Inteligência artificial: 3 utilidades para os processos das indústrias
20468
post-template-default,single,single-post,postid-20468,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Inteligência artificial: 3 utilidades na automatização de processos nas indústrias

como a inteligência artificial impacta os processos das indústrias

O Brasil é um país de contrastes, pois uma parcela das empresas começa a se adequar aos processos de automatização das rotinas (terceira revolução industrial), enquanto que outra parcela, cada vez maior, já dá os primeiros passos no modelo de indústria 4.0, mas todas têm algo em comum, a inteligência artificial.

Suas tendências estão ampliando num prazo curto de tempo e impõem das empresas ainda mais agilidade na adequação. O foco desse conteúdo, no entanto, está mais voltado às indústrias e seus processos.

Reunimos 3 das principais utilidades da inteligência artificial para a automatização de processos nas indústrias. Mas primeiro, entenda como a tecnologia realiza a pavimentação necessária para a consolidação das indústrias nesse contexto!

Como a inteligência artificial impacta as indústrias

Só conseguimos perceber a nova estruturação das empresas acerca da revolução tecnológica pela sua propensão às mudanças. Em outras palavras, se hoje vemos um contexto empresarial que toca o patamar de “empresa evoluída”  é porque elas se mantiveram receptivas para tal.

Portanto, podemos esperar que com o passar de poucos anos, quiçá meses, teremos a automatização de processos como protagonista. Conforme as tecnologias disruptivas surgem o potencial de transformação se eleva ainda mais.

Temos como exemplos reais de tecnologias disruptivas:

·       Inteligência Artificial;

·       Equipamentos de impressão 3D;

·       Realidade virtual, ampliando o campo das experiências imersivas;

·       Recursos ciberfísicos.

Entretanto, é justamente a IA (inteligência artificial) uma das grandes responsáveis pelo processo de evolução da indústria 4.0.

Veja 3 utilidades da inteligência artificial nas indústrias

Quando se fala em AI (artificial intelligence) na automatização de processos, muitos já remetem aos cinemas e suas extravagantes artes que personalizam tal avanço como algo de outro mundo.

Todavia, é simples definir a automatização de forma bastante direta: significa aplicar a tecnologia a um processo específico garantindo que ele tenha zero intervenção humana em sua execução. Sendo assim, podemos apontar como tecnologia:

·       Sistemas e softwares de gestão;

·       Controles desenvolvidos especificamente para lidar com equipamentos e máquinas;

·       Sistemas responsáveis pela execução automática das rotinas.

Todos têm uma finalidade definida, ou seja, excluir dos processos a execução de procedimentos manuais. Agora sim, 3 utilidades da inteligência artificial para as indústrias.

1 – Demandas da robótica das indústrias

Ao discutir sobre robótica e todos os seus processos para a indústria, não há como deixar de mencionar a inteligência artificial. Afinal, uma não existe sem a outra, pois é através da IA que há ganhos expressivos na maximização da produtividade.

Desse modo, com processos cada vez mais automatizados e analisados pela IA, a indústria atinge resultados imprescindíveis. Conforme o avanço das análises acontece surgem indicadores para a detecção de problemas e soluções mais prontamente elaboradas.

2 – Promover simulações mais assertivas

Se você já escutou falar sobre Digital Twin, saiba que essa é uma tecnologia crucial para o desenvolvimento do chão de fábrica das indústrias. Visto que, alterações são exigidas com frequência, a tecnologia também conhecida como Gêmeo Digital é primordial no contexto.

Por meio de complexos sistemas e softwares, a indústria coleta, armazena e desenvolve cópias de todas as etapas da linha de produção. Por conseguinte, a inteligência artificial registra os dados e proporciona simulações reais.

As simulações abrem margem para que a gestão da indústria aplique as mudanças e observem os resultados num cenário realístico. O grande benefício desta inteligência artificial é assegurar à empresa que ela não lance um produto com erros no mercado, evitando assim taxa de rejeição.

3 – Aperfeiçoa o aprendizado das máquinas

Tão importante quanto implementar os conceitos da evolução tecnológica, é assegurar que as máquinas no processo de automatização industrial, estejam em constante aprendizado, afinando ainda mais os procedimentos.

Conhecida também como Machine Learning, a tecnologia capacita os computadores, máquinas e equipamentos a obterem cada vez mais conhecimento ao longo da linha de produção e suas rotinas.

O resultado é o desenvolvimento da análise de dados complexos. Consequentemente, a indústria atinge processos mais agilizados, conscientes e passíveis de identificar oportunidades, ao passo em que alertam para riscos.

Embora haja resistência quanto às mudanças que batem à porta, é uma questão apenas de quando isso se tornará o fator que irá ditar o sucesso do crescimento, seja ele numa indústria, empresas de serviços ou mercado varejista!

Tags: