Para determinar o futuro da tecnologia nas empresas, mais especificamente a Inteligência artificial (AI), é preciso definir seu ponto de vista. Especialistas julgam existir dois perfis principais: aqueles que acreditam ser completamente negativa a evolução tecnológica e os que creem que estamos a anos-luz de experienciar tal tecnologia.
Por outro lado, se você é um empreendedor que reconhece a importância da AI, certamente entende que estamos à beira da ruptura tecnológica. Em outras palavras, esse tipo de inteligência já nos permeia em diversas camadas de diferentes setores.
Acompanhe a leitura e descubra qual é o futuro da Inteligência Artificial nas empresas. Basta apenas o direcionamento certo para ser capaz de visualizar o que nos aguarda à frente. Confira!
O caminho é investir na inteligência artificial
Se pensarmos pelo lógico e baseados na revolução que acontece em nosso entorno, podemos apenas assumir que o investimento em inteligência artificial, é a melhor cartada a médio e longo prazo.
No entanto, não é simplesmente separar o montante que a empresa tem disponível para efetivar o investimento, e distribuir indiscriminadamente. É fundamental compreender a necessidade em adequar os aspectos imprescindíveis aos processos do negócio, à realidade do setor.
Sua empresa requer um sistema de gestão, por exemplo, para dar vida às estratégias? Esse é o momento certo para realizar o investimento. Afinal de contas, saciar uma necessidade e ainda integrar tecnologia capaz de elevar e continuar progredindo em seu “aprendizado”, é obviamente a matriz do que a inteligência artificial propõe.
Sem sombra de dúvidas, a inteligência artificial em sua essência, por assim dizer, ainda é difundida em grandes corporações. Empresas que possuem os recursos e acessos “facilitados” ao novo.
Em contrapartida, a rápida expansão de tecnologias mais acessíveis, como um ERP Customizável, por exemplo, coloca as pequenas e médias empresas, em um patamar satisfatório. Ao integrar o que há de melhor com custos mais reduzidos, demandas atendidas e o vislumbre da completa digitalização, a inteligência artificial ganha espaço e força.
Um pouco da IA em números
Inteligência mesmo pertence aos empreendedores que conseguem visualizar o quanto esse avanço é benéfico. Porém, não somente ao setor empresarial ou industrial, mas também à criação de novos postos de empregos com alta demanda por qualidade.
Instituições especialistas, como a Gartner, acreditam que o futuro da inteligência artificial irá nos mostrar um aumento de US$2,9 trilhões apenas em valor comercial.
Além disso, serão geradas mais de 6,2 bilhões de horas equivalentes em produtividade. Portanto, para concluirmos essa etapa, podemos apenas assumir a necessidade de mão de obra humana para auxiliar nessa demanda crescente.
Conheça alguns conceitos da Inteligência Artificial e suas vantagens
Saiba que seguindo a linha de pensamento acerca do que realmente representa o avanço da IA, precisamos estipular algo. É primária a necessidade de diferenciar a inteligência artificial da automação, como muitos determinam.
Isso porque, enquanto a automação visa a execução autônoma de um sistema ou equipamento, a AI (Artificial Intelligence) é distinta. Logo, deve ser considerada como uma simbiose entre máquina, que desempenha e aprende com o processo, sem deixar de necessitar da inteligência humana.
Dito isso, veja alguns conceitos que certamente fazem valer cada centavo de investimento em tecnologia.
Aprimoramento da automação consciente e inteligente
Fugindo um pouco desse conceito de que a tecnologia avançada pertence e é aplicada às empresas com alta concentração tecnológica, vamos fazer uso de um exemplo.
Existe um robô especializado em detecção de gases perigosos e nocivos ao ser humana. Criação da UNI (Universidade de Engenharia Nacional do Peru) o robô é capaz de vasculhar e explorar minas e está ajudando os pesquisadores na detecção de gases como: amônia, dióxido de carbono e metano.
Por meio de sensores o robô realiza e determina sua localização, a partir da leitura dos gases, ele cria o melhor caminho a ser seguido pelos exploradores. Consegue compreender a efetividade e complexidade que o robô desempenha?
Ampliação do capital e mão de obra
Contrário ao pensamento comum de que a evolução só trará consequências negativas, podemos concluir o seguinte. A inteligência artificial permite que diferentes setores, como o RH, ampliem suas capacidades de atuação.
Ao invés da substituição do recrutador comum por um robô que realiza determinada tarefa, a tecnologia funciona com um extensor. Dessa forma, a AI amplia e refina a inteligência humana por meio de ferramentas úteis e práticas.
Disseminação da inovação tecnológica
Partindo do pressuposto de que inovação gera diferentes e novas inovações, a inteligência artificial é capaz de criar conceitos a partir de conceitos em desenvolvimento.
Sendo assim, assumindo o famoso constructo de que a inteligência artificial foca apenas na criação dos carros autônomos, temos o seguinte cenário!
Se e quando houver, de fato, a elaboração da autonomia veicular essa inovação abriria novas portas. Portanto, seria uma inovação se alastrando e levando inovação para diferentes setores, além do automotivo, como usado no exemplo.
Principais usos atuais da inteligência artificial
Apesar de presente em algumas camadas e setores industriais, a essência da inteligência artificial se molda a todo instante. Separamos algumas utilizações mais presentes na vida de todos atualmente, confira!
Mecanismos de buscas
Assim como já abordamos em outro conteúdo, podemos atrelar a utilização da inteligência artificial aos mecanismos de buscas. Devido ao massivo volume de vendas os usuários se utilizam do imediatismo para encontrar aquilo que buscam comprar.
Em vista disso, a inteligência artificial é posta em prática para oferecer a mais robusta e ágil forma de pesquisa. Sempre atento às diretrizes impostas pela linha de pesquisa, ou seja, quando o usuário digita algo, instantaneamente o sistema indica o produto.
Claro, o leque de utilidade dessa forma de tecnologia é vasta e diferentes empresas de setores variados podem implementar.
Precificação dos produtos
Conhecida como “Precificação Dinâmica” essa estratégia é cada vez mais implementada em e-commerce. Seu funcionamento se dá por meio de um banco de dados contendo preços variados do mercado, aliado à algoritmos e inteligência artificial.
Como consequência, a empresa consegue estipular um preço base em determinado produto. Chamado de “Ponto de preço ideal”, o resultado obtido seria a melhor precificação para seus produtos vendidos no mercado.
Os ganhos com a aplicação da inteligência artificial nesse aspecto, geram lucros e receitas maiores. Além disso, oferece a oportunidade de focar em questões fundamentais para o crescimento do negócio.
Como sua empresa encara o avanço e evolução da inteligência artificial? Será que aqui não caberia aquele ditado “É melhor prevenir do que remediar”?
Em suma, se você pretende se manter aberto nos próximos 4 ou 5 anos, certamente terá aderido de alguma forma a tecnologia, pois do contrário ficará para trás!