da ferramenta. A gestão tem o dever dessa educação inicialmente.

2 –O projeto deve ser abarcado pela direção

Existe a possibilidade de mudança em uma cultura organizacional sem que a direção da empresa faça parte e viabilize autonomia? É provável que não!

Quando se fala em implementação de um software essa necessidade é ainda maior, pois são os “donos” que permitirão que o escopo do projeto seja impulsionado.

3 – Será que minha empresa precisa?

Antes de mais nada: será que minha empresa realmente precisa? Conhecemos nossas demandas e processos a fundo e estamos preparados? Essa deve ser a premissa que irá reger o desenrolar das fases de implementação.

4 – Planejamento e colaboradores competentes sustentados por metas definidas

O escopo do planejamento deve ser realista e fundamentalmente estruturado. Afinal, somente assim é viável compreender custos e tempo empenhado. Esse é um dos grandes problemas na implantação da TI nas empresas, ou seja, a falta de preparo inicial.

Quando falamos em colaboradores competentes, nos referimos ao fator crítico que mais influencia no sucesso. Além disso, é importante, como um propulsor, que a equipe volte a atenção apenas aos procedimentos necessários para que tudo corra bem.

5 – A empresa deve estar estruturada adequadamente

Este último fator indica a imprescindibilidade de que o negócio possua uma estrutura adequada, pois do contrário pode ser em vão os esforços.

Sendo assim, esse cenário decorre em virtude de evitar posteriores investimentos em equipamentos e ferramentas complementares ao ERP.

Quais medidas garantem maior taxa de sucesso na implementação de um ERP?

Certo, mas deve estar se perguntando como, então, alcançar o sucesso da implementação do sistema.

Pode descartar qualquer possibilidade de que haja uma fórmula infalível. Nem nós da SISPRO com tamanha carga de experiência e com tantos anos no mercado podemos criar essa fórmula para seu negócio.

No entanto, podemos enumerar passos que facilitam e reduzem a complexidade:

1 – Defina precisamente as necessidades atuais do negócio;

2 – Elabore o melhor planejamento, pois será o Norte;

3 – Desempenhe uma gestão assertiva acerca das demandas;

4 – Coloque os responsáveis a bordo, inclusive e, principalmente a direção;

5 – Estimule uma equipe engajada, satisfeita e, acima de tudo, qualificada;

6 – Busque sempre pelo melhor parceiro que ofereça o ERP certo para você.

Esperamos ter ajudado seu negócio a desmistificar a implementação de um software. Qualquer dúvida é só entrar em contato com a Equipe SISPRO de profissionais qualificados, pois desenvolvemos soluções voltadas às pessoas, e isso é inerente ao sucesso da sua empresa!

Tags: