Sistema de gestão ERP: 5 sinais de que sua empresa precisa de um
21461
post-template-default,single,single-post,postid-21461,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

5 sinais de que sua empresa precisa de um sistema de gestão ERP

como saber se minha empresa precisa de um sistema de gestão ERP

Cada passo dado em uma empresa precisa ser cuidadoso e baseado em dados. Por isso, é preciso que cada detalhe do que acontece na organização seja cuidadosamente documentado e arquivado. Mesmo assim, nem sempre é fácil encontrar o que procura. As informações existem, mas até ter acesso a elas leva tempo. Quando isso acontece, é porque a sua empresa precisa de um sistema de gestão ERP.

Além desse indício, há outros acontecimentos que mostram que é hora de investir em um sistema de gestão ERP. Conheça e descubra se a sua empresa se encaixa neles! 

Burocracia em excesso? Invista em sistema de gestão ERP

Se você notar que tudo é muito burocrático e cada passo a ser dado na empresa depende de muitos formulários, é hora de investir em um sistema de gestão ERP. Processos morosos indicam ineficiência e vão contra o que o mercado pede. Afinal, atualmente tudo é rápido e o sistema de gestão ERP pode melhorar o fluxo.

Dificuldade em encontrar o que precisa

Sabe aquela sensação de que você nunca encontra o dado que precisa? Algumas coisas ficam no RH, outras no setor de finanças e, quando você necessita não tem nada em mãos. Um sistema de gestão ERP vai mudar isso. Ele é capaz de compilar todos os dados e deixá-los a fácil acesso, sempre que precisar. 

Descontrole em relação aos custos

Outro ponto que mostra que o seu sistema de gestão não está tendo bom resultado é quando há um descontrole de custos. Qual o valor de produção de cada unidade? Quanto você gasta para deixar o produto pronto para ser vendido? Saber isso é essencial para que o preço certo seja determinado. Se você não ficar atento, pode acabar fazendo com que a empresa tenha problema financeiro.

Produtividade em baixa

O excesso de burocracia também pode afetar a produtividade da equipe. Afinal, cada vez que um setor precisa de um dado, ele precisa pedir para o outro setor. Assim, um funcionário do outro setor tem que parar o trabalho para procurar a planilha solicitada. 

Enquanto isso, o solicitante não pode seguir com o que está fazendo, até receber o documento. Uma única planilha pode afetar o trabalho da equipe, imagine várias! 

O sistema de gestão ERP vai agrupar todos os dados e, sempre que alguém precisar, será só acessar a informação. Além disso, para garantir a segurança, só pessoas autorizadas podem lançar informações novas no sistema. As demais, que forem autorizadas, só poderão visualizar os dados. 

Gestão de estoque imperfeita

Falta produto essencial para o funcionamento da empresa? Sobram itens que foram comprados em excesso? Está perdendo dinheiro com produtos vencidos? Tudo isso indica ineficiência na gestão de estoque e pode resultar em perda de dinheiro e de clientes. Afinal, se você não pode produzir porque não tem o produto no estoque, acaba atrasando a entrega para o comprador. Isso gera um grande descontentamento.

Para evitar coisas como essas, é preciso ter uma atenção especial com a gestão de estoque. O sistema de gestão ERP oferece os recursos necessários para um controle de estoque eficiente.Você precisa ou não de um EPR? A tecnologia também ajudará na gestão financeira da sua empresa. Saiba mais!