BI: saiba como gerar mais resultados com o Business Intelligence
21447
post-template-default,single,single-post,postid-21447,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Entenda como o BI pode ajudar sua empresa a gerar mais resultados

como gerar mais resultados com BI

Você já ouviu falar em BI? Trata-se da sigla de Business Intelligence, termo que pode ser traduzido como inteligência de negócios. Por meio das ferramentas de BI, o gestor consegue otimizar processos, reduzir custos e, consequentemente, gerar mais resultados. 

Para isso, o sistema de BI transforma os dados que você possui tabulados no computador da empresa, em informações valiosas. Isso é possível graças à grande coleta e compilação de informações que o sistema faz. 

Com tudo organizado e compilado em um só local, a equipe consegue ter uma visão total do que está acontecendo. Dessa forma, a tomada de decisões acaba sendo mais assertiva. Confira algumas vantagens que o BI pode levar para o seu negócio! 

1. Ferramentas de BI ajudam na tomada de decisões

Tomar uma decisão importante dentro de uma empresa baseada em uma experiência anterior ou apenas pelo fato de “achar” algo, pode ser um grande risco. Afinal, se o histórico da sua empresa não for avaliado e os dados estudados, as chances de cometer um erro novamente são grandes.

Como as ferramentas de BI conseguem compilar os dados e facilitar a visualização, elas auxiliam os gestores a classificarem uma melhor decisão. Com tudo o que precisa reunido em um só lugar, fica mais fácil ter uma avaliação real do que está acontecendo durante todo o processo de gerenciamento. 

2. Planejamento estratégico com BI

Sabendo exatamente o que está fazendo na hora de tomar as decisões, fica mais simples prever os próximos acontecimentos. Dessa forma, a organização de um planejamento estratégico pode ser baseada segundo premissas bem estruturadas.

3. Otimização de processos

Além de ficar mais fácil tomar decisões e planejar, a rotina de trabalho ficará mais rápida. Muitas vezes, um colaborador depende dos dados de outro setor para poder desempenhar o seu trabalho. Quando precisa ir até o local e solicitar, acaba atrasando o processo. 

Contudo, se os dados forem compilados em uma ferramenta, toda a equipe poderá ter acesso a todas as informações praticamente em tempo real. Isso agilizará os processos internos e irá melhorar o rendimento da equipe. 

4. Resultados

Com os processos otimizados e maior facilidade para a equipe desenvolver o seu trabalho,  a produtividade, naturalmente, aumenta. Isso impactará positivamente na entrega de resultados.

5. Redução de custos

Uma visão ampla de todos os processos faz com que seja possível realizar uma análise de dados minuciosa. Assim, o gestor pode identificar gargalos nos processos. A correção, muitas vezes, resulta em redução de custos. 

Além disso, com o planejamento eficiente e melhor entrega de resultados, a tendência é que os ganhos aumentem. Dessa forma, ao investir em ferramentas de BI a empresa tende a ter bons resultados financeiros. 

6. Previsão de demandas

Tendo um histórico do que acontece no ciclo da empresa, com um bom relatório de vendas, é possível fazer um bom planejamento de demandas de consumo. Assim, ficará mais fácil identificar épocas de sazonalidade e se preparar, com antecedência, para períodos nos quais a necessidade de produtos é maior ou menor. 

Além de investir em BI para gerar mais resultados, é preciso também ter um bom relacionamento com fornecedores. Descubra as etapas para ter uma gestão eficiente.