Balanço contábil: como o ERP auxilia a consolidar o contábil da empresa
21696
post-template-default,single,single-post,postid-21696,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

É possível consolidar o balanço contábil de forma efetiva? O ERP viabiliza isso, entenda!

como o erp ajuda no balanço contábil da empresa

Hoje falaremos sobre a possibilidade de o ERP viabilizar a consolidação do balanço contábil da sua empresa. E saiba de antemão, muito mais do que possível é recomendado que o software permeie seus processos!

Se você nos acompanha, certamente sabe como costumamos bater na tecla da complexidade fiscal e tributária brasileira, mas acreditamos ser fundamental agir dessa maneira, a fim de maior conscientização dos empreendedores.

Se está cansado de enfrentar a difícil hora de realizar o balanço contábil da sua empresa, recomendamos esta leitura. Entenda como a tecnologia pode ao menos aliviar as constantes flutuações das obrigações. Vamos lá!

Entenda o conceito de balanço contábil

Primeiramente vamos aos números. Segundo relatório apresentado pelo Banco Mundial em 2017, as empresas brasileiras estavam gastando cerca de 2.000 horas anuais no cumprimento das obrigações do Fisco.

Infelizmente, isso nos coloca em um Ranking pouco desejado, o de empresas que mais gastam tempo no compliance tributário.

Somado a isso está outro fato preocupante. As empresas chegaram a investir aproximadamente 1,5% do seu faturamento anual em estruturas tecnológicas, bem como em profissionais de RH apenas para cumprir a burocracia existente.

Portanto, o balanço contábil é um demonstrativo tão importante para o Fisco quanto é para a imagem da empresa no mercado. Inclusive, esse demonstrativo está previsto e é exigido de certos grupos de empresa, e pode refletir sua saúde ou margem de risco ao receber novos investimentos.

Sendo assim, tal contabilização pode ser utilizada pela empresa para fortalecer seu posicionamento como empresa sólida e em pleno crescimento. Contudo, existe certa complexidade em sua criação, uma vez que exige o levantamento de distintos dados e documentos, tais como:

1 – DRE (Demonstração de Resultado por Exercício);

2 – DRA (Demonstração do Resultado Abrangente);

3 – DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa);

4 – DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido).

Como o ERP viabiliza a consolidação ideal do balanço contábil

Antes de mais nada, caso sua organização opte por não implementar um software de gestão, a tecnologia ainda deverá vir de algum lugar, não é mesmo? Afinal, sem o auxílio tecnológico é inviável atender as obrigações fiscais em tempo hábil.

Te perguntamos: será que é vantajoso implementar distintos softwares para cada setor? A automação será adequada? E a integração dos setores, acontecerá? Portanto, considerando que a consolidação contábil depende da confiabilidade das informações, o ERP é a ferramenta indicada.

Sabemos também que cada região, município e estado possui regras e exigências distintas. Nesse sentido, o ERP se adequa com agilidade às mudanças necessárias, viabilizando o tempo hábil no cumprimento.

Um outro fator que implica no uso do software é quanto ao volume de dados coletado. Estamos falando de meses e anos de informações sobre as atividades da empresa, já imaginou o trabalho massivo levantar tais dados manualmente? Em termos práticos, o ERP traz aos processos:

1 – Maior capacidade de absorver, integrar e analisar os principais dados de todos os setores da empresa;

2 – Efetivar o cálculo das obrigações sempre com base nas leis e suas variações atualizadas;

3 – Estimula maior precisão ao planejamento central do negócio, além de otimizar a tomada de decisão;

4 – Diminuir drasticamente o tempo e custos empregados na ação de consolidação do balanço contábil.

A SISPRO possui o ERP certo para você

O SISPRO ERP Cloud é um dos softwares mais completos do mercado, ele é prático e moderno para o seu negócio. Além disso, ele atende a diversos segmentos do mercado com soluções específicas.

Dessa forma, ele abrange desde a gestão de contratos até o departamento de vendas. Trazendo o departamento de Recursos Humanos mais próximo da ação e munindo os gestores com os principais indicadores de desempenho.

Claro, sem contar a eficiência da ferramenta de Gestão Contábil comprovada por tantos clientes e parceiros. É simplesmente um software capaz de oferecer o que há de mais moderno na automação de processos e integração das áreas da empresa.

Para saber mais sobre a nossa solução é só clicar aqui!Já se decidiu e quer falar com a nossa equipe? Então, é só clicar aqui, pois estamos no seu aguardo. Não esqueça de compartilhar as dicas para mais pessoas descobrirem o poder do ERP para o balanço contábil!