Recrutamento e seleção: como o ERP intensifica esse processo
20941
post-template-default,single,single-post,postid-20941,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Recrutamento e seleção: como o ERP intensifica esse processo

como o ERP ajuda no processo de recrutamento e seleção

Embora o mercado esteja abarrotado de profissionais capacitados é imprescindível peneirá-los através do recrutamento e seleção, a fim de identificar o perfil ideal de colaborador baseado no talento e alinhamento com o posicionamento da empresa.

Contudo, apesar de explícito, é uma necessidade complexa e demanda um posicionamento mais firme e inovador. E conforme as mudanças surgem, como a presença constante da tecnologia, é crucial adequar os processos e gestores.

Nesse sentido, com o intuito de mostrar como um software de ERP pode tornar ainda mais eficiente e flexível a rotina de recrutamento e seleção, criamos este conteúdo. Saiba como a ferramenta pode intensificar o processo, desde que implementada com base em metodologias inovadoras, acompanhe!

Como o software de ERP intensifica o processo de recrutamento e seleção

O perfil do departamento de recursos humanos atual se altera a cada dia, bem como as suas atribuições. E prova disso é a carga de responsabilidades que o profissional de RH deve atender diariamente.

O processo de recrutamento e seleção é uma das mais importantes atribuições, pois é através dessa porta que a força de ação da empresa será montada. Portanto, é imprescindível alinhamento e metodologias que aperfeiçoem tal rotina.

Antigamente os recrutadores não tinham tanta autonomia, informações transparentes ou mesmo centralizadas. Todavia, isso influenciava pesadamente na execução do processo seletivo.

Contudo, a tecnologia foi e é contundente neste aspecto, pois trouxe o ERP às empresas. Além de gerir os pilares do empreendimento o software otimiza por completo as demandas do RH.

Então, o fator centralização das informações traz o elemento que faltava para desenvolver o processo de recrutamento e seleção ideal.

Veja alguns benefícios do ERP à rotina de recrutamento e seleção

  • Proporciona a parametrização, assegurando a agilidade e flexibilidade na operacionalização dos processos;
  • Informações centralizadas e integradas em todas as áreas de Recursos Humanos;
  • Currículo via Web para o cadastro completo dos candidatos;
  • Configuração da visibilidade de diversos campos para o candidato;
  • Processos de recrutamento e seleção com a informação do perfil desejado;
  • Analisa o mapeamento das competências e possibilita aprimorar a seleção dos candidatos;
  • Viabiliza a parametrização dos campos obrigatórios para o preenchimento dos currículos;
  • Disponibiliza a pesquisa da base de currículos com critérios de seleção configuráveis pelo usuário;
  • Facilita o cadastro de eventos de seleção e seus resultados;
  • Simplifica a importação dos dados de todos os candidatos para a base da folha de pagamento.
  • Aponta a real precisão da contratação imediata;
  • Estimula a automação das rotinas;
  • Elimina grande parte dos erros cometidos por processos manuais;
  • Reduz consideravelmente o tempo investido pelos recrutadores, pois simplifica o acesso às informações.

O RH aliado à metodologia eficiente é a fórmula ideal

É importante salientar que implementar o software de ERP, a fim de otimizar o recrutamento e seleção é apenas uma das etapas. Isso porque, de nada adianta ter uma solução completa se os processos não forem baseados em uma metodologia inovadora.

Nos referimos especificamente ao conceito de People Analytics. Essa metodologia faz cada dia mais parte do setor de RH das empresas. Parte de sua alta implementação se dá pela eficiência e flexibilidade não só no recrutamento e seleção, mas às outras atividades desempenhadas pelo departamento.

Ao traduzirmos temos algo como “Análise de Pessoas”. Portanto, se trata de uma visão diferenciada e mais aprofundada dos profissionais que compõem a força de ação da empresa.

Através da coleta, análise e gerenciamento das informações dos colaboradores, a gestão de RH se habilita a compreender melhor como o ambiente de trabalho se configura, a fim de encontrar melhores ações e práticas que ampliem o comprometimento e potencial retenção de talentos.

Mas como a metodologia aliada ao ERP é capaz de melhorar o recrutamento e seleção? Simples, maior leque de informações centralizadas, conhecimento amplo da cultura organizacional e objetivos da empresa, culminam na aquisição precisa de talentos e profissionais que só têm a agregar à empresa.

Principais ferramentas do software de ERP para a gestão de RH

Para que um software seja considerado eficiente ele deve proporcionar as seguintes funcionalidades e recursos:

  • RH Pagamentos: módulo que abrange os aspectos da obrigatoriedade de despesas como “Cargos e Salários”;
  • eSocial: módulo exclusivo para atender as demandas e obrigações acessórias impostas pelo governo, como é o caso do eSocial;
  • RH Frequência: realiza o gerenciamento do ponto eletrônico; ponto WEB e controle de refeições;
  • RH Pessoas: módulo responsável por gerenciar o perfil de cargos, avaliações e análises, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção;
  • RH Saúde Ocupacional: lida com as exigências legais a respeito da saúde do colaborador no ambiente de trabalho;
  • RH Segurança do Trabalho: gerenciamento e emissão de todos os documentos exigidos.

Compreendeu como o software de ERP pode ir muito além do recrutamento e seleção? Ele é capaz de unificar as rotinas, processos e informações, além de promover o ambiente ideal para o pleno desenvolvimento do setor de Recursos Humanos.

Se ficou interessado nas funcionalidades acima, saiba que todas fazem parte da Solução SISPRO RH Gestão de Pessoas. Venha conhecer a profundidade e eficiência da nossa ferramenta que, aliada às metodologias adequadas, garante maiores resultados!