Gestão colaborativa: como o planejamento estratégico é beneficiado
21149
post-template-default,single,single-post,postid-21149,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Gestão colaborativa: como o planejamento estratégico é beneficiado

como a gestão colaborativa beneficia o planejamento estratégico

O mercado cada vez mais exigente tem exigido mudanças importantes dentro das empresas. E o fato é que não acompanhar essas transformações pode atrasar o crescimento do negócio e torná-lo cada vez menos competitivo, principalmente dentro de setores em que a concorrência é alta. 

Um dos maiores desafios atualmente é aumentar a produtividade de toda a empresa, guiando equipes que entregam cada vez mais resultados. E uma maneira que já está sendo utilizada por milhares de empresas para superar esse problema é a aplicação da gestão colaborativa. 

Quer descobrir o que é essa gestão colaborativa? Nos acompanhe neste artigo e confira como ela pode ajudar o planejamento estratégico do seu negócio a ser mais eficiente!

O que é gestão colaborativa? 

A gestão colaborativa é um modelo de negócio que visa descentralizar completamente a condução da empresa. Isso significa que todos os processos e relações na empresa são horizontais, sem uma hierarquia forte definida. 

Não à toa, esse é um modelo também muito conhecido como gestão horizontal, e traz grandes resultados para a retenção de talento e aumento da produtividade da equipe. Em empresas que precisam de inovação e alto desempenho, esse tipo de gestão é ainda mais eficiente, acelerando os processos do negócio. 

A ideia de uma gestão colaborativa é, justamente, instigar todos que trabalham em uma empresa a pensar no negócio de forma conjunta. Todos ajudam no processo de tomada de decisão, e estão altamente engajados com as conquistas da empresa. Em contrapartida, a empresa também está interessada em oferecer flexibilidade e um modelo de trabalho muito mais confortável para os colaboradores. 

Os resultados são visíveis a curto e longo prazo. No próximo tópico, confira alguns dos principais benefícios da gestão colaborativa para o planejamento estratégico.

Quais os benefícios para o planejamento estratégico? 

Uma empresa com equipes focadas na colaboração é muito mais eficiente do que muitas outras. A comunicação melhora, reduzindo retrabalhos, ao mesmo tempo em que a produtividade aumenta significativamente com o tempo. 

Além disso, outros benefícios também são cruciais, e fazem grande diferença no planejamento estratégico da empresa. Abaixo, descubra alguns dos pontos que são resultados da gestão colaborativa e podem ajudar a sua empresa a gastar menos e lucrar cada vez mais! 

Aumento no engajamento da equipe 

A gestão colaborativa torna toda a equipe mais engajada, e não é difícil entender porquê. Afinal, com uma gestão mais horizontal, os colaboradores são parte fundamental dos processos de tomada de decisão, e se sentem muito mais dispostos a contribuir com o sucesso da empresa propondo soluções e ideias inovadoras.

Respostas rápidas aos problemas 

Diferente de uma gestão verticalizada, em que as decisões são tomadas por um grupo restrito de líderes, a gestão colaborativa permite que ideias sejam discutidas por muito mais pessoas. Esse processo garante não só a possibilidade de tomar decisões melhores, mas também muito mais rápidas. 

Retenção de talentos 

O resultado disso tudo é que os profissionais se sentem muito mais valorizados e desafiados. Além disso, como as relações no ambiente de trabalho se tornam mais saudáveis, é possível que o colaborador forme verdadeiras amizades com os outros membros da equipe e se sinta acolhido. 

O resultado disso é uma redução drástica na taxa de turnover da empresa e melhora na retenção de talentos. A longo prazo, isso também é importante para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho formando planos de carreira sólidos e permitindo que os funcionários cresçam de maneira constante. 

O que acha desses benefícios da gestão colaborativa para o planejamento estratégico de sua empresa? Se você gostou, aproveite e nos siga através das redes sociais para receber muito mais dicas sobre gestão, liderança e produtividade!