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Feedback do cliente: como coletar e qual o impacto na renovação de contratos

  • 28/06/2023
  • 09:21
  • por Marketing Sispro

O Grupo Sispro já soma mais de 50 anos de existência e atende o Brasil com soluções que impactam rotinas corporativas de norte a sul. Nessa trajetória, percebemos ano a ano a importância de ouvir os depoimentos dos clientes para o direcionamento de ações nas nossas empresas. 

Nesse post, você vai encontrar tudo sobre como coletar feedbacks e qual o impacto dos depoimentos na renovação de contratos! Siga a leitura e confira!

Como os feedbacks dos clientes se relacionam com o sucesso dos negócios?

A percepção que os clientes têm do seu negócio é uma verdadeira chave para a inovação do seu modo de trabalho, visto que podem surgir ideias que ainda não tinham sido consideradas para implementação. Além disso, os feedbacks mostram ao nosso público o quanto valorizamos a experiência de cada um com o atendimento. 

Nessa ótica, ouvindo e aplicando o que os nossos parceiros nos trazem, podemos implementar ações que aumentem o engajamento dessas pessoas com a organização, garantindo assim sucesso na renovação de contratos. Logo, é fundamental que todo gestor conheça métodos de reunir depoimentos e extrair deles o melhor. 

3 métodos famosos de coleta de feedback

1. Questionário de satisfação 

Estruturar perguntas diretas para que os seus clientes respondam livremente é um dos métodos mais conhecidos de reunir depoimentos. Aqui, a grande vantagem é que você não limita as respostas, permitindo que o seu público se expresse como achar melhor. 

  • Essa prática pode render insights valiosos sobre os seus serviços e oferece uma visão ampla da experiência dos seus clientes com a sua marca. 

2. Rodadas de conversas individuais 

Nesse formato, os seus colaboradores reservam tempo para ouvirem como tem sido o vínculo clientes-organização e como se sentem quanto ao atendimento das demandas contratuais. Esse modelo é o mais personalizado de coletar feedbacks e abre espaço para que o parceiro realmente se aproxime da sua equipe. 

  • Diante desses pontos, realizar entrevistas individuais é uma boa estratégia para fortalecer a conexão empresa-cliente e garantir o sucesso da renovação do contrato. 

3. Pesquisa NPS (Net Promoter Score)

A pesquisa NPS é famosa por ser uma maneira bastante prática e assertiva de coletar feedbacks de clientes. Isso porque nesse modelo, você faz uma simples pergunta ao seu cliente: em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para os seus colegas/amigos?”

A resposta à pergunta indica o nível de satisfação que os clientes têm com o atendimento das demandas contratuais e demonstra a qualidade percebida no serviço da sua empresa. Assim,são considerados grandes promotores da sua marca clientes com notas 9 ou 10, indicando que trarão mais parceiros para o negócio.

 

Plano de ação a partir dos depoimentos 

Após coletar feedbacks, analise as respostas cuidadosamente. Isso é essencial para definir o que será implementado no seu negócio, uma vez que opiniões e sugestões de clientes norteiam as ações para quais são as áreas que merecem melhoria dentro do nosso negócio. 

Apenas ouvir os clientes não é suficiente para evitar o cancelamento dos contratos. Logo, elaborar um plano de ação para decidir o que será posto em prática a partir dos depoimentos impacta significativamente na satisfação e fidelização dos parceiros da sua empresa. 

Guia prático para garantir o sucesso das renovações contratuais na sua empresa 

Para você que leu até aqui, preparamos um material exclusivo com as melhores práticas de renovação contratual que compilamos nas décadas de atuação do Grupo Sispro. No e-book, você vai encontrar pontos como: formas de minimizar o rompimento de contratos e dicas de como usar a tecnologia a favor da sua empresa. Baixe o material completo e gratuito agora mesmo!

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