Integração de sistemas: conheça os desafios e como vencê-los
21510
post-template-default,single,single-post,postid-21510,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Buscando melhorar a integração de sistemas? Conheça os desafios e como vencê-los

quais os desafios da integração de sistemas

O sistema corporativo foi invadido pela tecnologia. Em todas as áreas há softwares e demais soluções sendo usadas pela equipe, permitindo mais organização e tomada de decisão rápida e assertiva. Toda essa transformação e benefícios são possíveis também devido a utilização da integração de sistemas.

A ideia de reunir tudo e enviar dados de um programa para outro visa potencializar a performance organizacional. Afinal, dessa forma é possível melhorar o fluxo de informações e dissipar o conhecimento estratégico. Assim, é tende-se a melhorar a competitividade da empresa.

Embora a integração de sistemas já seja uma realidade, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Conheça os desafios a serem vencidos. 

Desafio da integração de sistemas

Pouco a pouco, a empresa vai informatizando os mais variados setores. Para isso, escolhe um CRM, um sistema de gestão financeira, depois um de RH e assim por diante. Quando nota, possui vários setores eficientes e organizados, mas que não conversam entre si, ou seja, os dados de um não são transmitidos para o outro.

O que no início foi um avanço, passa a ser considerado um atraso. Afinal, se o vendedor lança o pedido em um software, por exemplo, por que esses dados não vão direto para o financeiro? Se o controle de ponto é virtual, porque as informações não são transmitidas para a folha de pagamentos? 

É nesse momento que a integração de sistemas se faz necessária. A ideia é facilitar o processo e aumentar o rendimento da equipe. Para isso, é indicado evitar o retrabalho e é o que a integração de sistemas consegue fazer. Ela permite que os programas “conversem” e enviem as dados de um para outro. Assim, minimizam as chances de um mesmo item precisar ser digitado várias vezes. 

A agilidade dos processos, bem como o aumento da produtividade são visíveis de forma imediata. Para o gestor, a integração de sistemas resulta em maior poder de análise sobre o cenário financeiro da instituição e, consequentemente, em tomada de decisão baseada em dados lançados em tempo real.

Embora os benefícios sejam incontestáveis, o grande desafio é fazer o sistema funcionar de forma integrada. Um software de uma empresa conversar com outro, de desenvolvido por outra empresa, pode se tornar um problema para a equipe de TI. É preciso cautela e planejamento. 

Cuidados na integração de softwares

Para que tudo o que está bem fique ainda melhor, é indicado ir com calma. A integração de sistemas é benéfica, porém, para que dê resultados interessantes para o negócio, deve ser bem planejada. 

A primeira coisa é alinhar a tecnologia. Em cada objetivo estratégico, una uma tecnologia. Dessa forma, será possível definir quais indicadores de desempenho deverão ser avaliados, para ter a certeza de que a integração de sistemas foi eficiente. 

Além disso, é importante mapear os processos e compreender as interdependências dos setores. Não se esqueça de ter a certeza de que as soluções, que são usadas na empresa atualmente, permitem a fusão e se servem para o objetivo traçado. 

Na sequência, é hora de implementar a integração de sistemas, desde que todos os requisitos técnicos tenham sido resolvidos. Esse procedimento precisa ser desenvolvido por profissionais capacitados. Com tudo pronto, é hora de treinar a equipe e monitorar as melhorias. Se o seu negócio ainda não investiu em tecnologia, é hora de começar! Descubra como inovar em 4 setores da sua empresa!