Como atender ao SPED

Nos últimos tempos, os profissionais da comunidade contábil e fiscal têm passado por um processo de grandes inovações em suas áreas de atuação, impulsionado pelo bem sucedido SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

A obrigatoriedade de apresentação do SPED Contábil (ECD) e SPED Fiscal (EFD), já em vigor em grande parte das empresas no Brasil, é um dos fatores que demonstra a necessidade dos profissionais destas áreas em buscar novos conhecimentos para se manterem atualizados.
 
Para se obter este conhecimento e se inteirar sobre as normas, prazos, multas no caso de não cumprimento das obrigatoriedades entre outros pontos relevantes, estes profissionais contam com diversos recursos disponíveis hoje no mercado, tanto em cursos presenciais quanto na Internet.
No caso da Internet, existem milhares de blogs, fóruns e comunidades que tratam exclusivamente sobre SPED, além de informações disponíveis no próprio site da Receita Federal, nos sites do SEFAZ e em portais de empresas especialistas, como a Sispro Serviços e Tecnologia, por exemplo.

Para os profissionais das áreas Fiscais e Contábeis que atuam em empresas com obrigatoriedade no atendimento destas normas, mais do que conhecer o assunto, o desafio é ainda maior.
O primeiro desafio é decidir se atenderá ao SPED com uma ferramenta desenvolvida internamente, que demanda recursos da área de TI e elevados investimentos internos, ou contratar um sistema pronto do mercado.

A maioria escolhe a segunda opção, pela praticidade, rapidez e menor investimento. Entretanto surge desta opção um segundo desafio que é a definição do fornecedor, uma vez que, a enorme gama de empresas que oferecem sistemas de SPED dificulta a decisão.

Neste processo decisório, dúvidas comuns acabam surgindo, tais como: contratar uma consultoria grande e renomada, mas que não tem como atender todo o mercado, deixando a desejar na qualidade de atendimento, ou contratar uma empresa menor com atendimento personalizado, porém, não tão conhecida?

A Sispro, empresa especializada em SPED, alerta que para se fazer uma boa escolha de um fornecedor de software, os profissionais das áreas Fiscal e Contabilidade devem, primeiramente, observar os clientes destas empresas e buscar referências junto aos seus clientes para ter certeza da qualidade de atendimento e eficiência do sistema oferecido. Nem sempre as soluções mais conhecidas e caras são as melhores opções.

Outro fator importante é verificar a capacidade de cumprimento dos prazos de entrega por parte destes fornecedores, verificando atentamente as cláusulas apresentadas nas suas propostas comerciais.

Além disso, é preciso saber se o pacote de soluções oferecido garante a inclusão do atendimento às novas normas que surgem a cada dia, por exemplo, o CIAP-Bloco G, PIS-Cofins, EFD-Folha, entre outros.

Seguramente, o melhor fornecedor é aquele que trabalha em parceria com a sua empresa, atendendo não só as normas atuais quanto garantindo a evolução funcional de sua ferramenta e, acima de tudo, o que proporciona tranquilidade no cumprimento da legislação.

Por Priscila Soares Falchi  Coordenadora da área de Marketing da Sispro Software Empresarial – 29/09/2010

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