Com a aproximação do fim do exercício contábil de 2025, a preocupação de assegurar o checklist de compliance eficiente aumenta entre os gestores. Isso porque esse é o momento de revisar processos e garantir a precisão dos demonstrativos, a fim de evitar penalidades.
Por isso, é preciso ter organização no modo como cada entrega será revisada para que a equipe consiga se certificar que todos os registros estão atualizados e que tudo o que é demandado pela lei foi apresentado.
Então, para ajudar você nessa reta final de ano, preparamos um checklist completo para guiar a revisão de compliance na sua empresa. Siga a leitura e veja na prática como finalizar o ano com a gestão em dia!
3 pilares para garantir o compliance do seu negócio sem erros
Para garantir que a sua organização esteja pronta para o próximo ciclo, dividimos as ações de revisão e planejamento em três frentes principais, que acreditamos serem a chave para a conformidade:
1. Organização Operacional
Esse é o pilar que foca em garantir que os dados estejam corretos e prontos para o balanço final, e é impulsionado quando se usa ERP para conformidade, já que esse sistema facilita os seguintes aspectos:
- Monitoramento de contratos
Mantenha em acompanhamento os prazos e as renovações que se estenderão para o próximo ano da sua empresa, já que isso ajuda você a evitar multas e preservar a continuidade dos serviços.
- Revisão e conciliação Contábil
Compare os saldos das suas contas com os registros do sistema, para identificar possíveis divergências nos lançamentos e corrigí-las antes de entregas como a do balanço patrimonial, por exemplo.
- Gestão de ativos
Também na etapa de organização operacional, concilie o seu inventário físico com os valores contábeis atualizados, a fim de que dados como a depreciação dos ativos estejam registrados.
2. Revisão legal
Depois de assegurado que os registros espelham a realidade prática da sua empresa, atente-se aos seguintes detalhes legais para evitar problemas com o Fisco:
- Análise de obrigações acessórias
Revise o cronograma de entrega das obrigações fiscais e tributárias do ano como a EFD-Reinf, ECD e ECF. Assim, você assegura que todos os documentos necessários para o compliance já estejam reunidos e revisados.
- Revisão de classificação fiscal
Verifique se no seu estoque, os códigos atribuídos às mercadorias condizem com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), para evitar erros de tributação e, principalmente, penalidades fiscais futuras.
3. Planejamento para o próximo ciclo
Lembre-se que junto do checklist de eficiência em compliance para o ano presente, a hora de planejar o compliance do próximo ciclo também é agora. Por isso, invista em:
- Definição de orçamento
Depois de finalizar a consolidação dos dados do exercício atual, utilize as informações atualizadas de processos empresariais para estabelecer metas financeiras realistas e estratégicas para o próximo ano.
- Organização do arquivo digital
Com tudo organizado, invista na padronização do armazenamento de documentos, como notas, e na eficiência do controle de inventário, a fim de facilitar a busca de registros e agilizar a rotina fiscal do próximo exercício.
Acelere o seu fechamento de 2025 com a tecnologia SISPRO
Você notou que todas as etapas acima podem ser facilitadas quando a precisão e a integração dos seus dados está assegurada o ano todo?
Tal fato se explica porque a integração torna a eficiência do checklist muito mais assertiva, já que todas as informações da empresa ficam atualizadas de forma segura, e estão disponíveis para consulta sempre que necessário.
É assim que a tecnologia do SISPRO ERP Cloud se torna a sua maior aliada para uma gestão eficiente, já que ao invés de gastar tempo com revisões manuais, você garante:
- Automação da conciliação – o sistema faz a conciliação bancária e contábil de forma automática e identifica divergências em tempo real.
- Controle de prazos – o vencimento de contratos e a entrega de obrigações acessórias são monitoradas automaticamente e você recebe alertas de prazo.
- Integridade dos dados – as informações ficam resguardadas pela criptografia da nuvem, o que elimina o risco de extravios que poderiam resultar em multas.
Quer saber mais sobre como a solução SISPRO pode garantir o compliance do seu negócio? Clique aqui e confira tudo o que você precisa saber sobre as vantagens da implantação do ERP!
O próximo passo é a estratégia!
Com o checklist em mãos, agora é a sua vez de aplicá-lo e encerrar o ano de forma organizada, para garantir entregas fiscais e tributárias em total conformidade e proteger a sua empresa de riscos desnecessários.
Se você gostou deste texto, queremos contar que a SISPRO produz conteúdos gratuitos todas as semanas para apoiar empresas na superação dos desafios da administração corporativa e impulsionar resultados sustentáveis.
Então, para receber dicas práticas de como tornar a sua gestão mais eficiente, continue acompanhando o blog da SISPRO!





