Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) comemora 50 anos e discute novo modelo de negócios na era digital e na revolução tecnológica
“A Propriedade Intelectual e a Sociedade do Conhecimento na nova Economia” será o tema central do XXXIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual. Os debates estarão voltados para o novo modelo de negócios da era digital e na geração de valor provocada pela revolução tecnológica.
Ao longo de dois dias, entrarão em discussão questões relacionadas à proteção às marcas em grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e temas polêmicos como os critérios de patenteabilidade para produtos biológicos e a legislação relacionada à transferência de tecnologia.
Promovido pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), que comemora 50 anos em 2013, o congresso será realizado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 20 de agosto. É o maior evento do setor da América do Sul. Esse ano, são esperados cerca de mil participantes dos quais 25% de estrangeiros.
O presidente da ABPI, Luiz Henrique do Amaral, destaca a abordagem ampla relacionada à geração de conhecimento e inovação. “A propriedade intelectual permite transformar a inovação em ativo, gerar negócio e benefício concreto para as empresas e o país”, afirma. O Congresso apresentará as tendências e analisará as dificuldades do setor. “Queremos apresentar alternativas concretas, que possam ser implementadas rapidamente”.
Os painéis tratarão ainda da importância das indicações geográficas, inclusive para a competitividade no mercado internacional, os desafios de construção de novas marcas e as embalagens genéricas. Entram nos debates também temas relacionados à proteção intelectual na distribuição de obras audiovisuais no mercado online e relacionados às matérias jornalísticas online.
A consolidação da liderança regional do Brasil como principal escritório de Propriedade Intelectual na América do Sul será debatida em um dos painéis que terá a presença do presidente do INPI, Jorge Ávila. Em sua palestra, Ávila mostrará os esforços do Brasil no aperfeiçoamento dos processos de registro de patentes e mostrará a experiência de cooperação entre países. Participam também entidades internacionais da propriedade intelectual como a World Intellectual Property Organization (WIPO) e a International Association for the Protection of Intellectual Property – AIPPI.
A sessão inaugural do Congresso terá a presença do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que falará sobre a tutela judicial da Propriedade Intelectual e os aspectos relacionados à legislação, segurança jurídica, marco regulatório e especialização do judiciário.
Os painéis contarão com a participação os maiores especialistas nacionais e estrangeiros e de representantes de empresas multinacionais. Estarão presentes representantes da General Electric, Almap BBDO, TV Globo, Natura, Unilever, Vale do Rio Doce, entre outros.
Também participarão dos debates o Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Itamaraty, Kenneth da Nóbrega e Alfred Boll, do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Programação completa e inscrições no site da ABPI: www.abpi.org.br. 16/08/13