Aumento da terceirização de serviços eleva demanda por sistemas eficientes de gestão de contratos

Sispro vê mercado garantido para este tipo de sistema, mas destaca a importância do gestor de contratos selecionar a ferramenta adequada para esta finalidade, de acordo com as necessidades da sua empresa
 
À medida que o mercado registra o aumento da terceirização de serviços, acompanhada da contratação de uma grande diversidade de profissionais e empresas para atender a esta demanda, também cresce a necessidade da utilização de sistemas avançados de gestão de contratos.

A maioria dos profissionais destacados para esta tarefa nas empresas tem dificuldades reais para administrar os diversos documentos envolvidos e também garantir o controle sobre o conteúdo, as definições das tarefas contratadas, além dos prazos e validades estabelecidos entre os tomadores e os prestadores de serviços, desde o momento da assinatura da parceria até o encerramento de cada um dos contratos.

Em boa parte dos casos, sobra uma tarefa para o pessoal de TI resolver: ou ele terá que desenvolver uma aplicação ou rotina para isso ou terá que selecionar no mercado a ferramenta adequada para atender às necessidades da sua empresa. Em ambos os casos, a responsabilidade é grande e também demanda a colaboração com outras áreas específicas, como a controladoria e o jurídico.
 
Para prosseguir com esta tarefa, os profissionais devem levar em conta que, quanto maior a demanda pela terceirização, maior será a necessidade por controles eficazes que possam garantir a integração e correção das informações, atendimento de prazos, pagamentos e a geração de agenda proativa das ações relacionadas.
 
“As maiores dificuldades estão relacionadas à falta de informação quanto aos prazos de renovação, falta de segurança na autorização de pagamentos e indisponibilidade de armazenamento seguro em meio eletrônico”, comenta Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro. “Isto tudo dificulta a localização de contratos e aditivos, resultando na dificuldade em controlar eventos, tais como datas de entrega e assinatura”, acrescenta.
 
As empresas, para superar essas dificuldades, podem adquirir sistemas especialistas, preparados para gestão de contratos e com elevado nível de qualidade. O Sispro Gestão de Contratos é uma das ferramentas pioneiras neste segmento e foi elaborada para gerenciar com facilidade e flexibilidade todas as rotinas referentes aos contratos envolvidos.

De acordo com Vieira, o sistema foi projetado para garantir a melhor gerencia de toda a documentação das rotinas e responsabilidades entre contratantes e prestadores de serviços, envolvendo contratos de compras, vendas, alugueis, serviços de manutenção, segurança, terceirização de serviços internos e externos, entre outros. Também capacidade de importação e exportação de dados, além de integração com diversos outros sistemas de gestão.

“O sistema possibilita controlar os contratos desde a sua confecção até seu encerramento, envolvendo todas as fases do Ciclo de Vida do Contrato ( CLM – Contract Lifecycle Management ). Entre as funcionalidades que o sistema oferece estão a capacidade de controlar todos os eventos relacionados aos contratos, como por exemplo, negociações, confecção, assinatura, notificações. Permite o armazenamento e gestão das imagens dos contratos em meio eletrônico, ajustes e correções, de acordo com a legislação e normas legais para cada tipo de atividade, e, através do registro de características específicas de cada contrato, a adequação às políticas da empresa, renegociação, entre outras. O sistema traz agilidade nos processos, confiabilidade e pró-atividade na execução das demandas contratuais.”, explica o executivo.

Fonte: Sispro

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