Experiência do cliente: 4 práticas para focar e alavancar o negócio
23482
post-template-default,single,single-post,postid-23482,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Experiência do cliente: 4 práticas para focar no cliente e alavancar o negócio

Qual a importância da experiência do cliente

A experiência do cliente será o principal direcionamento estratégico para 2021, e o que contribui para isso foi a migração do consumo para o digital em 2020.

Agora mais do que nunca o cliente sabe o que deseja e compreende como a experiência e satisfação devem ser moldadas pelas empresas.

Apesar de indicar um percurso bem delineado – no sentido de entender o que o consumidor busca, essa postura traz consigo grandes desafios.

Como sobrepor a presença da concorrência? De que forma oferecer um serviço ou produto que impactam de forma diferenciada? Como estimular a confiança na marca?

Então, consideramos cada uma destas dúvidas para elaborar este conteúdo que traz 4 práticas para auxiliar seu negócio a transformar a experiência dos clientes.

Portanto, acompanhe a leitura até o final para identificar o melhor posicionamento para sua marca. Vamos lá!

4 práticas para beneficiar a experiência do cliente e melhorar vendas

1. Se você não sabe para quem vender, como ter resultados?

A realidade é que muitas empresas visam altos lucros e diferenciação da marca no mercado, mas pouco sabem a respeito das características de seu cliente ideal.

Esperar resultados de um posicionamento como esse podem tomar tempo valioso das equipes, inibindo seu crescimento.

Sendo assim, o primeiro dever é definir estrategicamente seu ICP (Perfil de Cliente Ideal), que será a bússola para suas ações.

Nesse momento os gestores podem se apoiar em pesquisas sobre o mercado e enquetes no ambiente físico e, em especial, no digital.

Além disso, a presença de um CRM eficiente pode facilitar o processo de identificação de tendências de consumo, a fim de lapidar o perfil que se busca.

Dessa maneira, ficará muito mais simples direcionar seus recursos às estratégias com maior potencial para impactar na experiência do cliente.

2. Qual a demanda atual e de que forma isso acontece na experiência do cliente?

Todo cliente busca uma solução para seus problemas, seja através de um produto ou serviço.

Então, sua empresa precisa oferecer com precisão a solução mais assertiva possível e, para isso, você deve conhecer a demanda atual e quais canais ele utiliza.

Partindo da premissa acima, de que você tenha um CRM, a estruturação da ferramenta fornece as principais informações de que precisa.

Assim, você desenvolve um planejamento assertivo que atinja cada ponto de dor, especialmente por meio dos canais ideais e de preferência do consumidor.

Aliás, a experiência do cliente mudou tanto, que nem sempre ele procura o menor preço, quem faz tal afirmação é uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui.

A pesquisa mostra que mais 50% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar um pouco mais em troca de melhores experiências nas compras.

Isso mostra que o seu potencial consumidor está mais preocupado com o atendimento personalizado que influencia na experiência, do que preços menores.

3. Reestruture seus processos à imagem do cliente

Hoje em dia já não basta apenas identificar o objeto de desejo dos consumidores, pois isso acaba se tornando uma obrigação primária.

O grande desafio mesmo está na criação de estratégias que atendam essa necessidade de uma forma marcante.

E saiba que isso vai na contramão do foco apenas no aumento das vendas, pois o intuito mesmo é fidelizar o consumidor para que ele compre apenas de você.

Dessa forma, o software CRM é novamente insubstituível, já que o sistema mostra todos os pontos de contato com o consumidor.

Ao assumir sua jornada de compra, a ferramenta mostra onde caberiam melhorias, quais ações são indicadas e insights para ampliar sua experiência.

Acesse aqui para saber mais sobre essa vertente da relação com o consumidor moderno!

4. Uma pitada de tecnologia faz toda a diferença

Apesar de deixar claro suas intenções ao cliente, considerar suas necessidades e ter um time realmente treinado e alinhado aos objetivos, a tecnologia é indispensável.

Existem inúmeras soluções e ferramentas voltadas a melhorar a experiência do cliente, mas poucas oferecem os recursos de um CRM completo.

O sistema centraliza informações, organiza os históricos de interação, oferece mais conhecimento sobre tendências de consumo e melhora a fidelização.

Portanto, essa tecnologia submete a jornada de compra dos clientes a um rigoroso controle gerencial.

A partir daí é viável ser assertivo e absorver mais resultados das ações voltadas à experiência dos consumidores atuais.

A expectativa é que o modo de consumo ainda esteja passando por grandes transformações, mas 2021 será contundente para consolidar o futuro das empresas.

Contudo, é seu papel “pegar carona” na onda de digitalização dos últimos meses, pois irá fomentar a margem ideal para adequação futura.

Esperamos ter contribuído com este conteúdo, não deixe de acompanhar a SISPRO e até breve!