Os contratos são documentos essenciais nas empresas, especialmente porque são estes instrumentos que firmam os acordos e as relações comerciais que o negócio estabelece.
Nessa ótica, se faz fundamental que a gestão contratual seja ágil e que as formas de redigir contratos dentro da organização assegurem a eficiência da elaboração desses materiais.
Portanto, é muito importante que a empresa esteja atenta à redução de erros na estruturação contratual, visto que essa situação gera retrabalhos e atrasa as negociações.
Pensando nisso, no blog post de hoje vamos trazer 8 passos para redigir contratos com mais eficiência e garantir o sucesso dos seus acordos! Siga a leitura e confira!
O que significa redigir contratos?
A redação do contrato é o processo em que a equipe especializada reúne as características do acordo ou serviço que será realizado entre as partes e organiza as especificidades da relação em cláusulas legalmente válidas.
Nessa situação, ao redigir um contrato a empresa estará alinhando, do ponto de vista legal, a transação estabelecida e protegendo ambas as partes envolvidas.
Junto disso, na prática da redação são dispostos os direitos e deveres do contratante e do contratado a fim de assegurar o serviço e, em caso de não cumprimento, a penalização daquele que não arcar com os seus deveres.
Logo, redigir um contrato serve para registrar as condições em que um negócio se estabelece.
Qual a importância de redigir contratos mais eficientes?
Os contratos servem para resguardar o firmamento de uma relação comercial. A partir disso, a importância de redigir contratos com eficiência reside na garantia de que o documento não fique com nenhuma brecha que possa resultar em disputas legais.
Isso significa que a habilidade necessária para a redação é aquela que é capaz de assegurar que não haja nenhuma ambiguidade de cláusulas, deixando distorcido o entendimento sobre os direitos e os deveres de cada parte.
Por isso, ao elaborar contratos é essencial que haja uma revisão prolongada sobre cada obrigação delimitada, eliminando quaisquer lacunas sobre a prestação de serviço e sobre o entendimento do que caracteriza a relação comercial.
Nessa circunstância, além de contar com uma equipe especializada para a elaboração do documento, a auditoria de contratos se faz importante, já que garante que erros na redação sejam identificados antes que resultem em problemas judiciais.
Quais as etapas para redigir um contrato?
Em geral, mesmo que o motivo de cada contrato seja singular, esses documentos seguem etapas comuns durante a redação. Assim, temos nos principais eventos de redação do contrato:
Identificação das partes envolvidas
Todo o contrato tem um contratante e um contratado, logo, a fim de assegurar a autenticidade do documento, é importante que sejam reunidos os dados detalhados sobre cada um deles.
Definição dos termos do acordo
Nesse momento, se faz relevante que sejam pontuados quais são os termos legais que irão coordenar a relação tramitada, ou seja, os critérios sob os quais aquela negociação terá validade e poderá ocorrer.
Negociação dos detalhes
Na hora de revisar os detalhes, é delimitado de que forma as entregas irão ocorrer. Aqui, é elaborada uma minuta contratual, que cada parte será responsável por revisar e confirmar se o previsto está de acordo com as suas possibilidades.
Redação do contrato
Uma vez que as partes concordam com os termos e com o detalhamento das entregas e das responsabilidades, chega a hora de redigir o contrato propriamente dito para o andamento da relação firmada.
Revisão por profissionais jurídicos qualificados
Antes da assinatura, para resguardar as duas partes envolvidas, é essencial que o documento passe por uma conferência detalhada de profissionais capacitados. Isso é o que assegura que o documento fique sem nenhuma lacuna.
8 dicas para redigir contratos mais seguros
Vistos os passos gerais pelos quais se passa a redação da maioria dos contratos, confira agora 8 práticas fundamentais para que o seu documento seja elaborado da melhor forma:
Escolha o tipo de contrato
Para começar, reconheça qual será o tipo de contrato mais adequado para a situação, como compra e venda, prestação de serviços ou locação.
Identifique os objetivos do contrato
Verifique com clareza o propósito e as metas que o contrato almeja alcançar, de modo a garantir que todas as partes estejam alinhadas.
Especificação detalhada de termos e condições
Adicione cláusulas específicas que regem os direitos e responsabilidades das partes envolvidas, a fim de evitar ambiguidades e lacunas no documento.
Descreva as obrigações do contratante e do contratado
Estipule claramente as responsabilidades de cada parte envolvida, de forma que as expectativas do contratante e do contratado estejam apresentadas no documento.
Especifique o prazo de duração
Demarque o período de vigência do contrato, incluindo datas de início, término, e se aplicável, o prazo para que ocorra o pedido de renovação contratual.
Use ferramentas e plataformas a seu favor
Para simplificar o processo de redação, aproveite os benefícios dos contratos eletrônicos e, assim, eleve a eficiência e a segurança que a sua equipe terá ao redigir contratos.
Especifique valores e formas de pagamento
Reserve um espaço do documento para detalhar os valores e métodos de pagamento acordados entre as partes para evitar conflitos futuros e assegurar resguardo jurídico quanto às previsões financeiras.
Atente-se às garantias extras
Acrescente garantias quando necessário para proteger os interesses das partes envolvidas, de modo a proporcionar ainda mais segurança ao contrato.
Tudo o que você precisa saber sobre o aprimoramento da gestão de contratos da sua empresa!
Quando pensamos no sucesso da gestão de contratos, devemos considerar que a capacidade que a empresa tem de garantir uma boa administração desde a redação minuta até a finalização do vínculo é o que assegura o êxito desses documentos.
Nessa ótica, tão importante quanto redigir contratos de forma eficiente, é o cuidado que esses materiais receberão uma vez que o vínculo se estabeleça.
Assim, é importante estar atento às formas de aprimorar a sua gestão, evitando riscos financeiros e se beneficiando das vantagens de um bom controle contratual. Para auxiliar você no caminho do sucesso da sua gestão contratual, elaboramos um e-Book completo com as melhores práticas do mercado para o controle de contratos.