Sim, o emissor de nota fiscal eletrônica gratuito da Sefaz deve deixar de existir ao final de 2016. Com a gradual adesão das empresas aos sistemas de documentos eletrônicos, a Sefaz verificou que a maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito e optou por soluções próprias ou online.
A Secretaria da Fazenda recomendou que seus usuários comecem a procurar outras soluções desde já. Isso porque mesmo quem já tem o sistema instalado em seu computador terá o uso prejudicado, caso haja alguma alteração nas regras de validação da NF-e e CT-e a partir de 1º de janeiro de 2017.
Portanto, a melhor alternativa é buscar outro emissor o quanto antes. Tomar essa iniciativa agora vai facilitar a sua rotina e garantir que você não deixe de cumprir a legislação vigente, algo que pode comprometer até mesmo o orçamento da sua empresa.
Mas calma, a solução é mais simples do que se pensava.
Emissor NF-e alternativo
Existem diversas alternativas para uma micro, pequena e média empresa emitir suas notas fiscais eletrônicas. Seu contador é sempre uma referência para assuntos assim, por isso vale a pena consultá-lo a respeito dessa decisão.
Os passos para emitir NF-e são semelhantes, independentemente da alternativa usada:
1. Certificado digital:
O primeiro passo para emitir nota eletrônica é possuir um certificado digital, que assegura validade jurídica ao documento por permitir confirmação de sua autenticidade. Há diversos órgãos autorizados como autoridades certificadoras pela ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
2. Credenciamento na Sefaz:
Mesmo usando um sistema próprio ou contratado, é preciso se credenciar junto à Secretaria da Fazenda para emitir NF-e. Cada estado tem um procedimento específico, mas normalmente trata-se de um cadastro simples.
3. Escolha o emissor de NF-e:
Você pode adotar diferentes opções. Existem softwares que podem ser baixados em seu computador para emitir notas. Outra opção é usar serviços que rodam na nuvem e podem ser acessos online a qualquer hora em um dispositivo conectado à internet. O volume é um dos fatores a se considerar: empresas que tiram um volume grande de notas têm mais motivos para adotar um emissor integrado a um sistema de faturamento ou sistema de gestão, por exemplo.
4. Gere as notas conforme sua necessidade:
Com certificado digital adequado, credenciamento realizado junto à Secretaria da Fazenda e emissor de NF-e escolhido, sua empresa está pronta para faturar. Vale a pena realizar testes para homologar as notas, mas é um processo simples para seu negócio funcionar normalmente.
Por que optar pelo emissor de NF-e Sisfaz da SISPRO?
O novo emissor de NF-e e NFC-e Sisfaz, da SISPRO, tem o objetivo de facilitar essa transição.
É uma solução totalmente online, simples e rápida, desenvolvida para facilitar a gestão de sua empresa. Bastante intuitivo, de fácil utilização e com um preço muito competitivo, aliado a um exemplar apoio técnico, o Sisfaz é uma ferramenta de trabalho essencial para quem precisa de tempo para focar em seu negócio.
Conte com a expertise de quem já é consolidado no mercado de gestão empresarial. A SISPRO é uma empresa moderna e inovadora que possui ampla e sólida experiência no desenvolvimento de software de ERP para os segmentos de Varejo, Indústria e Prestação de Serviços.
Seja para tirar poucas notas, seja para grandes volumes, a solução oferece ganhos de produtividade ao evitar a redigitação de cada nota, trazendo informações de cadastro de clientes, de produtos ou fornecedores. O envio para o cliente é feito via e-mail por dentro do sistema, com monitoramento do recebimento, entre outros recursos.
Quer um modo mais fácil de emitir notas fiscais na sua empresa? Ainda não sabe qual emissor NF-e adotar? Experimente o Sisfaz da SISPRO.
Outros benefícios:
- Fácil e seguro de usar
- Pagamento integrado com Paypal®
- Compatível com Certificado A1
- Suporte Eficaz (rápido e qualificado)
- Emite NF-e e NFC-e
- Danfe para conferência antes da emissão da NF-e e/ou NFC-e
- Plataforma em Cloud (on-line) sem necessidade de instalação
- Acesso de qualquer local através de Tablets e Smartphones
- Não precisa de instalação no computador, celular ou tablet
- Backup automático e diário
- Backup das notas emitidas por até 5 anos
- Só o SISFAZ permite cadastrar múltiplos CNPJs no mesmo pacote
- Monitor de Notas Fiscais, controle o envio e autorização da NF-e ao Sefaz
- Envia de modo automático o e-mail da nota fiscal ao cliente, transportador e contador
- Upload de arquivos TXT e XML
- Seleção por intervalo de tempo para recuperar rapidamente arquivos PDF ou XML de NFe e NFCe
- Retenção automática de informações de clientes, fornecedores, transportadoras e de produtos para uso futuro
- Relatórios cadastrais
- Dashboard / painel de indicadores
- Material didático e Vídeo explicativo de como usar o SISFAZ para emissão das notas fiscais
[button size=’medium’ style=” text=’SISFAZ: Experimente grátis e sem compromisso!’ icon=” icon_color=” link=’https://sispro.com.br/sisfaz/’ target=’_self’ color=” hover_color=” border_color=” hover_border_color=” background_color=” hover_background_color=” font_style=” font_weight=” text_align=” margin=”]






