Gestão Financeira: descubra como a tecnologia pode ajudar o seu negócio
21377
post-template-default,single,single-post,postid-21377,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Gestão Financeira: descubra como a tecnologia pode ajudar o seu negócio

como a tecnologia ajuda na gestão financeira da empresa

Uma boa gestão financeira é essencial para o sucesso dos negócios. Embora ela possa ser feita manualmente, se você quiser melhorar os resultados e ter uma visão mais detalhada do que está acontecendo, é indicado automatizá-la. 

Os softwares simplificam a gestão de contas a pagar e receber, bem como de conciliação de cartões, previsões de compras, entre outros. Mesmo assim, há quem acredite que investir na automatização da gestão financeira não seja tão importante. Você também pensa isso? 

Então conheça os benefícios que a tecnologia pode levar à sua empresa e veja a importância de investir nela! 

Acesso às informações para a gestão financeira

A tecnologia pode colaborar para organizar os dados, o que ajudará a realizar a gestão financeira. Em um software, tudo é detalhado. Dessa forma, é possível identificar:

  • Qual setor gasta mais;
  • Onde é possível cortar gastos;
  • Previsão da entrada e saída de dinheiro, entre outros. 

Evita contas atrasadas

Quando o gestor tem uma visão real do que está acontecendo na empresa fica mais fácil fazer projeções. Dessa forma, é possível ter uma previsão de contas a pagar, dia a dia, e também de contas a receber.

Assim, fica mais fácil balancear as faturas, de modo que exista dinheiro em caixa na data do vencimento. Dessa forma, o gestor tem como evitar o atraso nas contas e, consequentemente, evita o pagamento de juros e multas. 

Previsão de compras

Ao mesmo tempo em que a tecnologia ajuda a fazer uma previsão de contas a pagar, ela também auxilia a ter uma melhor gestão de estoque. Dessa forma, é possível identificar quando terá que fazer uma nova compra e ter um grande gasto. 

Assim, o gestor terá como se programar a longo prazo, para ter a certeza de que não deixará faltar nenhum item para o funcionamento da empresa. Ao mesmo tempo, tem como acordar o pagamento da compra para uma data na qual sabe, antecipadamente, que terá dinheiro em caixa.

Inadimplentes

Clientes inadimplentes prejudicam as finanças de qualquer empresa. Porém, a maioria das organizações não tem controle de devedores e acaba se descuidando do processo de cobrança. Dessa forma, as dívidas dos clientes se acumulam e prejudicam a vida financeira da empresa. A tecnologia também ajuda a corrigir isso.

Com softwares eficientes é possível identificar as contas que os clientes não pagaram e, assim que isso ocorrer, entrar em contato para realizar a cobrança. Às vezes, pode ter acontecido do comprador esquecer-se de pagar boleto ou simplesmente precisar de dois ou três dias a mais no prazo, para que tenha dinheiro em caixa para pagar. Quanto antes a empresa entrar em contato para negociar, mais fácil será encontrar uma solução.

Além disso, o controle da inadimplência ajuda a ter mais dinheiro em caixa e a equilibrar as contas do seu negócio. 

Tomada de decisão na gestão financeira

Com os dados compilados em um local, fica mais fácil fazer previsões financeiras. Dessa forma, as decisões se tornam mais assertivas, já que são baseadas em dados reais e atualizados. Além de uma boa gestão financeira, é preciso ficar atento aos tributos. Veja como fazer o planejamento tributário da empresa.