Capital humano: como a tecnologia influencia em um cenário de crise
21692
post-template-default,single,single-post,postid-21692,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Em meio a crises, de que forma a tecnologia influencia no gerenciamento do capital humano?

como a tecnologia influencia no gerenciamento do capital humano

Quando abordamos o capital humano é imprescindível associarmos o RH como peça-chave nesse cenário. O departamento de recursos humanos deverá ser o foco e exercer um posicionamento ainda mais estratégico para alinhar a tecnologia com a gestão do capital humano da empresa.

É justamente da necessidade de compreender o papel da transformação digital nas empresas e, principalmente, no RH, que criamos esse conteúdo.

Portanto, continue a leitura e entenda como a tecnologia influencia no gerenciamento do capital humano de uma organização. Se abster dos recursos tecnológicos é estagnar-se perante um mercado competitivo. Boa leitura!

Aprenda a relacionar o RH com a gestão de capital humano baseada na tecnologia

Não é de agora que o RH tem se tornando o precursor de uma transformação que altera por completo as ações e processos de uma empresa. Isso porque o setor ganhou um novo visionamento sobre as particularidades de cada atividade dentro da organização.

Através do monitoramento de indicadores bem delineados é possível que os profissionais de RH se tornem ainda mais estratégicos. Tudo para fortalecer o atingimento dos objetivos e metas do negócio.

É aí que entra o fator tecnológico em alinhamento com o capital humano. Na prática, a gestão do capital humano é responsável pela manutenção dos principais recursos dos colaboradores e seu desenvolvimento. Por sua vez, a eficiência e boas práticas são revertidas em resultados à empresa.

Dessa forma, a tecnologia permite o monitoramento da produtividade dos funcionários, da taxa de absenteísmo, do nível de engajamento das equipes e claro, da mensuração de resultados. E como isso é feito?

A automatização viabilizada pelo software de gestão mune o RH com tempo hábil na identificação de pontos de melhoria. Afinal, poucas serão as demandas a serem executadas manualmente, maximizando o campo de atuação dos profissionais.

Portanto, o processo de “diagnóstico” de gargalos é automático com a tecnologia e promove o direcionamento dos recursos às atividades de core business, ou seja, de crescimento.

A tecnologia será o norteamento das empresas na gestão de capital humano

Esse posicionamento apresenta todas as características de que será um movimento permanente nas empresas.

Dito isso, é natural assumirmos que para gerir o capital humano com eficiência, ampliando a margem de retenção de talentos, maximizando o engajamento dos colaboradores e abrindo margens para crescimento escalável, a tecnologia deverá permear os processos do negócio.

Isso porque a transformação digital é uma realidade não passível de ser ignorada. Além disso, tal processo entra em alinhamento com a descentralização do RH, que também é otimizada com a presença da tecnologia.

Na verdade, ambos os processos precisam acontecer em simultâneo, assim o RH se torna o eixo da transformação.

Por vezes pode ser complexo absorver tudo de uma vez, mas separamos 2 pontos que podem ser analisados para conhecer a qualidade e saúde do capital humano do seu negócio, afinal, é essencial uma análise prévia para estabelecer um método de atuação, não é mesmo?

Realize uma análise aprofundada da sua Cultura Organizacional

O autoconhecimento das características da cultura organizacional atual é vital para a implementação da tecnologia assertiva. Dentre os principais pontos de atenção estão:

1 – Definir o nível de inflexibilidade e engessamento dos processos atuais;

2 – Compreender se a gestão se move apenas verticalmente;

3 – Se há margem para que os colaboradores tomem partido nas decisões e mudanças;

4 – Quando existentes, as tecnologias ainda suprem as necessidades básicas para o crescimento da empresa?

Estas perguntas básicas podem promover um “start” aprimorado na hora de implementar os melhores recursos tecnológicos. Aliás, o desenvolvimento interno do seu negócio depende da ação conjunta entre gestores e RH.

O investimento em novas tecnologias deve ser discutido com afinco

É comum associar a tecnologia a altos custos, mas nem sempre isso é realidade. Por isso é que você deve realizar a análise anterior, ou seja, para identificar a aplicação das tecnologias adequadas ao seu negócio.

Desse modo, objetivando aumentar a valorização, ao passo em que a produtividade é estimulada, sua gestão e gestores devem discutir o investimento em um software de gestão como o alicerce para gerenciar o capital humano. No que se baseia um software?

É uma ferramenta desenvolvida com a mais alta tecnologia para entregar recursos que permitem aos gestores monitorar, por exemplo, desde o processo de admissão – focando em talentos natos – controle dos processos de pagamentos e até mesmo da demissão de colaboradores.

Em outras palavras, centraliza as ações automatizadas nas mãos dos profissionais de RH. Consegue conceber como é imprescindível para a qualificação do capital humano?

Se ficou interessado em unificar seus processos à tecnologia, mas ainda não sabe como, é só entrar em contato com a nossa equipe, temos certeza de que podemos fazer a diferença para seu negócio. Estamos aqui por você!

Pedimos que nossos clientes e parceiros utilizem nosso Portal de Atendimento que é totalmente Web. Caso sua empresa não tenha acesso ao portal, envie um e-mail para:

1 – ERP: suporte.cloud@sispro.com.br / suporte.supfis@sispro.com.br

2 – Solução Fiscal: suporte.solucaofiscal@sispro.com.br

3 – Gestão de Pessoas: suporte.folha@sispro.com.br

4 – Gestão Patrimonial: suporte.patrimonio@sispro.com.br

5 – Instalação: suporteinstalacao@sispro.com.br

A SISPRO já está batalhando e fazendo sua parte, e gostaríamos de reiterar que é apenas por meio do esforço coletivo e da preocupação com o próximo que sairemos inteiros de mais essa dificuldade.

De qualquer forma deixamos os contatos do nosso canal comercial para que consiga tirar qualquer dúvida sobre esse recurso.

Estamos no WhatsApp, no chat e no telefone 0800 541 3300.Estamos juntos nessa e iremos prevalecer sobre as adversidades se atuarmos em uníssono. Então, saiba que a Equipe SISPRO está aqui por você!