O início do ano costuma ser um período importante para a gestão patrimonial, já que o orçamento empresarial é revisado e o fluxo de caixa passa por uma análise criteriosa. Nesse processo, os ativos fixos mal gerenciados estão entre os principais riscos financeiros para as organizações pelo potencial de gerar prejuízos.
Nesse cenário, registros patrimoniais desatualizados levam a depreciações calculadas de forma incorreta, que comprometem a integração contábil e dificultam a tomada de decisão sobre o orçamento real do negócio.
Logo, estruturar registros é essencial para evitar perdas e garantir uma gestão patrimonial mais estratégica. Então, hoje vamos falar sobre os principais desafios do controle de ativos e de que modo a automação transforma essa realidade. Confira!
Quais são os principais desafios das empresas no controle de patrimônio
No cotidiano empresarial, as dificuldades da gestão de ativos podem aparecer de diferentes formas e as mais se destacam por onerar o caixa das organizações são:
Falta de rastreabilidade dos ativos
Saber onde cada ativo está e em quais condições se encontra depende de registros rastreáveis, do contrário, sem rastreabilidade, o que ocorre são equipamentos subutilizados e dificuldades para identificar itens que precisam de manutenção.
Somado a isso, a falta de controle favorece extravios e sem o apoio do inventário automatizado, a gestão perde eficiência na análise do ciclo de vida dos ativos, deixando de antever custos operacionais de depreciação e substituição.
Falta de integração com o setor contábil
Outro aspecto que desafia o controle patrimonial é a desconexão entre patrimônio e setor contábil, já que quando essas áreas não têm informações interligadas, se leva o risco de registros errados.
Assim, se os dados de ativos não são automaticamente refletidos na contabilidade, a chance de inconsistências é aumentada, o que prejudica a visão global dos ativos da empresa e dificulta análises mais precisas sobre o valor real dos bens.
Depreciações fora dos padrões fiscais
Dentre os aspectos de maior risco da falta de controle adequado de ativos está a depreciação que não segue as normas fiscais e contábeis, expondo a empresa ao risco de distorcer os resultados financeiros.
Dessa maneira, a base de cálculo de impostos da organização é declarada com erros e, assim, a credibilidade das demonstrações contábeis se perde.
Na prática, isso pode gerar inconsistências em auditorias, e muitos outros impactos contábeis da depreciação, como penalidades que resultam em multas expressivas para o caixa do negócio.
Erros em inventários físicos
Inventários realizados de forma manual estão sujeitos a duplicidades e a omissões, erros que juntos dificultam a conciliação entre o patrimônio físico e os registros, criando brechas para perdas não identificadas e até mesmo desvios que passam despercebidos.
Logo, além do impacto financeiro, os inventários inconsistentes consomem tempo da gestão patrimonial e atrasam os fechamentos contábeis e a formulação de demonstrações para a auditoria.
Como um sistema de gestão patrimonial automatizado ajuda a sua empresa
Ainda que os desafios que apresentamos façam parte da rotina de muitas empresas, cada vez mais negócios deixam a vulnerabilidade patrimonial no passado graças a gestão automatizada de sistemas como o da SISPRO, que garante:
Controle centralizado e atualizado
No SISPRO Gestão Patrimonial, todas as informações ficam centralizadas em um único ambiente, garantindo dados atualizados e acessíveis em tempo real, para que os gestores tenham uma visão clara de registros contábeis e financeiros.
Assim, por meio da integração, o controle centralizado mitiga falhas nos registros patrimoniais e fortalece a projeção do caixa do negócio baseada em dados confiáveis.
Cálculo automático de depreciações
A solução permite que o cálculo da depreciação de bens seja automatizado dentro dos parâmetros das regras fiscais e contábeis vigentes, de modo que o sistema elimina a necessidade de cálculos manuais, reduzindo erros e retrabalhos nos lançamentos.
A partir desse recurso, ao automatizar a gestão patrimonial, as empresas garantem demonstrativos contábeis mais precisos e maior segurança em processos de auditoria.
Registro completo da movimentação e localização de ativos
O sistema da SISPRO permite a visualização completa de toda movimentação de ativos e inclusive do controle de transferências, assim, tudo é registrado, desde aquisições até baixas e manutenções.
Graças a esse histórico detalhado, as empresas asseguram rastreabilidade, aumentam o controle sobre o uso dos bens e conseguem melhorar a alocação dos ativos conforme a necessidade do negócio.
Apoio em auditorias e conformidade com a legislação
A automação da SISPRO contribui para organizar as informações patrimoniais de forma estruturada, deixando o fechamento contábil e fiscal mais assertivo para que todos os demonstrativos atendam com precisão a auditorias internas e externas.
Junto disso, os dados atualizados reduzem o tempo gasto com levantamentos manuais e fortalecem o controle patrimonial por meio de informações alinhadas à legislação vigente, o que diminui os riscos de penalidades fiscais.
Gestão patrimonial como base para decisões seguras e sustentáveis
Em um contexto de revisão orçamentária, pressão por eficiência e exigências fiscais cada vez mais rigorosas, a gestão patrimonial estruturada se torna essencial para evitar perdas e garantir a sustentabilidade dos resultados da empresa.
É nesse cenário que a SISPRO se destaca, oferecendo a automação para que a gestão de bens deixe de ser apenas operacional e passe a ocupar um papel estratégico nas empresas, capaz de sustentar o planejamento financeiro e o controle anual do caixa.
Com a tecnologia de ponta aliada a um suporte especializado para as necessidades de cada empresa, atualmente mais de 20 milhões de ativos são gerenciados na solução da SISPRO, e centenas de parceiros já têm o controle de ativos otimizado.
Quer saber mais sobre a gestão patrimonial automatizada? Confira o conteúdo “ERP integrado: como reduzir retrabalhos e acelerar fechamentos contábeis” e veja como a tecnologia pode transformar a rotina contábil e financeira do seu negócio!





