Gestão de Vendas: 5 passos para manter o time motivado
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Gestão de Vendas: 5 passos para manter o time motivado

como ter uma gestão de vendas eficiente e um time motivado

Um dos grandes desafios de quem atua com gestão de vendas é manter a equipe motivada. O trabalho é intenso e as metas não param de chegar. Tudo isso pode resultar em um clima de estresse e, em alguns casos, até de desânimo por parte dos colaboradores.

Por isso, o responsável pela gestão de vendas deve estar sempre atento e procurando mostrar para a equipe o quão importante ela é. Além disso, é necessário estar pronto para ajudar, sempre que necessário, e orientar sobre as melhores práticas de atuação. 

Claro que, cada equipe necessita de uma coisa e apresenta problemas diferentes. Contudo, há algumas práticas que pode ajudar o gestor de vendas a obter bons resultados. Confira e pratique! 

Cinco dicas para o responsável pela gestão de vendas

Se você é o responsável pela gestão de vendas, confira cinco dicas úteis que ajudarão a manter a equipe motivada! 

Garanta um ambiente de trabalho agradável

Ninguém, nem o responsável pela gestão de vendas, consegue se manter motivado se o ambiente de trabalho for ruim. Por isso, a primeira dica é fazer o possível para que todos se sintam bem e notem que o seu trabalho é algo interessante.

Para isso, é preciso investir em alternativas que facilitem o dia a dia da equipe. É possível, por exemplo, automatizar o envio de pedidos, para facilitar a comunicação entre a sede e a equipe de campo. 

Além disso, é indicado permitir um horário mais flexível. Afinal, o colaborador tem uma rotina intensa e, se ele chegar meia hora mais tarde no trabalho, por exemplo, poderá ser feito da mesma forma. Todos esses detalhes ajudam o profissional a se sentir bem. 

Invista em treinamentos

Quando uma empresa se preocupa em treinar os colaboradores, ela ajuda os profissionais a atingirem as metas e objetivos. Os melhores resultados, atingidos graças a um treinamento bem feito, motiva a equipe. Além disso, a preparar para cada etapa do processo.

Além de treinamento, é indicado investir em especializações. Afinal, essa é uma das formas de valorizar o colaborador e ajudá-lo a atuar mais feliz e satisfeito. 

Cuidado com as metas 

Nem mais nem menos! É preciso ter uma meta que a equipe possa atingir mas que, ao mesmo tempo não a subestime. Se o grupo vende 1000 sacas de milho por mês, não adianta pedir que no mês seguinte passem a vender 10 mil sacas. Ninguém faz milagre e, ao mesmo tempo, o fato de não atingir a meta pode desmotivar os colaboradores.

Por isso, cabe ao responsável pela gestão de vendas estabelecer metas possíveis. Além disso, como o desafio é novo, é indicado oferecer uma bonificação para a pessoa que conseguir batê-la. Pode ser, por exemplo, uma folga ou um valor em dinheiro.

Ofereça benefícios

Não é preciso dar aumento ou outra quantia em dinheiro. Há outras formas de oferecer benefícios, para que as pessoas se sintam importantes e valorizadas. 

Claro que a comissão de venda é interessante, mas plano de saúde, convênio com academia e até vale alimentação também são ótimas opções. 

Dê feedbacks

Reúna os vendedores externos e elogie, quando uma meta for alcançada. Destaque o esforço e saiba valorizar as ações. Isso é muito importante para uma gestão de vendas de sucesso! 

Com o CRM SISPRO, é possível acompanhar o time de vendas em tempo real. Dessa forma, terá como avaliar as ações e oferecer orientações com possíveis melhorias. Visando sempre atender bem, melhorar os processos e garantir uma equipe motivada. Além da equipe de venda, é preciso se preocupar com a gestão financeiras. Confira dicas importantes!