eSocial (SPED EFD Social), projeto piloto em andamento - SISPRO
5630
post-template-default,single,single-post,postid-5630,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

eSocial (SPED EFD Social), projeto piloto em andamento

O projeto SPED avança rapidamente e um dos próximos passos da Receita Federal será a inclusão da EFD Social referente à Escrituração Fiscal Digital da Folha de pagamento (Folha Digital) eSocial.

De acordo com informações de Jorge Campos, coordenador do comitê tributário GEIFS, em palestra no 5º Fórum de SPED realizada no dia 15/6 em SP, o projeto piloto da EFD Social já está em andamento e caminha rapidamente para uma definição.

A EFD Social terá o desafio de criar a folha de pagamento digital padronizada que substitua a folha de pagamento impressa, enviando as informações a um ambiente nacional compartilhado.

O projeto envolve a incorporação da folha de pagamento no projeto SPED, a substituição do MANAD e a inclusão da folha de prestadores.

Acredita-se que estarão enquadradas para apresentação da EFD Social empresas de lucro real, lucro presumido, do Simples e os MEI (Microempreendedores Individuais).

As mudanças propostas pelo projeto mudarão profundamente as rotinas do Departamento Pessoal, dessa forma, mesmo que ainda não existam definições sobre o assunto, os profissionais de RH precisam estar atentos às notícias para saber como atender a estas demandas.

A Sispro, segundo Pedro César de Melo – Gerente de Produto, aguarda a liberação do novo layout pela Receita Federal para incorporar a novidade aos seus sistemas.
 

Por Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças – 21/06/2011