Gestão de Pessoas e tecnologia: as vantagens dessa união | SISPRO
23803
post-template-default,single,single-post,postid-23803,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Gestão de Pessoas e tecnologia: saiba as vantagens dessa união

Gestão de Pessoas e tecnologia

A associação entre Gestão de Pessoas e tecnologia pode ser considerada hoje um dos fatores primordiais para o bom andamento das empresas. Por mais que a revolução tecnológica já tenha acontecido há algum tempo, algumas empresas ainda têm dificuldades em aderir a tecnologia nos seus setores internos, com a área de RH. 

Existem diversos benefícios de investir em tecnologia no dia a dia de uma empresa, um muito abrangente é que a parte mais burocrática passa a ser automatizada, otimizando assim o tempo de trabalho das equipes. Afinal de contas, a sua organização não pode ficar presa para sempre ao passado, não é mesmo? 

Grande parte das empresas tem se dado conta a tempo de aderir a prática tecnológica e essa realidade está mudando, processos antigos têm sido repensados e a área de Gestão de Pessoas se tornou uma das mais afetadas por essa mudança. É a mudança de um RH analógico para um RH digital. Confira o texto completo abaixo!

Tecnologia das informações 

Na área de RH, ou como hoje é chamada, a área de Gestão de Pessoas, o volume de informações, dados e documentos é muito grande. Até porque tudo precisa ser controlado, todo o ciclo de vida do colaborador precisa ser de ciência da empresa, por isso ter o controle de todas essas informações é muito importante. E a tecnologia é uma grande aliada nesse quesito também.

Se as informações não estiverem devidamente organizadas, os processos de responsabilidade da área podem ficar ainda mais demorados e, muitas vezes, os resultados serão ineficazes e com erros.

O uso da tecnologia possibilita ainda: facilitar a comunicação, tanto entre membros da equipe, quanto pessoas externas; melhorar o processo de recrutamento de novos colaboradores; engajar os colaboradores e ter uma visão mais estratégica de todo o trabalho que está sendo ou será desenvolvido

Um compilado de todas essas informações em uma única plataforma contribui para todos esses elementos falados anteriormente e ainda de quebra diminui o risco de erros que podem ocorrer durante a rotina de trabalho diário, ajudando também a otimizar as tomadas de decisões, elas se tornam mais rápidas e precisas, além de eficientes. Por isso ter um RH digital faz todo sentido.

Automatização de rotinas do RH e trabalho remoto

Com a utilização de uma solução tecnológica focada na área de Recursos Humanas, as organizações passam a otimizar algumas das suas rotinas diárias de trabalho, como:

– Gestão de Folha de Pagamento;

– Ponto Mobile; 

– Gestão do Banco de Horas;

– Recrutamento e Seleção;

– Controle de refeições. 

Esse processo de automação transformou e continua transformando ainda as rotinas de trabalho, deixando as demandas mais otimizadas. Com tarefas como o controle de ponto e gestão da folha de pagamento dos colaboradores, o uso da tecnologia é muito mais eficiente, pois são algumas das tarefas mais repetitivas da rotina de uma empresa.

São para essas atividades que demandam boa parte do tempo de trabalho da equipe que a solução empresarial tecnológica foi criada e, as empresas que continuam com uma rotina analógica vão ficar para trás da concorrência.

Sem uma solução tecnológica durante a pandemia, todos os processos ditos acima estariam praticamente paralisados, sem que os coordenadores de área pudessem fazer uma gestão remota de toda sua equipe. Foi aí que a união entre tecnologia e home office aconteceu e, de um ano para cá, se tornou bem presente na vida de boa parte dos brasileiros. E poder gerir as ações da empresa a distância facilita demais a vida do colaborador que está em home office, além de afetar a sua produtividade positivamente

Como começar a trilhar o caminho de RH digital?

Primeiramente, é importante que você saiba quais são as demandas que a sua empresa tem nesse setor, os problemas, as dificuldades, você precisa estar com isso bem definido antes de procurar uma solução. A pesquisa vai ajudar e muito para você conseguir definir esse primeiro ponto, ler artigos é muito bom para isso. 

Em segundo lugar, alinhe esses pontos com a equipe de Gestão de Pessoas para saber se existe mais alguma coisa a ser modificada, pois são essas pessoas que estão ali todos os dias. Depois, mas não menos importante, é a hora de procurar um software que esteja alinhado com a realidade e as necessidades do setor de RH da sua empresa. E nesse quesito, a SISPRO pode te ajudar, temos uma das melhores soluções de Gestão de Pessoas do mercado!

A solução SISPRO Gestão de Pessoas otimiza os processos de gestão de pessoas com recursos versáteis e flexíveis. Suportando de forma integrada e com grande facilidade de uso, todos os processos fundamentais da sua área de Recursos Humanos, além de ser uma solução completamente personalizada. 

Saiba mais sobre a solução SISPRO Gestão de Pessoas clicando aqui, nossa equipe de atendimento estará a postos para lhe auxiliar nessa jornada!