Transformação digital: entenda o papel dos sistemas nessa mudança! | SISPRO
11025
post-template-default,single,single-post,postid-11025,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Transformação digital: entenda o papel dos sistemas nessa mudança!

A transformação digital dos negócios é uma tendência empresarial que tem se firmado nos últimos anos, impulsionando a conversão dos processos corporativos para o ambiente virtual. Vários aspectos foram impactados por essa revolução, como as interações com os clientes e colegas, as análises preditivas, os controles gerenciais e a obtenção de informações apuradas, graças ao processamento maior de dados.

Todos esses pontos podem trazer grandes vantagens para a organização, acelerando e otimizando suas rotinas internas, potencializando o fluxo de trabalho e impactando o atendimento ao público. Porém, para que isso seja possível, é importante contar com sistemas de gestão capazes de integrar múltiplas soluções digitais para objetivos específicos na empresa, potencializando os ganhos e facilitando sua gestão.

No post de hoje, vamos refletir um pouco sobre o tema, buscando entender qual o papel dos sistemas de gestão neste contexto. Acompanhe!

O que é transformação digital?

A transformação digital consiste no fenômeno de virtualização das operações e processos das organizações, ganhando eficiência, conectividade e maior valor, graças aos recursos do meio digital.

Quando rotinas repetitivas passam a ser automatizadas por softwares, aplicativos ajudam a monitorar melhor as equipes e pequenas soluções entregam indicadores de forma simples e rápida em nossos equipamentos tecnológicos, estamos vivenciando a chamada transformação digital.

Esse movimento, nos dias de hoje, é amplamente impulsionado pela rápida disseminação dos dispositivos móveis (tablets, smartphones) e pela expansão da web.

Qual é o papel dos sistemas de gestão na transformação digital?

Um dos principais papéis dos sistemas de gestão na transformação digital é a integração das diferentes tecnologias que participam desse fenômeno.

Por exemplo, sistemas ou módulos CRM (Customer Relationship Management) são usados para centralizar o relacionamento com o público, de modo que seja possível salvar interações, controlar redes e mídias sociais, automatizar atendimentos, processar informações cadastrais etc. Isso é essencial para o trabalho da equipe de vendas e de marketing.

Um CRM pode ser integrado a um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que ajuda a gerir todos os demais módulos da empresa. Dessa forma, um bom sistema de gestão não só une tecnologias, utilizando suas informações e facilitando a troca de dados, como permite gerenciá-las corretamente.

E isso vale tanto para dispositivos móveis quanto para grandes equipamentos, especialmente agora, com o advento da chamada IoT (Internet of Things) — ou Internet das Coisas. Ela preconiza a interconectividade via web de distintos dispositivos tecnológicos (carros, geladeiras, smartphones etc.), o que poderá se tornar constante nas organizações, as quais necessitarão de soluções que possibilitem a gestão deles de forma simples, clara e otimizada.

Como eles conduzem as empresas para uma transformação digital saudável?

A migração dos ERPs para a nuvem (Cloud Computing) já indica um avanço em relação à transformação digital, pois permite maior interconectividade, acessibilidade e redução de infraestrutura física.

Além disso, muitos sistemas acompanham as mudanças de hábitos e comportamentos dos consumidores, cada vez mais presentes no ambiente virtual. Para isso, permitem a interação em distintos canais (CRM), o controle de informações provenientes de diferentes fontes e a obtenção de dados cada vez mais precisos (Business Intelligence) dessas interações para a tomada de decisões.

A tendência é que, em poucos anos, as empresas líderes e mais efetivas já estejam quase que completamente digitalizadas, ou seja, com seus processos e atividades sendo suportados pelo meio virtual. Para isso, será vital adotar um sistema de gestão que não só facilite a organização das novas tecnologias, mas que entregue uma melhor possibilidade de gestão.

Agora que você já sabe da importância dos sistemas de gestão para a transformação digital, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus contatos também fiquem sabendo?