Recursos humanos: entenda como implementar uma cultura de feedback
21483
post-template-default,single,single-post,postid-21483,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Recursos humanos: entenda como implementar uma cultura de feedback

qual a relação entre cultura do feedback e recursos humanos

Para motivar a equipe, não basta apenas treinar o pessoal do recursos humanos e garantir que o salário seja pago em dia. É preciso fazer mais! Ter um ambiente de trabalho agradável, oferecer móveis adequados, dar benefícios como plano de saúde são ações interessantes. Além disso, é indicado implantar a cultura de feedback na empresa.

Quando ela faz parte da rotina da instituição, ajuda a motivar a equipe, atingir melhores resultados e aumentar a produtividade. O que acha de conquistar tudo isso em sua instituição? Conheça mais sobre a cultura de feedback e descubra como implantá-la! 

O que é cultura de feedback?

O nome pode até soar um pouco estranho, mas cultura de feedback nada mais é do que manter o diálogo com os funcionários. Essas conversas servem tanto para criticar, quando for o caso, quanto para parabenizar quando uma meta for atingida, por exemplo.

Esse diálogo constante, proposto pela cultura de feedback, ajuda na evolução do profissional, incentiva o respeito entre os profissionais e até mesmo a colaboração entre as equipes. 

Sem contar que, muitas vezes, o contratado faz o possível e o impossível para bater uma meta alta, consegue, e acaba não recebendo nem um “parabéns”. Será que essa mesma pessoa estará tão empenhada para correr em busca de bater a meta na próxima vez? Provavelmente não! 

Assim, a cultura de feedback também ajuda a motivar a equipe e mantê-la preparada e focada para enfrentar os desafios futuros. 

Como implementar cultura de feedback em seu negócio?

Se a sua empresa ainda não costuma ter o diálogo como algo natural, saiba que começar a implantar a cultura de feedback poderá ser um pouco trabalhoso. Afinal, a ideia não é dar um retorno pontual para a equipe, mas sim de forma constante.

Para isso, todos devem ser treinados. O chefe do recursos humanos, por exemplo, dará o feedback para a sua equipe, mas não será só ele. Todos os líderes devem estar prontos para oferecer um retorno. Veja algumas dicas para começar! 

Conheça bem a equipe

A primeira coisa é compreender o perfil de profissionais que estão trabalhando em sua empresa. Nesse ponto da estratégia, o setor de recursos humanos poderá ajudar. Afinal, foram eles que selecionaram. É preciso entender:

  • as necessidades da equipe;
  • ambições;
  • dificuldades pontuais de cada profissional.

Isso é preciso para que a cultura de feedback atinja de forma efetiva cada caso. 

Seja sempre construtivo

A conversa deve existir não apenas para apontar defeitos e erros. A ideia é dizer no que o colaborador deve melhorar e procurar incentivá-lo a buscar a mudança. É preciso ter cuidado, pois críticas agressivas desmotivam e podem piorar as coisas. 

Elogie 

Assim como você, os colaboradores têm pontos fortes e fracos. Use esses momentos de feedback para elogiar a pessoa e enfatizar o que ela tem de melhor. Além disso, lembre-se de que cada pequeno passo é importante para o todo.

Assim, é preciso lembrar-se de que grandes feitos podem até ser bons, mas as pequenas atitudes devem ser reconhecidas. Para que a cultura de feedback possa ser implantada de forma correta, é preciso conhecer bem a equipe. A SISPRO possui ótimas ferramentas, que vão ajudar neste trabalho. Confira e solicite um orçamento.