Ir para o conteúdo
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Downloads
    • Portal
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Downloads
    • Portal
  • Produtos
    • Sispro ERP CLOUD
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão Patrimonial
    • Gestão de Contratos
    • Gestão Contábil
    • Gestão Fiscal
  • Conteúdo
    • Blog
    • Conteúdos exclusivos
  • Quem somos
  • Clientes
  • LGPD
    • O que é LGPD?
    • Produtos Sispro LGPD
      • Gestão Fiscal | LGPD
      • Gestão de pessoas | LGPD
    • Portal da Privacidade
  • Produtos
    • Sispro ERP CLOUD
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão Patrimonial
    • Gestão de Contratos
    • Gestão Contábil
    • Gestão Fiscal
  • Conteúdo
    • Blog
    • Conteúdos exclusivos
  • Quem somos
  • Clientes
  • LGPD
    • O que é LGPD?
    • Produtos Sispro LGPD
      • Gestão Fiscal | LGPD
      • Gestão de pessoas | LGPD
    • Portal da Privacidade
Solicite contato comercial
  • Artigos, Blog, Gestão de Contratos

5 erros na gestão de contratos que estão te custando mais do que deveria

  • 24/03/2025
  • 13:42
  • por Contato

Um estudo denominado OTRS Spotlight: IT Service Management de 2023, apontou que dentre as empresas brasileiras que automatizam processos operacionais, apenas 41% utilizam a automação em tarefas administrativas como a gestão de contratos. 

Tal dado simboliza uma lacuna de mercado no que diz respeito à administração contratual, uma vez que a gestão de contratos é um setor estratégico para as empresas e a eficiência nessa área se traduz na prevenção de atrasos, multas e riscos legais.

Pensando nisso, hoje vamos tratar dos principais erros que atrapalham o êxito na administração de contratos e como você pode evitar essas armadilhas, a fim de garantir mais segurança para os documentos e proteger a credibilidade do seu negócio. 

Quer entender quais são os deslizes mais comuns quando o assunto é a gestão de contratos e como a sua empresa faz para evitá-los? Siga a leitura e confira!

Os 5 principais erros que prejudicam a gestão de contratos

A dificuldade em gerenciar documentos se repete em muitas rotinas empresariais, assim, após atendermos a centenas de empresas com o SISPRO Gestão de Contratos, mapeamos os erros mais comuns que prejudicam administrações por todo o Brasil: 

1. Falta de controle e rastreabilidade 

Sem uma visão centralizada dos seus contratos ativos, prazos e obrigações é quase impossível monitorar o ciclo de vida desses documentos, assim como proteger informações contratuais sigilosas e garantir o cumprimento do que foi acordado. 

Se essa é uma dificuldade na sua gestão, imagine o desafio de explicar a um novo colaborador o status de cada contrato em andamento.

A explicação para isso está na falta de controle dos contratos, que abre espaço para as falhas na execução do que foi combinado e para descumprimentos das obrigações, o que prejudica a produtividade e a reputação da sua empresa.

2. Descumprimento de prazos contratuais

Perder datas importantes, como vencimentos e renovações, é recorrente na administração contratual ineficiente. O grande problema é que esta postura tem impacto negativo no seu orçamento e na confiança que parceiros comerciais têm na sua empresa.

Assim, falhar na data de execução do acordado pode resultar em descrédito à sua imagem no mercado e em multas que lesam o seu caixa. Paralelo a isso, sem atenção aos  prazos, a empresa corre o risco de uma renovação contratual automática e desvantajosa.

3. Falhas na formalização dos contratos

Quando os contratos são assinados de forma incompleta, sem que sejam estipuladas cláusulas essenciais de quebra ou rescisão, a segurança jurídica da sua empresa é comprometida. 

Esse cenário é comum nas organizações que fazem a troca de documentos físicos ou digitais sem certificação, já que essas vias de firmar acordos aumentam o risco de fraudes e tornam a formalização mais frágil diante de contestações legais.

4. Não conhecer dados críticos

Se os documentos ficam dispersos em pastas digitais feitas manualmente ou em plataformas de automação básica, a busca por palavras-chave não é possível, já que os sistemas menos refinados dificilmente escaneiam o conteúdo do documento. 

Diante dessa situação, sem o acesso rápido às informações é elevado o risco de extravio de documentos e, além disso, a equipe fica com poucas possibilidades de consultar históricos para a geração de relatórios sobre a eficiência de determinado acordo.

O resultado desse déficit no controle dos dados dos contratos, como popularizado no estudo da Deloitte, é o impacto de, em média, 8,6% da receita total da sua empresa.

5. Falta de compliance e auditoria regular

Sem a revisão periódica dos contratos, como assegurar que há conformidade legal nos acordos? Especialmente, em um contexto onde novas normativas são divulgadas todos os anos?

É normal que com o tempo, algumas cláusulas se tornem incompatíveis com a legislação vigente e até mesmo com os objetivos da sua empresa. 

Sendo assim, sem auditorias regulares, o risco de conflito com a jurisprudência aumenta, o que coloca o seu negócio em situação de vulnerabilidade jurídica e, consequentemente, financeira.

5 meios para evitar esses erros na sua gestão de contratos

Felizmente, com o uso de tecnologia e boas práticas, é possível minimizar as falhas citadas e tornar a sua administração contratual muito mais eficiente e segura. Para isso, os melhores meios são:

1. Adote um sistema gestão com rastreabilidade

Plataformas especializadas permitem o acompanhamento completo do ciclo de vida dos contratos, desde a elaboração até a assinatura e a renovação. Assim, você garante  visibilidade e controle completos sobre as suas obrigações contratuais.

2. Automatize alertas de prazos

Na gestão de contratos automatizada, você pode configurar alertas para saber com antecedência vencimentos, reajustes e datas críticas, mitigando as chances de quebra de contrato por má execução do acordado. 

3. Utilize assinatura digital

A adoção de assinaturas digitais certificadas pela ICP-Brasil, como o Carimbo do Tempo e o AR Digital, garante validade legal aos contratos digitais e acelera a formalização de acordos, já que elimina a necessidade de impressões e deslocamentos.

4. Centralize e digitalize os contratos

Manter todos os contratos em um único ambiente é a melhor via para ter controle sobre os dados críticos. Assim, em soluções criptografadas, a digitalização do contrato facilita o acesso, a busca e a garantia da segurança das informações. 

5. Realize auditorias periódicas 

Defina um cronograma de auditorias para revisar cláusulas e identificar eventuais riscos, a fim de garantir a conformidade legal dos contratos. Lembre-se que tal prática reforça a segurança jurídica dos documentos e a proteção das finanças da sua empresa.

Gestão de Contratos: leve a sua empresa ao próximo nível!

Evitar erros no controle contratual é a chave para proteger a reputação da sua empresa e garantir segurança jurídica para os seus documentos. 

Com o apoio da tecnologia certa e a adoção de boas práticas, você pode transformar a administração de contratos em um diferencial estratégico, reduzindo riscos comerciais e potencializando os seus resultados.

Quer saber como levar essa transformação para o seu negócio? Baixe agora o e-book “Segurança na gestão de contratos digital: guia completo“ e descubra como modernizar a sua gestão de forma simples e eficiente!

Contato
Contato

Veja mais

Automação contratual

Gestão de contratos: 5 passos para reduzir riscos e evitar retrabalhos

3 de dezembro de 2025

A gestão de contratos faz parte da rotina de todas as áreas de uma empresa, como jurídica, RH, comercial e compras. Nessa ótica, apesar das atividades diferentes, todos

Leia mais
compliance

Checklist de eficiência em compliance: finalize o ano com a gestão em dia

25 de novembro de 2025

Com a aproximação do fim do exercício contábil de 2025, a preocupação de assegurar o checklist de compliance eficiente aumenta entre os gestores. Isso porque esse é o

Leia mais
ERP

Transformação digital e ERP: o papel da tecnologia na competitividade das empresas brasileiras

17 de novembro de 2025

Com o crescente aumento da oferta por produtos e serviços, o quanto uma empresa será competitiva deixa de depender exclusivamente da expertise na área de atuação e passa

Leia mais
Gestão de contratos

Como a gestão de contratos impacta diretamente na performance empresarial

12 de novembro de 2025

Em todas as empresas, os contratos são a base das relações comerciais, já que é por meio deles que as parcerias se consolidam e que os compromissos são

Leia mais

Compliance na prática: como garantir segurança e transparência na sua gestão empresarial

10 de novembro de 2025

Compliance é um termo do inglês que significa “conformidade”, e no contexto empresarial, o uso dessa palavra se popularizou para indicar práticas de governança corporativa que garantem o

Leia mais

O que é um ERP Cloud e por que ele é essencial para a eficiência da sua empresa

4 de novembro de 2025

Atualmente, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil é o 10º país no mundo que mais investe na digitalização empresarial. Tal dado demonstra

Leia mais

Acompanhe as tendências de mercado

Preencha o formulário abaixo e receba as atualizações do momento

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Produtos

  • SISPRO ERP CLOUD
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Patrimonial
  • Gestão de Contratos
  • Gestão Contábil
  • Gestão Fiscal
  • SISPRO ERP CLOUD
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Patrimonial
  • Gestão de Contratos
  • Gestão Contábil
  • Gestão Fiscal

Conteúdo

  • Blog
  • Conteúdo exclusivo
  • Blog
  • Conteúdo exclusivo

Institucional

  • Quem somos
  • Clientes
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Portal
    • Downloads
  • Quem somos
  • Clientes
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Portal
    • Downloads

LGPD

  • O que é LGPD?
  • Gestão de pessoas – LGPD
  • Gestão Fiscal – LGPD
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Portal da privacidade
  • O que é LGPD?
  • Gestão de pessoas – LGPD
  • Gestão Fiscal – LGPD
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Portal da privacidade

Fale com a Sispro

  • Vendas pelo telefone

0800 541 3300

  • Vendas pelo WhatsApp

51 98455 3300

SISPRO S/A - Serviços e Tecnologia da Informação © 2022. Todos os direitos reservados.