Compliance fiscal: como o ERP beneficia o compliance da sua empresa
21612
post-template-default,single,single-post,postid-21612,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Conheça todas as vantagens de um ERP para o Compliance Fiscal

como o erp beneficia o compliance fiscal da empresa

Como deixar sua empresa em dia com os tributos e livre de multas? É… Deixar tudo em ordem nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são muitos documentos e obrigações, não é? É por isso que é preciso investir em compliance fiscal.

O melhor de tudo é que, atualmente, a tecnologia pode ajudar nesse processo. Com um sistema de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP), o gestor consegue ter todos os dados que precisa em mãos. Dessa forma, é possível melhorar as tomadas de decisões, corrigir pequenos erros e acompanhar tudo, para saber se está de acordo com a legislação vigente. Tudo isso porque, com o ERP, é feito o gerenciamento de :

  • fluxo de caixa;
  • estoque;
  • faturamento;
  • tributos;
  • inventário de bens;
  • gestão patrimonial, entre outros.

Com todos esses dados compilados e disponíveis, fica mais fácil manter a organização em ordem. Saiba mais sobre compliance fiscal e descubra como o ERP pode ser útil nesta questão! 

O que é compliance fiscal?

A palavra é derivada do verbo “to comply”, que tem como significado “cumprir uma norma” ou estar “em conformidade”. Quando nos referimos a compliance fiscal devemos entender que é um processo que ajuda a empresa a garantir que está em dia com a Receita Federal do Brasil (RFB).

Vale lembrar que o Brasil sofre dezenas de alterações fiscais todos os anos. Cabe à empresa estar em dia com todas elas, para evitar multas e garantir que ela possa funcionar. Tudo isso só é possível se as instituições estiverem preparadas, com os dados necessários em mãos, para que todos os procedimentos exigidos possam ser entregues nos prazos estabelecidos.

Como fazer isso? A melhor forma de ter os dados necessários à fácil acesso, atualmente, é com a ajuda da tecnologia. É neste momento que o ERP torna-se útil para a compliance fiscal da empresa. 

Como o ERP colabora para o compliance fiscal?

Toda empresa tem um volume gigantesco de dados e, cada um deles, é gerado pelo departamento específico. Enquanto um departamento lida com contratos com empresas, o outro seleciona novos colaboradores e assim por diante.

O problema é que quando cada setor armazena os seus dados, sempre que alguém precisa deles deve solicitar e aguardar o retorno da pessoa responsável. Isso deixa o processo mais moroso e pode fazer com que os prazos da Receita Federal não sejam cumpridos.  

Já quando a empresa investe em um sistema de gestão eficiente, o ERP, ela tem uma ferramenta que consegue organizar as informações e reuni-las, de forma que todas estejam disponíveis, praticamente em tempo real. 

Além disso, o ERP também é capaz de automatizar e controlar os processos fiscais. Dessa forma, é possível realizar a validação das informações, bem como ter acesso aos cálculos corretos, com tempo de entregar tudo em dia para a Receita Federal. Isso é possível porque a pessoa responsável pelo trabalho passa a ter acesso a tudo que precisa, com apenas alguns cliques. Ela acessa o sistema, consulta os registros e realiza o procedimento necessário. 

Assim, podemos destacar dentre as vantagens do ERP para o compliance fiscal: 

  • processos integrados;
  • mais agilidade em consultar os dados;
  • documentos fiscais recebidos automaticamente;
  • o cruzamento de informações é automatizado;
  • evita erros e melhora o rendimento da equipe.

Na Sispro você encontra o que precisa para ter todas essas facilidades. Entre em contato conosco agora!

Tags: