E mais uma vez a tecnologia é foco de um de nossos conteúdos, mas hoje o direcionamento será na transformação digital do RH em 2021. Nesse momento é imprescindível separar 2 elementos: a pandemia cedo ou tarde passará, porém, os investimentos em tecnologia serão permanentes.
E com isso novos hábitos serão fomentados, uma nova cultura organizacional surgirá e o RH se encontra bem no meio dessa avalanche de mudanças. Entretanto, esse é um processo que precisa ser planejado, pensado e discutido, uma vez que a gestão deve considerar cada aspecto e necessidade do seu RH.
Portanto, se você finalmente compreende que a transformação digital já está em curso e é algo inevitável, mas não tem ideia de como começar, saiba que a SISPRO irá mostrar agora como preparar sua organização para o que está por vir. Confira!
Tenha a tecnologia Cloud como referência na transformação digital do RH
A tecnologia de ferramentas como software ERP é velha companheira das empresas que entenderam sua importância. No entanto, ao longo dos últimos anos a Cloud Computing (tecnologia em nuvem) tem assumido cada dia mais espaço.
Só que a realidade é que a pandemia impactou diretamente nesse aspecto. Em outras palavras, a tecnologia na nuvem se tornou o eixo que possibilitou a absorção do conceito prático da transformação digital no dia a dia das empresas.
O planejamento de muitos negócios foi acelerado de maneira irreversível e as soluções cloud acabaram por se tornar a ponte que manteve tudo funcionando. Isso porque essa tecnologia traz:
1. Descentralização dos processos, fator que contribui para a atuação em home office da empresa;
2. Total mobilidade para que a gestão consiga gerenciar cada demanda do negócio;
3. Mais segurança na utilização remota dos recursos operacionais;
4. Oferta de inteligência artificial que nutre as ações.
Todavia, o que muitos deixam de considerar é que a solução em nuvem possui alta capacidade estratégica, isto é, não se limita apenas às atividades gerenciais, já que sua premissa é estimular um posicionamento inovador, eficiente e de resultados.
Em posse dessa ferramenta indispensável os profissionais de RH gerenciam com primor o capital humano da empresa. Afinal, é viável promover o engajamento, produtividade e melhor comunicação, culminando assim em uma cultura organizacional preparada para a chegada do pós-pandemia.
Quais os impactos da transformação digital no RH que você precisa conhecer
Quando falamos em transformação digital do RH não estamos apenas abordando uma possibilidade, mas mostrando como esse elemento é peça-chave na adequação de um mundo pós-crise, modificado em suas raízes e transformado pela tecnologia.
Sendo assim, é crucial entender cada impacto que a transformação digital impôs no setor de RH, a fim de associar a necessidade de aderir à tecnologia certa. Para isso separamos 3 principais pontos impactados neste ano completamente atípico, confira!
1. Processos e atividades transformados
A verdade é que a maioria das empresas ainda está no processo de assimilar as mudanças e novas necessidades. É por isso que a digitalização é uma demanda complexa em si, mas totalmente tangível.
Dessa maneira, as empresas buscam formas de assegurar mais produtividade aos colaboradores, ao passo em que o trabalho se torna mais dinâmico e inovador, especialmente no trabalho remoto.
Podemos indicar certas tecnologias que contribuem muito para o período de adaptação, tais como:
1. Solução de RH em nuvem;
2. Ferramentas de ponto digital;
3. Utilização de aplicativos que simplificam processos gerenciais;
4. Abertura de canais de comunicação a partir das tecnologias de imersão comunicativa;
5. Ferramentas de People Analytics;
6. Presença crescente da inteligência artificial.
Esse conjunto de ferramentas tem um único objetivo, que é suprir os gestores com informações certeiras, através da gestão da informação adequada ao contexto da inovação.
2. Ganhos recorrentes de produtividade
Atuar de maneira descentralizada e a partir do compartilhamento irrestrito das informações permite aos profissionais mais produtividade e poder de ação. Além disso, como há certa recorrência no tipo de ação do RH, a solução em nuvem viabiliza que as ações sejam concluídas com menos esforços, menos profissionais e com mais agilidade.
Então, se você quer focar no core business do negócio o momento é esse, não há outro meio para tornar isso realidade.
3. Diminuição dos gargalos diários
Para facilitar o entendimento, pense na transformação digital do RH como a aquisição de soluções que fazem todo o trabalho duro por você. Desse modo, os profissionais deixam de focar nos pormenores de suas funções, evitando distrações e ganhando margem para serem estratégicos.
Na prática isso se reflete em menos gargalos, pois a tecnologia permeia os processos e rege com eficiência as emergentes demandas empresariais.
Isso sem contar a automação dos processos que é um dos pilares da transformação digital.
O importante mesmo é conceber que esse é o momento ideal para ter um posicionamento inovador, novo e moldado às urgências que ainda enfrentaremos até tudo isso passar.
É por isso que a SISPRO bate constantemente na tecla de que sua empresa não precisa passar por essa transformação sozinha. É chegada a hora de unir forças e esforços, a fim de sobrepormos com autoridade a realidade em que nos encontramos.
Portanto, saiba que a SISPRO está de portas abertas para te auxiliar com todas as necessidades do seu negócio!