Quando pensamos no bom andamento das demandas legais dentro de uma empresa, devemos considerar que uma gestão eficiente dos contratos faz parte essencial do cumprimento adequado do que é previsto na legislação.
Nessa ótica, a controladoria jurídica é fundamental no tocante à administração do que é requerido juridicamente em cada documento contratual, uma vez que proporciona uma abordagem estruturada e eficaz para lidar com as complexidades legais.
Pensando nisso, neste blog post vamos explorar os detalhes da controladoria jurídica nas empresas e de que modo essa ação torna o seu setor de contratos mais eficiente. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é controladoria jurídica?
A controladoria jurídica é uma área especializada no gerenciamento dos processos legais dentro de uma organização.
Nesse cenário, tudo que diz respeito à revisão das demandas judiciais e administrativas da empresa, é analisado e despachado pela Controladoria.
Além disso, esta medida atua como um meio de conexão entre o departamento jurídico e as demais áreas da empresa, proporcionando a otimização da gestão contratual.
Sob essa ótica, o contato entre os setores do negócio serve para garantir conformidade com as normas legais para todos os contratos tramitados na organização.
Controladoria jurídica: o que faz e qual seu papel no setor de contratos?
A controladoria é responsável por organizar, analisar e monitorar todos os contratos da empresa, assegurando que estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
Além disso, também é graças a um controle bem estruturado que é garantida uma boa gerência de prazos, livrando a empresa de multas ocasionadas pelo não cumprimento de alguma cláusula contratual.
Somado a tais pontos, via controladoria jurídica a empresa tem a segurança de que a integridade dos documentos será preservada, de modo a facilitar a comunicação eficiente entre as partes envolvidas no andamento das demandas contratuais.
Logo, o departamento ocupado com as necessidades jurídicas é essencial em empresas que buscam por um fluxo de trabalho eficiente para a gestão de contratos, de forma a eliminar problemas como perda de prazos e penalidades legais por inconformidades.
Por que contar com a controladoria jurídica na minha empresa?
Há 4 aspectos principais no funcionamento das organizações que são transformados quando o negócio passa a contar com uma administração adequada das demandas jurídicas. Confira abaixo quais são eles:
1. Decisões estratégicas:
A controladoria jurídica fornece dados e análises muito relevantes para embasar o planejamento da organização, visto que possibilita que os objetivos gerais da empresa sejam alinhados com o que é previsto pelo departamento jurídico.
Isso proporciona segurança para o futuro do negócio, livrando a empresa de problemas legais que, sem a controladoria, não seriam antevistos.
2. Gestão de riscos:
Graças à análise recorrente dos documentos, é possível identificar ameaças e mitigar potenciais riscos legais, de modo que a empresa fica resguardada contra litígios e possíveis perdas financeiras.
3. Aumento da produtividade:
Com uma controladoria eficiente, a equipe jurídica passa a ter mais tempo para focar na elaboração de peças, contratos e teses mais qualificadas. Isso permite que o negócio estabeleça negociações mais atrativas com os seus parceiros comerciais.
Nesse cenário, a tecnologia emerge como uma aliada importante do setor contratual, uma vez que a implementação do software para gestão de contratos assegura um bom controle de demandas e livra os colaboradores de tarefas burocráticas.
4. Melhoria na satisfação dos clientes:
Se a gestão dos documentos é bem estruturada, o processo de fechamento de contratos é agilizado, uma vez que a empresa delimita um procedimento padrão para isso.
Desse modo, é proporcionada uma experiência mais rápida e eficiente para os clientes, uma vez que será agilizado o tempo gasto nas fases de negociação do contrato. Assim, as duas partes ficam satisfeitas e as chances de fidelizar a relação comercial são significativamente maiores.
Gestão de contratos facilitada: como implantar na sua empresa?
Agora que você já conhece os principais tópicos sobre a controladoria jurídica, entendemos que é fundamental reforçar o impacto que essa ação tem para o controle contratual.
Se você tem se perguntado como solucionar os principais problemas da sua gestão de contratos, tem dúvidas sobre o grau de maturidade do seu negócio e quer saber como tornar a sua rotina mais assertiva, temos um material exclusivo para a sua empresa!
No SISPRO Gestão de Contratos, mais de 50mil contratos são gerenciados anualmente. Diante da expertise de desenvolvimento da plataforma, os nossos colaboradores desenvolveram um e-Book completo para aprimorar a sua gestão de contratos.
Baixe nosso material e saiba como tornar a sua administração contratual mais fácil e moderna!