Automatização de processos: confira os benefícios para o RH
21467
post-template-default,single,single-post,postid-21467,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Automatização de processos: confira os benefícios para o RH

quais os benefícios da automatização de processos para o RH

Para evitar problemas com a legislação trabalhista e garantir que os colaboradores tenham todos os seus direitos atendidos, é preciso ter um RH que funcione. Contudo, mesmo com bons profissionais, é possível que erros aconteçam. É por isso que a automatização de processos é uma tendência, principalmente nas grandes empresas. 

Vale lembrar que também é o RH quem contrata novos colaboradores e faz todo o processo de seleção. Assim, quanto mais estruturado o trabalhador estiver, melhor para a empresa. 

Confira as vantagens da automatização de processos do RH e veja com o é importante investir nela! 

A automatização de processos facilita a gestão de ponto

Cabe ao RH da empresa fazer o controle de frequência e também ter a certeza de que as horas extras são pagas. Sem contar que é necessário se certificar de que a carga horária semanal está de acordo com a legislação vigente e que os adicionais noturnos foram pago corretamente.

Há ainda questões de periculosidade, que merecem a atenção. São muitos detalhes e qualquer erro pode resultar em problemas futuros. A automatização de processos é possível realizar o controle de ponto online. Assim, todos os dados caem no sistema, o que torna o trabalho mais simples e diminui o risco de erros. 

Segurança de dados

Outro ponto a ser levado em conta é a segurança dos dados. O ponto online lança os dados no sistema, automaticamente. Isso permite que tudo seja armazenado e lançado em tempo real. Depois, os dados são transferidos para a folha de ponto. Assim, não há risco de informações serem alteradas ou de algo ser esquecido. Tudo fica mais seguro! 

Evita erros de no pagamento

Um colaborador que não recebe, por exemplo, a periculosidade, pode processar a empresa. Afinal, seus direitos não foram garantidos. Dessa forma, além com o custo para pagar tudo atrasado, o seu negócio terá que arcar com advogado e um grande processo. 

Quando há a automatização de processos do RH é mais difícil que esse tipo de coisa aconteça. Afinal, o trabalhador está cadastrado e os seus dados podem ser enviados, automaticamente, para a folha de pontos.

Mão de obra dos funcionários

A automatização de processos faz com que o tempo, que antes o colaborador usava para armazenar dados, passe a ser útil para analisar o que está acontecendo na empresa. 

Dessa forma, é possível identificar falhas, criar um plano de retenção de talentos, melhorar o treinamento, entre outros. Assim, podemos dizer que graças à automatização de processos, a equipe passa a ter tempo de lançar ações importantes para o crescimento a empresa. 

Facilita a gestão de arquivos de colaboradores

Se antes era preciso ter caixas de arquivos e, cada vez que precisava de algo, era necessário remexer documentos, com a automatização de processos do RH isso muda. Tudo, desde os dados, até contrato e pagamentos de bonificação ficam cadastrados em um único lugar.

Isso evita o acúmulo de documentos impressos, bem como facilita o acesso aos dados, otimizando os processos. Viu como a automatização de processos pode ser benéfica ao setor de RH? Você sabe o que é controle de ponto por exceção? Descubra agora!