Departamento financeiro: alinhe as práticas certeiras com a solução ideal
21038
post-template-default,single,single-post,postid-21038,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Departamento financeiro: alinhe as práticas certeiras com a solução ideal

melhores práticas para o departamento financeiro

Durante o dia a dia da empresa, abarrotado de tarefas e demandas, o empreendedor acaba deixando certas obrigações de lado, algumas relacionadas ao departamento financeiro, coração de qualquer empresa.

Por conseguinte, são criados diversos gargalos como finanças bagunçadas, indicadores inexpressivos e margem incoerente de capital. Mas administrar o financeiro exige muita disciplina, sistematização e padronização dos processos.

No entanto, mesmo que esses direcionamentos sejam praticados ainda faltará um elemento indispensável. Ficou curioso? Então, descubra como promover o departamento financeiro por meio de práticas eficientes e alinhadas a uma solução diferenciada!

Entenda a importância e estrutura do departamento financeiro

A importância do departamento financeiro se dá no simples fato que, sem organização e gerenciamento centrado, a empresa acaba fadada ao fracasso. Isso porque, o setor está diretamente em contato com as finanças e cálculos, impactando na saúde do negócio.

Sendo assim, é importante que a gestão esteja atenta a cada detalhe e especificidade, pois isso irá garantir o cumprimento das obrigações, acompanhamento do processo e fortalecimento da tomada de decisão pelos gestores.

Geralmente, o departamento financeiro está sob a responsabilidade do profissional conhecido como Chief Financial Officer (CFO). E é esse diretor que será contabilizado pelos resultados, bem como pelo funcionamento do departamento. Conheça quais áreas abrangem as capacidades do diretor!

Controladoria

A controladoria é responsável pela execução de fundamentais processos no âmbito financeiro, tais como:

  • Gerenciamento e controle do orçamento;
  • Aspectos contábeis da empresa;
  • Planejamento e acompanhamento;
  • Controle total dos custos despendidos.

Fiscal

A área fiscal é uma das mais importantes atividades a ser administrada, pois envolve complexas obrigações. Dessa forma, ela é responsável por acompanhar a legislação e suas constantes modificações.

Além disso, atua no controle de toda e qualquer emissão de Notas Fiscais, garantindo, assim, que as informações estejam alinhadas e condizentes com a natureza da negociação.

Tesouraria

Já a tesouraria lida diretamente com o monetário da empresa, ou seja, é de sua responsabilidade a gestão do fluxo de caixa. Nesse sentido, temos a análise de crédito e administração das contas a pagar e receber.

Quais conceitos englobam o departamento financeiro de uma empresa

Quando falamos sobre departamento financeiro, estamos automaticamente inclinados a pensar apenas nas contas, tanto para pagar quanto para receber. Entretanto, a profundidade representada pela área é muito maior do que a maioria acredita ser, de acordo com uma sequência de atribuições do setor financeiro!

  • Planejamento financeiro;
  • Controle dos aspectos bancários;
  • Contas a pagar e receber;
  • Procedimento completo de auditoria;
  • Faturamento e fechamento de vendas.

Dessa maneira, cada atividade é responsável por compor uma parcela do departamento financeiro. Mas quando integradas e atuando em uma única frente, potencializam de forma escalável a saúde das finanças do empreendimento.

4 práticas para estimular o departamento financeiro

1 – Tenha definido todos os prazos com transparência

Quanto maior for a centralização e integração dos processos e demandas, maior será a necessidade de lapidar as rotinas. Isso porque, para que a empresa estabeleça um bom fluxo de caixa é necessário conhecer a fundo todos os prazos.

Por conseguinte, compreender as limitações dos prazos, vencimentos das contas, bem como datas de recebimento, reduz o montante gasto com juros, por exemplo. Portanto, compreender os prazos assegura à gestão de acompanhar mais de perto as prioridades de curto à longo prazo.  

2 – Estabeleça um orçamento para o ano todo

Realizar investimentos é fundamental para fomentar o crescimento empresarial, porém, desde que baseados na análise do cenário empresarial, controle das variáveis e cálculos assertivos, eliminando a possibilidade de instabilidades no departamento financeiro.

Então, estabelecer um orçamento anual é a melhor saída, pois irá garantir um teto máximo para investimento, expansão e contratação. A gestão e, sobretudo, a saúde do caixa, não são pegos de surpresa.

3 – Promova a administração flexível dos parceiros e fornecedores

Um grande gargalo que assola o departamento financeiro é a variedade e quantidade de fornecedores que atende o negócio. Afinal, já imaginou a composição de um mesmo produto depender de 6 fornecedores diferentes, a dor de cabeça que isso gera para o financeiro, não é mesmo?

Portanto, implemente uma administração dos fornecedores que seja flexível, mas ao mesmo tempo, eficiente. Em suma, além de impactar o departamento financeiro, toda a empresa é prejudicada, pois os processos não são passíveis de atrasos ou mesmo da qualidade inferior no fornecimento.

4 – Implemente sua melhor ferramenta, uma solução para gestão financeira

Utilizar planilhas manuais só atende uma pequena parcela das atividades e obrigações, se fazendo crucial implementar uma Solução para Gestão Financeira.

Um sistema que permita obter o Compliance Financeiro nas operações da sua empresa, por meio de funcionalidades como:

  • Gestão financeira para a carteira de títulos a pagar e receber;
  • Disponibilidade financeira na tesouraria;
  • Conciliação bancária;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Integração com os bancos por meio por meio dos pagamentos e cobranças eletrônicas por CNAB;
  • Controle da remessa e retorno bancário;
  • Geração e impressão de boletos;
  • Oferece indicadores financeiros de desempenho assertivos;
  • Proporciona maior visão gerencial.

Se você se interessou pelas funcionalidades acima, saiba que são apenas algumas das facilidades que a Solução SISPRO Gestão Financeira viabiliza.

E para conhecer a fundo o potencial do nosso sistema é só entrar em contato com um de nossos profissionais qualificados.

Tenha em mente, buscar o sucesso empresarial sem uma gestão financeira pautada em boas práticas e que promova o departamento financeiro, é impraticável. O cenário se agrava ainda mais sem o auxílio da tecnologia!