Descentralização do RH: o que é, importância e as vantagens
21125
post-template-default,single,single-post,postid-21125,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Descentralização do RH: o que é, importância e as vantagens

o que é descentralização do RH

A notoriedade da descentralização do RH é resultado, em partes, do avanço tecnológico no âmbito empresarial. É considerada a equação de uma fórmula assertiva, no sentido de que reduz de forma sensível o sobrepeso das demandas desempenhadas pelo setor de Recursos Humanos.

Então, essa, que é considerada uma tendência, ganha espaço em tempo real, pois promove inúmeras vantagens às empresas, ao passo em que assegura o desenvolvimento de uma crucial vantagem competitiva.

E para te auxiliar na compreensão do que se trata a descentralização do RH, reunimos informações que irão abrir seus olhos para processos reformulados e otimizados no RH. Então, acompanhe!

O que significa a descentralização do RH

A descentralização do RH consiste no deslocamento de certas tarefas, atividades e processos, que eram exclusivamente de responsabilidade apenas do RH, dessa forma, há uma transferência dessas atribuições a outros profissionais da empresa.

Portanto, como bons exemplos, temos as seguintes funções descentralizadas:

  • Solicitações diversas;
  • Documentos;
  • Processos e rotinas internas;
  • Espelho de ponto;
  • Banco de horas;
  • Férias;
  • Verificação do ponto;
  • Descrições acerca do cargo;
  • Comprovantes de rendimento;
  • Saldo de férias;
  • Recibos de pagamentos.

Desse modo, descentralizar este tipo de informação visa aliviar o setor de Recursos Humanos do sobrepeso de funções. Por conseguinte, os colaboradores e demais gestores se habilitam a gerir suas próprias informações, amenizando o RH.

Contudo, é fundamental apontar que mesmo com a descentralização do RH, o setor não perde em nada a sua importância, pelo contrário, a necessidade de gerenciar e organizar essa nova perspectiva só amplia a relevância da gestão de RH estratégica.

Qual a importância da descentralização em uma empresa

Todos sabemos que o dia a dia do RH é provavelmente o mais movimentado em uma empresa. Isso porque, são infinitas as obrigações e responsabilidades que os profissionais devem suprir, não é mesmo?

E assumindo seu papel estratégico atual, qual tempo os gestores de RH teriam para pensar em direcionamentos mais assertivos, tomadas de decisão mais bem embasadas ou objetivar o crescimento da empresa?

Portanto, é justamente essa a importância intrínseca à descentralização, ou seja, a gestão de pessoas adquire tempo hábil para buscar o desenvolvimento, planejamento e ação estratégica, fomentado assim, os benefícios e vantagens competitivas.

Embora seja algo específico, para que a “dispersão” das demandas obtenha sucesso, é imprescindível que o RH transpareça organização, uma vez que reduzir a centralização não abstém os profissionais de suas responsabilidades.

Descentralização do RH: veja as principais vantagens

No momento em que um colaborador consegue acessar suas próprias informações, como comprovante de rendimento e saldo de férias, o RH economiza tempo em atividades redundantes e passa a aplicá-lo em ações que trazem mais resultados à empresa como um todo. Sendo assim, veja as principais vantagens de descentralização do RH!

  • Maximiza o controle dos procedimentos e etapas de execução;
  • Diminui consideravelmente as atividades e processos operacionais;
  • Viabiliza maior disponibilidade no acesso às informações;
  • Maior autonomia aos envolvidos;
  • Proporciona aos colaboradores consultas imediatas aos seus dados;
  • Simplifica os ajustes relacionados ao controle de ponto;
  • Redução dos gastos com impressão;
  • Maximização da produtividade geral da empresa.

E Se a sobrevivência é uma característica do mais apto, buscar a excelência nos processos empresariais é uma obrigatoriedade que não pode ser negligenciada. Dessa maneira, a gestão deve sempre buscar o desenvolvimento organizacional e isso é resultado direto da descentralização das informações do RH.

Nesse cenário a Solução SISPRO RH Gestão de Pessoas é sua maior ferramenta. Afinal, é capaz de otimizar os processos de gestão de pessoas, oferece recursos versáteis e totalmente flexíveis, indispensáveis para qualquer planejamento de descentralização, tudo isso de forma integrada e com grande facilidade de uso.

Entre em contato agora mesmo para maiores detalhes de nossos especialistas, pois quando o assunto é Gestão de Pessoas, a SISPRO tem o melhor a oferecer para o seu negócio.

Quer saber mais sobre RH? Veja este post sobre como o RH deve ser guiado por dados, acesse!