Omnichannel: o que é e a importância de conhecer esse termo
21075
post-template-default,single,single-post,postid-21075,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Omnichannel: o que é e a importância de conhecer esse termo

o que é omnichannel

O quanto você sabe sobre Omnichannel? Nesse contexto cabe uma pergunta. Você já parou para pensar que os processos das empresas têm sido reconstruídos à imagem da necessidade do consumidor?

O tempo em que as empresas criavam serviços com base apenas em suas demandas ficou no passado. Isso porque, o consumidor moderno é quem dita como o “jogo deve seguir”, e visionários são os que acompanham e concebem essa imprescindibilidade.

Ficou instigado, não é mesmo? Então, essa leitura é mais do que obrigatória se quiser proporcionar a melhor experiência aos seus clientes. Então, veja o que é Omnichannel e descubra como é importante ter um planejamento baseado nesse conceito!

O que é atendimento Omnichannel

Por anos a fio os avanços tecnológicos buscam minimizar os limites entre os ambientes online e o offline. E o modo de consumo atual forneceu a peça que faltava para isso, pois o consumidor está presente em todos os ambientes, seja físico e, principalmente, virtual.

Dessa maneira, o conceito de Omnichannel resume precisamente isso, ou seja, consiste na ação de otimizar a integração dos principais canais de venda, bem como o atendimento diferenciado ao consumidor, indiferente se ele está conectado ou não.

O atendimento Omnichannel também é influenciado pela IoT (Internet of Things), pois seus conceitos se entrelaçam, beneficiando a fluidez dos processos. Por sua vez, o objetivo, além de facilitar a interação com os clientes, é eliminar as fronteiras que tanto inibia a eficiência no atendimento.

Em suma, Omnichannel significa que uma empresa deverá disponibilizar um atendimento em múltiplas plataformas (online e offline). E todas devem apresentar uma padronização, a fim de identificar a empresa em meio aos concorrentes.

Qual a importância do atendimento Omnichannel

Poderíamos estabelecer a importância do atendimento Omnichannel apenas da necessidade de acompanhar a migração do consumidor. No entanto, o omni vai muito além, pois fomenta a flexibilidade completa do atendimento, unificando e integrando os principais canais que o cliente utiliza.

Desse modo, sua importância se dá, em grande parte, pela sobrevivência de uma empresa. Pode até parecer exagero, mas nos responda: qual o principal diferencial competitivo de um empreendimento? Se você respondeu que é o atendimento, está começando a entender o assunto.

E sem um atendimento que se diferencie da concorrência é impraticável suprir as demandas do cliente. E nesse sentido é que o Omnichannel age, pois fornece agilidade e as ferramentas ideais para que a gestão compreenda o melhor momento e forma de interagir para ajudar os consumidores.

Entenda um pouco sobre seu público consumidor

Atualmente não há um canal de venda que pode ser definido como único, pois, o perfil do consumidor mudou tanto que ele pode ver um anúncio no site da empresa e chegar a comprar pelo WhatsApp do negócio, ou vice-versa.

A presença digital é uma variável que deve ser analisada a fundo, pois todos têm acesso integral e gratuito. Portanto, o perfil de consumidor é toda e qualquer pessoa que realiza suas compras e espera por um atendimento de imediato, seja para tirar uma dúvida ou realizar nova compra.

O maior responsável por esse cenário é a convergência da tecnologia. Por conseguinte, as mídias, dispositivos e plataformas, se tornaram a base principal da estruturação de vendas.

Mas um diferencial que amplia ainda mais a eficiência do Omnichannel, e que a maioria não revela, é a aquisição do CRM. Essa ferramenta é capaz de aprimorar ainda mais os fluxos de informações e organização, o que facilita a interação e resolução das necessidades dos clientes.

O Omnichannel se mostra como um recurso a longo prazo, pois assim como a inteligência artificial indica, o atendimento será cada vez mais direcionado à integração de plataformas e dispositivos e acompanhar essas mudanças pode posicionar sua empresa com maior assertividade diante seus clientes!

Tags: