O RH é decisivo para tornar a rotina do colaborador agradável na empresa, uma vez que esta área se ocupa da gestão e melhoria dos indicadores de trabalho e, também, do acompanhamento das solicitações que os empregados realizam.
Nessa ótica, quanto mais imerso em burocracias está o setor de Recursos Humanos, menos tempo têm para planejar a retenção e o desenvolvimento de talentos dentro do negócio, fato que pode ser um empecílio para o crescimento empresarial.
Assim, se a organização investe pouco na desburocratização do RH, mais prejudicada é a sua eficiência operacional e a tendência é que menor seja a satisfação dos indivíduos com o trabalho, especialmente por não se sentirem reconhecidos.
Pensando nisso, se você deseja saber como melhorar a experiência dos seus colaboradores, otimizando tempo no RH para impulsionar os resultados da sua empresa, siga esta leitura e confira práticas para implementar ainda este ano!
O caminho para a automatização de tarefas repetitivas no RH
Primeiramente, é preciso considerar que as rotinas de RH ainda não otimizadas reúnem, em geral, o ponto em comum de ainda não terem investido na automatização de tarefas que são manuais e que estão associadas ao Departamento Pessoal.
Por exemplo, demandas como a organização da Folha de Pagamento são rotineiras e puramente burocráticas, de modo que podem ser delegadas aos sistemas de gestão automática, já que só roubam tempo estratégico da equipe quando feitas à mão.
O mesmo vale para o controle da jornada de trabalho, que antes precisava ser feito em um livro ponto e, hoje, com a implementação do ponto eletrônico, já é embutido no portal do colaborador e garante a precisão das horas trabalhadas.
Como garantir a centralização de informações para ter mais agilidade?
Outro ponto essencial a ser considerado para otimizar tempo no RH é a importância da agilidade na centralização de informações.
Nesse entendimento, é preciso destacar que os registros armazenados em planilhas de Excel ou Word, que precisam ser manualmente exportados e integrados ao histórico da empresa se tornam cada vez mais obsoletos.
Tal realidade não reflete a dinamicidade do mercado atual, que necessita de indicadores atualizados para que a gestão da empresa possa fazer consultas de qualquer lugar e hora, o que mais uma vez reforça a importância de investir em automação.
Sendo assim, para garantir a integração dos dados do seu RH você pode considerar:
- Investir em uma ferramenta self-service, onde o colaborador adicione os seus documentos e solicitações de férias;
- Adotar um sistema que ofereça acesso web e mobile às informações atualizadas dos seus colaboradores;
- Utilizar no RH uma solução com integração ao e-Social, que reduzirá o retrabalho da sua equipe em compilar dados;
Essas são apenas algumas das iniciativas que podem elevar a eficiência operacional do RH, já que todas as ações destacadas seriam realizadas de modo manual caso o negócio não utilizasse a tecnologia nestes processos.
Foco na experiência do colaborador por meio da automação
A área da empresa que mais deve se ocupar do reconhecimento do trabalhador é a de Recursos Humanos, o que não acontece quando este setor está engessado por excesso de burocrácia.
Mas afinal, que ação do RH, junto da escuta ativa, é um reconhecimento aos trabalhadores? Atualmente, o incremento de autonomia tem se mostrado um grande diferencial para que os indivíduos se sintam satisfeitos com os seus trabalhos.
Por exemplo, um portal do colaborador como o App SeuRH além de desburocratizar tarefas manuais, permite ao funcionário realizar pedidos de férias e benefícios direto pelo celular e ainda, acompanhar a evolução dessas solicitações.
Desse modo, graças à automação é possível melhorar a experiência do colaborador e ampliar a sua percepção de eficiência quanto às petições que faz para a empresa e do reconhecimento que recebe dos seus empregadores.
Assim, em uma medida que pode parecer simples, temos um impacto que reflete positivamente para o crescimento da empresa, já que:
- Menor será a burocracia no RH
- Há mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento e à retenção de talentos
- Maior é a satisfação dos colaboradores
- Maior se torna a produtividade geral no negócio
Otimize o trabalho do seu RH com quem entende do assunto!
Como vimos ao longo deste post, a automatização de tarefas é a chave para liberar tempo para que o RH possa colocar o colaborador no centro das ações e, assim, ser um aliado da empresa na hora de reter profissionais competentes e elevar resultados.
Na SISPRO, atendemos mais de 2.000 empresas com soluções que otimizam tarefas burocráticas da Gestão de Pessoas, Contratos, Patrimônio e muito mais graças ao nosso ecossistema completo, que atende a todas as demandas corporativas.
Quer otimizar o seu RH? Automação de Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico e de entregas do e-Social, você garante com a SISPRO!
Para ver o SISPRO Gestão de Pessoas em ação, clique aqui e solicite uma demonstração hoje mesmo!






