Laudo de avaliação patrimonial: o que é e como fazer?
25409
post-template-default,single,single-post,postid-25409,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Laudo de avaliação patrimonial: o que é e como fazer?

laudo-de-avaliacao-patrimonial

O controle de bens é a base para o sucesso de qualquer empresa. Nessa lógica, a correta gestão dos ativos é o que protege a operação de riscos financeiros. Assim, cada gestor precisa considerar como terá precisão sobre a situação de cada bem, a fim de resguardar o patrimônio. 

Diante disso, hoje vamos falar sobre o laudo de avaliação patrimonial, um grande aliado no controle do patrimônio. Continue nessa leitura e confira!

Avaliação patrimonial, o que é?

A avaliação patrimonial é a ação que visa mensurar os valores atualizados de todos os bens que a empresa possui, sejam eles tangíveis ou intangíveis. Nessa prática, é aferido o valor total do patrimônio do negócio, a partir da compilação de todos os registros econômicos. 

Nesse cenário, é graças à avaliação consistente de ativos, que organização sabe como se preparar para cumprir com as suas demandas contábeis e fiscais. Junto disso, conhecendo o patrimônio, a operação tem consistência nos seus planos de desenvolvimento. Logo, avaliar os ativos do negócio propicia segurança jurídica e bases para o crescimento. 

Laudo de avaliação patrimonial 

Na avaliação e gestão de bens, o laudo tem papel fundamental para garantir a consistência das informações sobre os ativos. Por isso, é muito importante que você conheça detalhes sobre esse instrumento. 

O que é?

O laudo é um documento elaborado por especialistas que registra todas as informações técnicas do bem (ou bens) que está avaliando. Nesse sentido, vale registrar que o material pode ser emitido por arquitetos e engenheiros, determinando o valor de mercado atual do item. 

É importante frisar que a especificidade de quem pode emitir se deve às previsões da ABNT, na norma NBR 14.653 e, ainda, ao que determina a Lei 5.194. 

O que precisa constar no laudo?

Para garantir que as informações recolhidas pelo especialista sejam úteis para nortear as ações da empresa, todo laudo deve apresentar os seguintes dados:

  1. Valor e custos do bem 
  2. Frutos gerados pela posse 
  3. Direitos 
  4. Viabilidade econômica 
  5. Finalidade 

Quais são os principais indicadores presentes no laudo?

Dentre os dados que irão constar na emissão do laudo, é importante atentar aos indicadores principais que estarão descritos a partir da avaliação. São eles:

  • Valor de mercado: consiste no valor que o bem tem se vendido no momento em que o laudo foi realizado. 
  • Valor de reposição: é o valor que a organização precisaria dispender caso, em uma situação de perda, por exemplo, precisasse repor o ativo. 
  • Valor residual: estima quanto o bem valeria em caso de ser vendido depois de depreciado ou desvalorizado com o passar do tempo.
  • Valor econômico: esse é o valor que demonstra quanto o bem pode gerar para o proprietário se mantido na empresa, ou seja, o quanto representa além do seu valor de mercado.

Como o laudo é feito na prática?

O laudo tem três etapas principais que são, em geral, seguidas por todos os profissionais durante a realização:

  1. Custo de reprodução/substituição: parâmetro para considerar quais serão as ações da empresa considerando a vida útil do bem.
  2. Designação do valor justo: é o momento de pontuar o valor de mercado do bem, estimando preços atualizados. 
  3. Definição do valor residual: estima o quanto a empresa irá valer no mercado quando a vida útil dos seus bens chegar ao fim, levando também em conta as taxas de depreciação. 

No começo desse blog post, falamos sobre como o controle de bens é a base para o sucesso das empresas. Então, agora que você já entende sobre o laudo de avaliação, siga na leitura e acesse o e-book exclusivo que preparamos!

Guia para a gestão patrimonial de sucesso

A Sispro é referência nacional em soluções patrimoniais que asseguram o controle completo de bens. Por isso, a partir da experiência de mais de 5 décadas de mercado, preparamos um material completo e gratuito para auxiliar o leitor. 

Nesse e-book você encontra as principais dicas para gerenciar o seu patrimônio com eficiência e garantir a solidez da sua empresa. Confira na íntegra o conteúdo que guia você no passo a passo da gestão de sucesso!