Inteligência Artificial: por que a tecnologia está cada vez mais estratégica?
21032
post-template-default,single,single-post,postid-21032,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Inteligência Artificial: por que a tecnologia tem se tornado cada vez mais estratégica?

a inteligência artificial como estratégia tecnológica

Também reconhecida pela sigla AI (Artificial Intelligence), compreender a inteligência artificial exige certa urgência, pois o futuro das empresas será moldado à sua imagem e isso é um fato comprovado diariamente.

Responsável pela modernização dos empreendimentos, indiferente ao seu nicho, os recursos providos pela tecnologia, nesse sentido, se tornam cada vez mais estratégicos, assumindo, portanto, dezenas de processos e rotinas cruciais.

Precisando dar um “Upgrade” nos seus processos, mas não compreende como a inteligência artificial pode ampliar o fator estratégico? Então, este post é obrigatório, pois vamos mostrar desde os benefícios até seus principais recursos, acompanhe!

Como a inteligência artificial se molda às empresas atualmente

Antes de mais nada, a inteligência artificial se trata de um conjunto integrado de diferentes tecnologias. Portanto, quando pensar novamente nesse conceito, saberá que estamos falando de inúmeros recursos compondo uma estrutura complexa e autônoma. E temos como exemplo as seguintes tecnologias:

  • Algoritmos elaborados de acordo com as necessidades e gargalos da empresa;
  • Sistemas em constante aprendizado e evolução;
  • Vastas redes neurais complexas.

Dito isso, a inteligência artificial é um artefato que angaria dados, analisa processos, desenvolve e simula a capacidade humana de solucionar cenários relacionados à inteligência.

Inteligência artificial: 2 principais recursos que promovem sua evolução

Além de relacionada ao campo da robótica, a inteligência artificial é um tema científico, visando encontrar a maneira mais eficiente de entregar máquinas, sistemas e softwares que venham a substituir as rotinas e atividades do homem, por processos completamente automatizados e autônomos.

Nesse caso, podemos elencar brevemente 2 recursos da IA que realmente impactam e favorecem sua evolução e sustentação.

  • Aprendizagem profunda (Deep Learning): através de redes neurais baseadas em equações matemáticas, as máquinas absorvem, analisam e criam padrões, resultando em processos quase humanos, como reconhecimento da fala;
  • Aprendizado de máquina (Machine Learning): consiste no contínuo aprendizado de um aparato tecnológico, através da análise de dados, produzindo e se fazendo valer de padrões analíticos.

Veja 2 vantagens absorvidas pelo uso da Inteligência Artificial

Muitos são os benefícios advindos da inteligência artificial como: maior automatização, ganhos em eficiência, processos mais bem definidos e executados, redução considerável dos custos e ampla escalabilidade à empresa. Contudo, separamos 2 vantagens que fazem toda a diferença em um cenário de inovação.

1 – Tomada de decisão mais estratégica e planejada

Toda empresa deveria implementar a estratégia da tomada de decisão baseada em uma profunda análise de dados. Por sua vez, o “Data Driven”, como é conhecido esse posicionamento, se torna ainda mais eficaz e assertivo, uma vez que abarcado pelos recursos da inteligência artificial.

Isso porque, a IA é capaz de promover a facilidade na análise, ou seja, tornar essa necessidade mais simples de ser desempenhada. Portanto, os gestores recebem dados mais bem traduzidos e enxergam o panorama da tomada de decisão com maior clareza.

Contudo, essa estratégia pode ser ainda mais “turbinada”, desde que cercada pelos recursos do Big Data. Afinal, essa solução tecnológica é essencial para tratar massivos fluxos de informações e dados.

2 – Diferencial competitivo no atendimento aos consumidores

Para extrair tudo o que a inteligência artificial viabiliza é importante, em um primeiro momento, entender que uma solução pode ser agregada a outra, fomentando ainda mais resultados. Ficou confuso? Veja como é simples.

Desse modo, quando falamos no atendimento ao cliente, sabemos que esse deve se tornar um diferencial oferecido pela empresa, correto? Então, a IA é crucial para fortalecer essa estratégia, principalmente quando o termo Omnichannel se entrelaça ao contexto.

Por conseguinte, a integração de dispositivos e sistemas pode ser facilmente beneficiada pela IA, uma vez que os objetivos principais são:

  • Viabilizar a facilidade na comunicação com os clientes;
  • Ganho de agilidade na interação e transação;
  • Fator personalização ampliado;
  • Entregar uma interação inigualável se comparado aos concorrentes.

Entenda o motivo pelo qual a inteligência artificial se torna cada dia mais estratégica

Nessa altura do campeonato é provável que você já compreenda a razão pela qual a inteligência artificial se torna mais estratégica no calendário das empresas, mas existem alguns pontos de atenção quanto a isso.

Primeiramente, a empresa que investe em IA deve também compreender uma outra necessidade. Logo, o capital humano deve ser estimulado a acompanhar essa evolução, a fim de que as relações proporcionem e agreguem mais.

Portanto, treinamentos serão fundamentais para que a adequação à tecnologia seja plena e positiva. O que nos leva ao último ponto de atenção. Todo o potencial para reduzir custos, ampliar a eficiência, modelar em definitivo os processos e rotinas, só é possível com uma maior capacitação da empresa como um todo.

Então, a cultura organizacional deve promover um Mindset diferenciado e voltado às mudanças que esse cenário certamente trará.

Confira este outro post sobre como a Inteligência Artificial promove a automatização assertiva aos processos das indústrias!