Como sua empresa pode dar apoio para a geração do regime Home Office

Há quase dois anos estamos vivendo um novo normal e, o regime Home Office tem sido um grande aliado das empresas. Com o avanço digital nos últimos anos e com a facilidade ao acesso de recursos tecnológicos, o trabalho remoto ganha forças dentro das organizações. 

Por conta da Covid-19, o método de trabalho cresceu ainda mais, pois também garante mais benefícios e mais desafios que precisam ser superados pelas equipes de Recursos Humanos. E o principal dos desafios é: como apoiar os colaboradores que estão no regime home office?

Acompanhe o texto abaixo e saiba como ajudar os colaboradores da sua empresa que estão em home office!

Qual a importância do RH nesse processo?

Se presencialmente o trabalho da equipe de Gestão de Pessoal já era essencial, imagina quando o ambiente migra para o digital: a importância segue aumentando!

Manter a produtividade dos colaboradores como era antes de irem para o regime Home Office é o principal desafio das equipes de RH. Para que isso aconteça da melhor maneira é preciso oferecer subsídios para os colaboradores, como os equipamentos necessários para desempenharem as suas funções. 

A partir daí, são os profissionais de RH que precisarão monitorar os passos e desempenhos de todos os colaboradores, afinal, estar em casa com uma quantidade infinita de distrações não deve ser fácil para todos focarem no trabalho. E claro que os problemas que surgem no dia a dia também podem trazer problemas e fazer com que a produtividade baixe. 

É nesse momento que cabe ao RH, identificar os possíveis problemas e garantir que nenhum deles se torne mais grave e afete aquele profissional de maneira negativa e, também, não acarrete maiores problemas para a organização. Os problemas mais básicos do dia a dia como, uma má conexão da internet de algum colaborador é de responsabilidade da empresa, que deve dar o suporte necessário. 

Solucionando essas questões diárias, a equipe de Gestão de Pessoas contribui para o bom andamento do trabalho e para a implementação de uma nova cultura na empresa, fazendo com que os colaboradores entendam suas responsabilidades e, em longo prazo, possam diminuir o impacto que foi para essa mudança.

O que também pode auxiliar nessa mudança são as boas práticas para lidar com o dia a dia no home office, que fazem toda diferença!

Boas práticas para fazer a gestão do trabalho remoto

A fim de garantir o melhor resultado, é imprescindível que a equipe de Gestão de Pessoas entenda de boas práticas para assim conseguir contribuir para o melhor rendimento do colaborador em trabalho remoto. Para isso juntamos algumas dicas, confira!

Flexibilidade nos horários de expediente

Primeiramente, é preciso garantir que o home office seja produtivo para cada um dos colaboradores, por isso a flexibilização no horário de expediente é tão importante. Com o colaborador em casa, é necessário entender a rotina de cada pessoa e permitir, durante o tempo de adaptação, pequenos ajustes no modo de trabalho. Horários em comum, como reuniões, são importantes de serem definidos, porém a flexibilidade é bastante importante no restante do trabalho. 

Mantenha contato com colaboradores que tem filhos menores de idade

Muitos dos seus colaboradores podem ter crianças pequenas em casa e, essas crianças também possuem sua própria rotina. Por isso é preciso entender o lado de cada um, pois a ideia principal é reduzir o impacto da vida pessoal dos colaboradores nas suas funções de trabalho, permitindo que criem tempo para todas suas atividades dentro e fora da empresa. 

Crie um canal de comunicação com todos os colaboradores

Manter um canal de comunicação com a empresa toda é de extrema importância, pois todos precisam externar suas opiniões, compartilhar os seus desafios diários e quem sabe com a ajuda do todo consiga resolver os problemas. Mas o objetivo é facilitar a troca de mensagens dos colaboradores com os profissionais da área de RH. 

Atenção a saúde mental dos colaboradores

O bem-estar de todos os profissionais têm que ser a principal preocupação da sua empresa e o foco da equipe de RH. É normal que problemas de saúde aconteçam, mas o que preocupa é quando eles passam a afetar o trabalho dos colaboradores e a prejudicar o rendimento das equipes. Por isso, é primordial estar atenta aos sinais, identificando problemas em potencial, para que você e sua equipe possam adotar ações para solucioná-los, evitando assim situações mais graves. 

Adequação de benefícios corporativos

Os benefícios corporativos oferecidos quando os colaboradores passam a aderir o regime Home Office precisam ser readequados, pois agora outros benefícios podem ser mais bem utilizados. É importante que o time de Gestão de Pessoas crie algumas alternativas para que o colaborador possa utilizar seus benefícios da melhor maneira. 

Automatize seus processos internos

Além da utilização da tecnologia no dia a dia, é necessário adotar modos que possam otimizar o trabalho dos colaboradores. É preciso entender de uma vez por todas que os processos também podem ser eficientes no ambiente digital e a automatização de algumas atividades já é um grande avanço. 

E é nesse aspecto de automatização que a SISPRO pode te auxiliar! Você conhece a nossa solução SISPRO Gestão de Pessoas? 

Durante a pandemia grande parte dos colaboradores foram afetados por problemas de saúde mental e, se não fosse o auxílio da tecnologia as estratégias aplicadas pelas equipes de RH seriam afetadas negativamente. 

E são nesses momentos que as organizações precisam se reinventar, parar para refletir o que a tecnologia pode trazer de bom para o negócio e, assim, suprir as demandas do dia a dia e alcançar os objetivos.

A solução SISPRO Gestão de Pessoas visa otimizar os processos mais burocráticos da área de Recursos Humanos das empresas, oferendo recursos flexíveis. Saiba mais sobre a nossa solução clicando aqui e peça uma demonstração do nosso produto, nossos atendentes estão a postos para lhe atender!

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