Gestão contábil: 3 dicas para ficar em dia com a Receita Federal
21480
post-template-default,single,single-post,postid-21480,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Gestão contábil: 3 dicas para manter a empresa em dia com a Receita Federal

como ter uma gestão contábil em compliance com a Receita Federal

Uma boa gestão contábil é essencial para o sucesso da empresa. É por meio dos dados obtidos nesse processo que o empresário pode realizar tomadas de decisões mais efetivas e corretas. Afinal, ele terá acesso desde às informações de questões trabalhistas, até o cálculo de tributos eficiente, graças ao trabalho do contador. 

Assim, uma boa gestão contábil se torna imprescindível para o empreendedor que quer prosperar. Além disso, é ela quem vai ajudar a garantir que a empresa esteja em dia com o fisco. Você já havia pensado nisso? Confira dicas e mantenha o seu negócio sem problemas com a Receita Federal. 

Treine a equipe responsável pela gestão contábil 

Para ter a certeza de que todos os documentos foram enviados e pagamentos realizados, é preciso que a equipe saiba o que deve ser feito. Como sempre há atualizações quanto às obrigações referentes à Receita Federal, é necessário garantir que a equipe saiba tudo o que está acontecendo.

Para isso, nada melhor do que investir em treinamento para o grupo que atua com gestão contábil. Afinal, todos sabem que, no geral, essas pessoas têm muitas tarefas a serem cumpridas. Dessa forma, raramente se preocupam com a atualização, mesmo porque não possuem tempo para isso. 

Assim, cabe à empresa garantir que tudo o que houver de novidade no setor, seja conhecido pelos colaboradores. Só assim as pessoas estarão prontas para atender às exigências do Fisco, bem como a cumprir prazos e se adequar às novas regras. 

Planejamento 

Além de ter profissionais capacitados, é importante que a equipe que atua com gestão contábil tenha um bom planejamento. Afinal, quando todos sabem das obrigações e prazos a serem cumpridos, podem trabalhar de forma mais organizada e evitar atrasos.

Dessa forma, é preciso que a equipe de gestão contábil antecipe a obrigações tanto do CNPJ, quanto do CNAEs da empresa. Ter uma planilha com prazos e informações de como proceder pode ajudar. Contudo, o mais adequado é investir em um software fiscal.

A Solução Fiscal SISPRO reúne, em uma base única, tudo o que é preciso para atender ao compliance fiscal e tributária. Dentre as funcionalidades, atua com a geração de planilhas personalizadas, tanto de documentos quanto de impostos, para ajudar no planejamento.  

Além disso, ajuda a deixar o documento emitido perfeito, de acordo com as normas do PVA da Receita Federal. Dessa forma, elimina o retrabalho consequente de erros. Assim, otimiza os processos e colabora para garantir que a gestão contábil seja realizada da melhor forma. 

Invista em tecnologia 

Pouco adianta você treinar a equipe e orientar sobre a importância de um planejamento, se não oferecer as melhores ferramentas de trabalho. Hoje em dia, é possível contar com softwares que ajudam a compilar os dados, organizar planilhas e evitar erros.

Sem contar que também deixam todos os dados da sua empresa seguros e conseguem centralizar todas as informações em um só local. Assim, sempre que um colaborador ou o gestor precisar de um dado específico, o terão em mãos com facilidade. A SISPRO tem a tecnologia que a sua empresa precisa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!