Ir para o conteúdo
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Downloads
    • Portal
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Downloads
    • Portal
  • Produtos
    • Sispro ERP CLOUD
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão Patrimonial
    • Gestão de Contratos
    • Gestão Contábil
    • Gestão Fiscal
  • Conteúdo
    • Blog
    • Conteúdos exclusivos
  • Quem somos
  • Clientes
  • LGPD
    • O que é LGPD?
    • Produtos Sispro LGPD
      • Gestão Fiscal | LGPD
      • Gestão de pessoas | LGPD
    • Portal da Privacidade
  • Produtos
    • Sispro ERP CLOUD
    • Gestão de Pessoas
    • Gestão Patrimonial
    • Gestão de Contratos
    • Gestão Contábil
    • Gestão Fiscal
  • Conteúdo
    • Blog
    • Conteúdos exclusivos
  • Quem somos
  • Clientes
  • LGPD
    • O que é LGPD?
    • Produtos Sispro LGPD
      • Gestão Fiscal | LGPD
      • Gestão de pessoas | LGPD
    • Portal da Privacidade
Solicite contato comercial
  • ERP

Processos Organizacionais: A gestão dos processos organizacionais eleva os resultados

  • 01/09/2016
  • 14:30
  • por Ariel Alfonso

A gestão de processos organizacionais eleva continuamente o nível de desempenho e os resultados da empresa por meio da identificação, da documentação, da execução, da medição, do monitoramento, do controle e da melhoria dos processos de negócio. Isso promove o alinhamento com as estratégias organizacionais.

Saber o que é um processo organizacional é o primeiro passo para geri-lo de maneira eficiente. Trata-se de um conjunto de atividades que usa recursos, de forma organizada e gerenciada, para transformar entradas em saídas. Geralmente, as saídas de um processo são entradas do processo seguinte. E, o processo de transformação deve agregar valor para a saída resultante.

A gestão de processos organizacionais visa elevar os resultados e tornar a gestão bem-sucedida, resultando em uma maior eficácia na entrega de produtos e serviços, na otimização da aplicação de recursos e no aumento do grau de satisfação do cliente.

A seguir, descreveremos alguns aspectos importantes da gestão de processos organizacionais. Fique atento!

Abordagens da gestão de processos

Existem duas abordagens principais da gestão de processos organizacionais:

• Funcional, em que os processos de trabalho são organizados conforme a hierarquia funcional da empresa;

• Sistêmica, em que os processos de trabalho são organizados de forma integrada e lógica.

Metodologias de gestão de processos

Os processos podem ser gerenciados aplicando-se metodologias apropriadas, como, por exemplo:

• Metodologia PDCA: esta metodologia de gestão promove a melhoria contínua de processos fundamentada em quatro ações: P de plan (planejamento), D de do (execução), C de check (controle) e A de action (ação). Ela visa o aperfeiçoamento dos processos por meio da identificação das causas de problemas e da implementação de soluções;

• Metodologia BPM (Business Process Management): esta metodologia de gerenciamento de processos de negócios permite mapear e conhecer com riqueza de detalhes os processos, identificar gargalos e tornar os processos mais eficientes e eficazes.

Benefícios da gestão de processos

Alguns dos benefícios que podem ser obtidos com a gestão de processos organizacionais são:

• Elevação do nível de satisfação de clientes, colaboradores e investidores;

• Flexibilização e rápido ajuste dos processos às mudanças internas e externas da empresa;

• Otimização do planejamento das atividades, da atribuição de responsabilidades e da racionalização do uso de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros;

• Otimização dos controles processuais, com eliminação de redundâncias, retrabalhos e minimização de falhas;

• Redução do ciclo de duração dos processos;

• Redução de custos dos processos.

Para facilitar a gestão de processos, os gestores da empresa devem buscar a aquisição de um sistema de gestão do tipo ERP, que agiliza, profissionaliza e dá o suporte tecnológico adequado para a integração de processos. Isso permite acompanhar seu desempenho em tempo real e intervir de forma proativa na otimização dos resultados.

A gestão de processos organizacionais que visa elevar o desempenho das empresas se resume à busca constante de entender e controlar os processos de negócios, atuando de modo a conferir-lhes maior transparência, fluidez, lógica, racionalidade e efetividade. Ela se fundamenta na filosofia da melhoria contínua dos processos, que faz com que a empresa nunca se acomode e estabeleça uma dinâmica de evolução permanente.

Gostou dessas informações? Deixe um comentário, contando suas experiências sobre gestão de processos organizacionais.

Fonte: SISPRO Software EmpresarialBlog SISPRO Assine ERP

Ariel Alfonso
Ariel Alfonso

Veja mais

Automação contratual

Gestão de contratos: 5 passos para reduzir riscos e evitar retrabalhos

3 de dezembro de 2025

A gestão de contratos faz parte da rotina de todas as áreas de uma empresa, como jurídica, RH, comercial e compras. Nessa ótica, apesar das atividades diferentes, todos

Leia mais
compliance

Checklist de eficiência em compliance: finalize o ano com a gestão em dia

25 de novembro de 2025

Com a aproximação do fim do exercício contábil de 2025, a preocupação de assegurar o checklist de compliance eficiente aumenta entre os gestores. Isso porque esse é o

Leia mais
ERP

Transformação digital e ERP: o papel da tecnologia na competitividade das empresas brasileiras

17 de novembro de 2025

Com o crescente aumento da oferta por produtos e serviços, o quanto uma empresa será competitiva deixa de depender exclusivamente da expertise na área de atuação e passa

Leia mais
Gestão de contratos

Como a gestão de contratos impacta diretamente na performance empresarial

12 de novembro de 2025

Em todas as empresas, os contratos são a base das relações comerciais, já que é por meio deles que as parcerias se consolidam e que os compromissos são

Leia mais

Compliance na prática: como garantir segurança e transparência na sua gestão empresarial

10 de novembro de 2025

Compliance é um termo do inglês que significa “conformidade”, e no contexto empresarial, o uso dessa palavra se popularizou para indicar práticas de governança corporativa que garantem o

Leia mais

O que é um ERP Cloud e por que ele é essencial para a eficiência da sua empresa

4 de novembro de 2025

Atualmente, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil é o 10º país no mundo que mais investe na digitalização empresarial. Tal dado demonstra

Leia mais

Acompanhe as tendências de mercado

Preencha o formulário abaixo e receba as atualizações do momento

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Produtos

  • SISPRO ERP CLOUD
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Patrimonial
  • Gestão de Contratos
  • Gestão Contábil
  • Gestão Fiscal
  • SISPRO ERP CLOUD
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Patrimonial
  • Gestão de Contratos
  • Gestão Contábil
  • Gestão Fiscal

Conteúdo

  • Blog
  • Conteúdo exclusivo
  • Blog
  • Conteúdo exclusivo

Institucional

  • Quem somos
  • Clientes
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Portal
    • Downloads
  • Quem somos
  • Clientes
  • Trabalhe conosco
  • Área do cliente
    • Portal
    • Downloads

LGPD

  • O que é LGPD?
  • Gestão de pessoas – LGPD
  • Gestão Fiscal – LGPD
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Portal da privacidade
  • O que é LGPD?
  • Gestão de pessoas – LGPD
  • Gestão Fiscal – LGPD
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Portal da privacidade

Fale com a Sispro

  • Vendas pelo telefone

0800 541 3300

  • Vendas pelo WhatsApp

51 98455 3300

SISPRO S/A - Serviços e Tecnologia da Informação © 2022. Todos os direitos reservados.