De acordo com uma pesquisa da FGVcia, em 2023, cerca de 42% das empresas brasileiras faziam o processamento dos seus dados de gestão na nuvem. Tal dado, que já cresceu nos últimos dois anos, reflete a importância que atualmente as organizações dão à integração e à otimização das suas operações.
Por que isso acontece? Ao automatizar o trabalho e permitir o acesso às informações em tempo real, o ERP Cloud facilita tomadas de decisão e libera a equipe das atividades burocráticas, deixando mais tempo para o desenvolvimento estratégico da organização.
Então, se você quer entender mais sobre o que é e as vantagens do ERP Cloud, continue neste texto para conhecer os setores que mais se beneficiam da solução e veja como ter sucesso na hora de implantar a ferramenta!
O que é um ERP Cloud e por que ele é diferente de um ERP tradicional
De maneira resumida, pode-se dizer que o ERP Cloud é todo o sistema de gestão empresarial que é hospedado em servidores remotos, ou seja, que não é a sua empresa que desenvolve, e que é acessado pela internet.
Qual é a diferença entre ERP local e ERP em nuvem?
- ERP local: é aquele que é desenvolvido e instalado pela infraestrutura da própria organização. Desse modo, é o seu negócio que planeja manutenções, investe em hardware, e que realiza periodicamente atualizações manuais.
- ERP Cloud: é hospedado em data centers do provedor e a sua empresa acessa remotamente. Assim, todo o planejamento de manutenções e atualizações fica a cargo do desenvolvedor e, a você, cabe apenas assinar e aproveitar os benefícios da ferramenta.
Se o ERP Cloud parece vantajoso, por que muitas empresas ainda usam ERP local? A resposta para esta pergunta é explicada quando pensamos na relação custo X período.
Inicialmente, a plataforma local pode parecer mais econômica e vantajosa do que contratar um sistema externo, no entanto, os relatos de quem já realizou a troca de ERP são promissores.
Os gestores destacam que, mesmo com os custos iniciais mais altos de implantação, o ERP Cloud reduz gastos importantes que a organização teria com com atualizações e hardware se utilizasse uma solução local.
Quais são os benefícios de ter um ERP Cloud?
Junto da economia graças à eliminação de investimentos em infraestrutura, o sistema de gestão online também se destaca por proporcionar:
- Acesso remoto – com acesso à internet, você e a sua equipe conseguem consultar e acompanhar processos de qualquer hora e lugar.
- Atualizações automáticas – o provedor é quem traz periodicamente versões mais modernas e customizadas às suas necessidades, com correções de segurança.
- Escalabilidade – graças ao armazenamento na nuvem, o ERP Cloud oferece recursos que acompanham o crescimento da sua empresa sem perder a integração dos processos.
- Maior digitalização – a solução auxilia a sua empresa a integrar dados em tempo real e adotar práticas de gestão mais estratégicas, alinhadas às demandas atuais de transformação digital.
Quais setores mais se beneficiam com o ERP Cloud?
As áreas que mais se destacam são as que lidam com grande volume de demandas e exigências legais, já que veem as suas demandas serem muito otimizadas com o ERP, como é o caso do setor:
- Financeiro
O ERP automatiza a gestão de contas a pagar e a receber, permitindo que na plataforma sejam anexados dados de conciliação bancária e que seja realizado o controle direto do fluxo de caixa.
- Contábil e Fiscal
Pela localização ágil de informações, entregas como ECD, SPED e REINF são agilizadas e, utilizando o ERP para conformidade fiscal, você assegura que todas as suas demonstrações estarão auditáveis e dentro dos padrões do Fisco.
- Suprimentos
Todo o seu controle de estoque ganha mais eficiência, já que na solução o inventário é automatizado e é possível centralizar cotações, pedidos e aprovações dentro das alçadas definidas.
- Departamento Pessoal
Folha de pagamento, solicitação de férias, ponto eletrônico e toda a burocracia do DP é simplificada, automaticamente, são gerados relatórios com indicadores de desempenho dos colaboradores.
Como implantar um ERP Cloud com eficiência e segurança
Para que a implantação seja bem-sucedida, elencamos 4 etapas que devem ser seguidas de forma estruturada para proteger você e a sua empresa:
- Avaliação das necessidades
Identifique os processos que mais geram gargalos operacionais na sua empresa para entender quais são as funcionalidades que o ERP precisa contemplar.
- Escolha do fornecedor
Busque por fornecedores com um bom histórico de entregas, ou seja, além de considerar a segurança e a qualidade do suporte oferecido, lembre-se que a experiência no setor é um aspecto importante entre desenvolvedores de bons ERPs.
- Atenção à implantação
Neste momento, certifique-se de que a empresa escolhida tenha boas práticas de migração de dados e garanta proteção de acordo com os preceitos da LGPD.
Além disso, invista no treinamento da sua equipe e em testes por setores, entendendo quais são as áreas que precisam se adaptar primeiro ao novo sistema.
- Acompanhamento da adesão
Além de estimular a adesão dos seus colaboradores, defina em cada setor responsáveis pelo projeto para que, em conjunto, seja acompanhado o retorno sobre o investimento e o quanto a equipe está se adaptando ao sistema.
Implantação na prática: saiba mais
Na SISPRO, há mais de 50 anos desenvolvemos soluções de gestão empresarial e já somamos mais de 100 mil usuários no nosso ERP.
Assim, acompanhando a evolução do cenário empresarial brasileiro e oferecendo tecnologia de ponta às empresas nacionais, reunimos dados importantes sobre como conduzir uma implantação de sistema com segurança.
Se você quer entender em detalhes como a implantação de um ERP acontece com segurança, confira o nosso blog post: “Como funciona a implantação do SISPRO ERP Cloud” e tire todas as suas dúvidas!





