O giro do DDA representa 10% do volume de cobrança diária de todo o Brasil - SISPRO
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O giro do DDA representa 10% do volume de cobrança diária de todo o Brasil

O Débito Direto Autorizado (DDA), serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários único no mundo, está completando dois anos, contabilizando números expressivos.

No final de setembro deste ano, a Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP, clearing do serviço, registrou mais 6,7 milhões de clientes bancários cadastrados, ante 1,4 milhão na época de seu lançamento em 19 de outubro de 2009, o que corresponde a um crescimento de quase 380%, e mais de 383 milhões de títulos incluídos no sistema – alta de 1000% em dois anos – com valor médio de R$ 1 mil.

No total, 34 bancos já aderiram ao DDA para participar diretamente do sistema, grupo que detém mais de 99,9% da cobrança emitida no Brasil.

“O volume de boletos acumulados nesses dois anos corresponde a 71 mil árvores preservadas. É uma grande contribuição para a sustentabilidade”, destaca Joaquim Kawakama, superintendente geral da CIP.

Boletos vencidos – Segundo nota, há investimentos em inovações, em que um deles irá permitir o pagamento de boletos vencidos.

O serviço deve estar disponível para os clientes bancários em março de 2012, que fará do DDA o único meio de cobrança que possibilitará o pagamento de títulos vencidos.

“Hoje, como se sabe, o cliente deve pagar o título vencido somente na agência cedente e em dinheiro, sendo obrigado a fazer retiradas no banco onde tem conta. O recurso irá reforçar duas importantes vantagens ao serviço: segurança e comodidade”, afirma Tadeu de Faria.

Segundo estimativa é que haja no período de um ano 48 milhões de títulos incluídos no sistema.

Cartão e condomínio – Mais para frente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) juntamente com a operadora CIP, também desenvolverá projeto que permita a inclusão das faturas de cartão de crédito e de condomínio, escolas e planos de saúde.

Tadeu de Faria explica que a indústria de cartões possui processos específicos como, por exemplo, a possibilidade de o cliente pagar a fatura de forma parcial e em múltiplas datas até o vencimento. Por se tratar de características bem diferentes do processo existente para boletos de cobrança, ficou definido se priorizar a evolução do serviço DDA focando boletos de cobrança vencidos.

Data: 25/10/2011

Fonte ELAP