Inovação: como fomentar uma cultura inovadora no seu negócio
22387
post-template-default,single,single-post,postid-22387,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como fomentar a inovação no seu negócio

como fomentar a inovação no seu negócio

Nos dias de hoje a inovação é considerada uma verdadeira moeda de troca para o sucesso. Contudo, a empresa que não está preparada poderá encontrar grandes desafios pelo caminho, tendo em vista que inovação significa sair da zona de conforto.

Se o gestor deseja inovar, é imprescindível implementar novos processos e grandes mudanças. Entretanto, nada disso se concretiza se não houver, primeiramente, a criação de uma nova cultura organizacional.

É exatamente sobre isso que falaremos a seguir. Confira como fomentar a inovação no seu negócio, por meio da implementação de uma cultura de resultados!

5 passos para planejar uma cultura da inovação no seu negócio

1 – Crie uma área de gestão da inovação

Falamos aqui sobre a importância de uma nova cultura organizacional com o intuito de preparar toda a equipe para potenciais mudanças. Mas de nada adianta todo esse planejamento, se não houver uma área específica que lide com esses aspectos.

A equipe de gestão da inovação ficará com a responsabilidade de reunir insights, desenvolver a criatividade para inovar e descobrir a viabilidade da implantação de projetos e processos.

Dessa forma, fica mais fácil desenvolver a previsibilidade e descobrir se esses projetos trarão resultados positivos.

2 – É hora de interligar as iniciativas com os objetivos do negócio

Se você pretende inovar, saiba que isso deverá ter um grande propósito. Por isso, inicialmente, uma rigorosa avaliação no histórico da empresa se faz necessário.

É muito importante compreender os objetivos principais da empresa, o cenário competitivo em que ela se encontra, situação do processo produtivo, tecnologias utilizadas, custos e despesas.

Enfim, faça um raio x completo para que, assim, seja possível descobrir o que não está funcionando e o que necessita de mudanças extremas. Em relação às tecnologias, quanto maior a proposta de inovação, maior será a demanda por processos tecnológicos que tragam soluções rápidas.

3 – Faça uma análise de concorrência

Essa etapa é fundamental, pois será base para a identificação de mudanças. Aliás, a partir dessa análise é possível que surjam outras ideias para inovar. Somente seu concorrente poderá te dizer o que fazer e o que não fazer.

Veja seus concorrentes como “guias” para melhorar a oferta do seu produto ou serviço, de acordo com o público em comum. Pense nisso!

4 – Priorize o treinamento da equipe

Aqui você irá compreender, de fato, a importância da inserção de uma nova cultura. Sua equipe precisa estar completamente alinhada aos objetivos do negócio, desafios e conquistas.

Além disso, ela deve estar completamente preparada para desempenhar novas atividades que possam colocar em prática o plano estratégico.

Missão e valores são os principais pilares de uma cultura empresarial. Dessa forma, uma empresa que, geralmente, acata valores conservadores dificilmente será capaz de inovar.

Os colaboradores precisam ter liberdade de expressão. Aliás, isso será fator-chave para complementar suas estratégias de processos. Incentive a participação de todos e foque na inovação da liderança.

Uma excelente ideia é investir na gestão colaborativa. Dessa forma, você consegue “desafogar” a gestão e permite que todos tenham a capacidade de resolução de problemas dentro da empresa.

5 – Conheça o Ideabox!

Como você pôde perceber, fomentar a inovação exige um trabalho minucioso e, possivelmente, de longo prazo. Mas e se você tivesse ao seu alcance uma ferramenta de gamificação, capaz de conectar ideias e pessoas?

Certamente reduziria um bom caminho dessa longa jornada, não é verdade? O Ideabox estimula uma cultura empresarial com foco em inovação. Em geral, ajudará o gestor a obter domínio sobre:

1. Agilidade na implementação de um novo planejamento inovador.

2. Colaboradores engajados com metas e estratégias.

3. Mais praticidade na gestão de ideias.

4. Possibilidade de implementação de novos desafios aos colaboradores.

5. Fomento de inovação contínua.

O Ideabox faz parte das soluções de gestão da SISPRO, que desde sempre está atenta à volatilidade do mercado. Com isso, o maior objetivo é transformar positivamente empresas e pessoas. Portanto, se você quer implementar inovação, mas não sabe por onde começar, o Ideabox é o caminho.

E a sua empresa, está preparada para essa transformação de resultado? Na dúvida, solicite um contato com a equipe SISPRO, podemos orientar seus primeiros passos e, sobretudo, acompanhar sua gestão ao longo do processo!

Tags: