No dia 20/08, o secretário da Fazenda de Goiás assinou instrução normativa determinando que o produtor agropecuário utilize Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a partir de 1º de setembro, em operações com gado bovino e bufalino.
O novo modelo de nota, pela Internet, passará a ser usado por 91 frigoríficos em atividade no Estado e cerca de 145 mil produtores rurais.
A NF-e poderá ser obtida pelo site da Secretaria, www.sefaz.go.gov.br , pelo produtor credenciado a emitir sua própria nota fiscal, ou nas agências fazendárias e delegacias fiscais regionais. Nas vendas do boi e do búfalo caberá aos produtores ou aos frigoríficos e abatedouros emitirem a Nota Fiscal Eletrônica de trânsito para o abate.
A medida visa garantir maior agilidade e simplicidade nas transações e facilitar o controle do fisco. Servidores da Secretaria foram treinados para fazer o serviço com presteza e vão usar banco de dados da Agrodefesa e do Ministério da Agricultura, seção de Goiás para acompanhar o trânsito dos animais.
Fonte: SEFAZ de Goiás – http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=47635 – 09/02/2008