8 benefícios que um ERP Cloud vai trazer para sua empresa | SISPRO
9645
post-template-default,single,single-post,postid-9645,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

8 benefícios que um ERP Cloud vai trazer para sua empresa

Os gestores de empresas assumem uma alta responsabilidade, que envolve cuidar de todos os setores da organização, realizar múltiplas atividades e cumprir todas as normas próprias da sua área de atuação. Cabe ao gestor e à sua equipe resolver os diversos problemas que surgem ao longo do percurso, encontrando soluções apropriadas e desenvolvendo o planejamento estratégico para um dado período do negócio.

Independentemente se sua empresa vende mercadorias ou oferece serviços, você precisará de apoio para realizar uma gestão altamente eficiente. E os ERPs são as principais ferramentas quando se fala em gestão de negócios. Mas, como qualquer ferramenta, eles seguem evoluindo, e hoje já existe o ERP Cloud, que transforma o que já era bom para os negócios em excepcional!

Veja 8 benefícios de adotar um ERP Cloud para gerenciar sua empresa!

1. Menos custos e mais praticidade

Os ERPs na nuvem exibem um grande diferencial: não precisam ser instalados nas máquinas das empresas que aproveitam esses serviços. Dessa forma, o gestor não necessitará dispor de infraestrutura física para implantar seus softwares de trabalho.

Essa característica representa menos trabalho e menos custos para a empresa, já que ela não terá de direcionar recursos periodicamente para atualização de seus equipamentos e com a aquisição das licenças de softwares. Para aproveitar um ERP Cloud, o gestor precisa somente assinar um contrato referente aos direitos de uso e pagar pelas funcionalidades que utilizar. Isso é conhecido como SaaS (Software como Serviço).

Contratar os serviços de um software na nuvem significa mais praticidade e eficiência a custos bem menores!

2. Mais segurança

A segurança no uso dessa ferramenta é algo de que alguns empreendedores ainda duvidam. Persiste a ideia de que um software instalado é muito mais seguro do que um sistema que roda na nuvem, que parece ser mais vulnerável a interceptações e às invasões no ambiente web. Pensamento errado!

Ao contrário do que acontece com softwares instalados, o gestor que adquire os serviços de ERP na nuvem não precisa se preocupar com a segurança dos dados que estão armazenados, usando ferramentas apropriadas para combater um eventual vírus e contratando profissionais especializados. A empresa que fornece o ERP Cloud apresenta um alto poder técnico e segue normas internacionais para garantir a segurança de todos os dados armazenados.

Por meio de um contrato, o fornecedor se responsabiliza por ocasionais danos causados às informações da empresa. Mesmo quando acontecem imprevistos, como a quebra de alguma máquina ou a impossibilidade de chegar ao escritório, os dados são conservados em total segurança no data center do provedor. E o gestor poderá acessá-los de outros dispositivos.

3. Escalabilidade

Com os ERPs tradicionais, a empresa precisava adquirir novas licenças e passar por períodos, muitas vezes longos, de implantação em cada máquina. Esse procedimento acontecia repetidamente, implicando mais custos, tempo e trabalho. Com uma solução de ERP Cloud, tudo é diferente!

Se a empresa contratar novos colaboradores, basta entrar em contato com o fornecedor do software, fazer uma pequena alteração no acordo e o acesso será oferecido em um curto espaço de tempo aos novos integrantes.

O sistema na nuvem é facilmente escalável, se ajustando ao crescimento do negócio e passando até a impulsioná-lo!

Caso, por exemplo, o volume de dados se amplie exponencialmente, o espaço disponibilizado para o armazenamento na nuvem é ilimitado. Se, por outro lado, houver perdas de dados e documentos importantes e sigilosos, o backup automático resolverá o problema.

4. Disponibilidade permanente

Mais uma vez comparando o ERP Cloud com uma solução ERP tradicional, podemos dizer que é um desafio, nem sempre superado, manter um software instalado na estrutura interna da empresa com desempenho satisfatório e em total disponibilidade.

À medida que os colaboradores tenham dificuldades em acessar as diversas funcionalidades, o sistema começa a ficar moroso, as operações ficam mais lentas e podem mesmo parar. Sem falar que, quando essas coisas começam a acontecer, os prejuízos também aparecem.

O ERP Cloud não apresenta problemas desse tipo, já que o provedor traz poder tecnológico e trabalha com espelhamento de servidores. Ou seja, se um servidor estiver fora do ar, outro servidor será ativado automaticamente. Esse revezamento automático permite que os usuários continuem realizando bem suas atividades e acessando as funções normalmente, sem sequer perceber a ocorrência de um breve período de indisponibilidade.

5. Mais mobilidade

Outra grande vantagem de contratar os serviços de um software na nuvem é que o gestor poderá acessar o sistema de qualquer local, de qualquer dispositivo e a qualquer hora. Ele só vai precisar de três condições: acesso à internet, autorização e chave de acesso.

A mobilidade tem se destacado como um dos diferenciais mais relevantes no mundo dos negócios. Por isso, cada vez se desenvolvem mais aplicativos que podem ser utilizados em aparelhos móveis.

Observe um bom exemplo de como a mobilidade de um ERP na nuvem poderia contribuir para aumentar a produtividade do negócio: um funcionário que trabalha em campo não vai precisar mais ligar ou enviar um e-mail para um assistente a fim de que determinado serviço ou pedido seja registrado no sistema. Basta que ele insira os dados recebidos em tempo real pelo back office, usando seu smartphone.

A mobilidade torna os processos e o atendimento ao cliente melhores e mais ágeis!

6. Controle otimizado

O gestor e sua equipe terão maior controle por meio de um sistema que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento e de qualquer dispositivo. Os deslocamentos contínuos e a correria para chegar ao escritório se tornam desnecessários.

Para acessar relatórios gerenciais, avaliá-los e tomar decisões, o gestor precisa somente se conectar à internet, por meio de qualquer dispositivo (que pode ser um smartphone, um notebook, um tablet ou mesmo o desktop), para enviar qualquer documento ou arquivo importante de qualquer local onde estiver.

7. Mais colaboração

O ERP Cloud possui um potencial elevado de colaboratividade para ser aproveitado pelos diferentes departamentos e colaboradores. Ou seja, todos eles, de onde estiverem, podem acessar os mesmos arquivos ao mesmo tempo, sem que seja preciso trocar papéis ou enviar anexos por e-mail.

O poder de conferir maior integração entre os setores faz com que o ERP na nuvem seja um importante aliado no aumento da produtividade empresarial!

8. Maior potencial competitivo

Enfim, usando todos esses recursos e usufruindo todas essas vantagens, a empresa se torna muito mais competitiva, tanto do ponto de vista operacional quanto financeiro. O gestor não precisará fazer altos investimentos em infraestrutura. Nem é preciso dizer que a economia de custos é um diferencial competitivo fundamental em tempos difíceis!

Vale deixar claro que o gestor também terá mais tempo para se dedicar à atividade principal do negócio, às melhores formas de aumentar seus lucros, já que a parte técnica do sistema do ERP Cloud será responsabilidade do provedor.

E você, já possui um ERP na nuvem? Conhece suas funcionalidades? Entre em contato conosco e tenha mais informações sobre a ferramenta que irá revolucionar o seu negócio!