Balanço do 5º Fórum de SPED: empresas ainda com dificuldades em atender as exigências do Fisco - SISPRO
4210
post-template-default,single,single-post,postid-4210,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Balanço do 5º Fórum de SPED: empresas ainda com dificuldades em atender as exigências do Fisco

Realizado nos dias 15 e 16 de junho no Centro de Eventos Panamby – CENESP, em São Paulo, o 5º Fórum de SPED debateu temas que mais afetam as empresas e profissionais no atendimento das obrigações impostas pelo Fisco, relativas ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).  O evento contou com uma série de palestras e cases de sucesso, além da participação da Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças como expositora, em parceria com a Audisap-Audicompany.

Durante os dois dias do evento, os consultores da Sispro e Audisap tiveram a oportunidade de conversar com muitos profissionais responsáveis pelas áreas contábil e fiscal de empresas de vários segmentos e tamanhos, quando realizaram uma pequena sondagem que permitiu constatar que muitas empresas ainda enfrentam dificuldades em seus projetos de atendimento das demandas do SPED.

Segundo pesquisa feita pelo setor de comunicação SISPRO, que esteve presente no evento, “as dificuldades eram esperadas, mas o que chamou a atenção foram as dificuldades que se apresentaram para as empresas de todos os portes e setores de mercado, e o fato de problemas terem surgido em pelo menos um momento na realização do projeto de entrega dos arquivos digitais ao Fisco”.

Entre as dificuldades relatadas pelos profissionais estão: o entendimento do conteúdo das normas; a utilização de software próprio, nem sempre atualizado para atender à nova realidade; a parametrização do sistema (layout); saneamentos de cadastros e processos internos. “Entendemos que estes problemas se apresentam justamente porque as empresas não estão preparadas para cumprir todas as etapas e processos do SPED”. “Na maioria dos casos percebemos que as equipes internas necessitam de apoio externo para tocar todo este trabalho e que a ausência de um planejamento adequado acaba por interferir negativamente nos prazos exigidos”.

Perguntados sobre qual exigência foi a mais difícil de ser atendida e os profissionais listam o SPED de uma forma geral, o SPED Fiscal, EFD-PIS/Cofins e o CIAP – Bloco G.
“Não dá para afirmar que existe facilidade. De uma forma ou de outra, os processos se mostram complicados em todas as áreas. Imaginamos que o volume de tarefas relacionadas ao SPED demandam apoio externo, como os sistemas e serviços de consultoria e apoio operacional oferecidos pela Sispro. Os cases de sucesso apresentados durante o  5º Fórum de SPED comprovam o que os profissionais demandam: maior apoio às suas atividades relacionadas ao atendimento das exigências do Fisco”.

As soluções Sispro envolvem um pacote completo de sistemas e serviços incluindo a oferta de Outsourcing do SPED que abrange a preparação, validação e envio das informações contábeis para o Fisco, segundo a legislação e inclui a guarda dos arquivos gerados no data center da Sispro.

Por Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças