Fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente nem sempre é fácil, principalmente para empresas que estão em processo de expansão e querem aumentar a lucratividade. Nesse processo, optar por um sistema de CRM (Customer Relationship Management) é uma solução que traz bons resultados a curto e longo prazo.
Porém, ainda que esses sistemas sejam utilizados há anos por milhares de corporações ao redor do mundo, muitos empreendedores ainda se perguntam se devem optar por um sistema de CRM e se eles de fato trazem resultado. Eles se surpreenderiam ao descobrir que as vantagens são muitas, e podem ajudar, inclusive, a aumentar o ticket médio da empresa!
Quer descobrir os benefícios do CRM e como se esses sistemas serão úteis para a sua empresa? Nos acompanhe neste artigo e confira!
1. CRM ajuda a melhorar o atendimento ao cliente
Você sabia que o CRM pode ajudar a sua empresa a aumentar em 5% a taxa de retenção e dobrar a lucratividade do seu negócio? Sim, esses são resultados diretos de uma melhor ao atendimento ao cliente, que é uma das grandes vantagens do CRM.
Os sistemas de CRM dão uma visão muito mais estratégica do negócio, além de organizar todos os processos realizados pelo setor de vendas. Isso garante que você consiga sistematizar as ações de marketing e vendas do seu negócio.
2. Gera insights para o marketing
O setor de vendas está em contato direto com os clientes e, muitas vezes, recebe os feedbacks diretos dos mesmos, sejam em forma de críticas ou elogios. Esses feedbacks, por mais bobos que pareçam, podem gerar insights interessantes para o setor de Marketing.
É nessa análise dos feedbacks que podem surgir novas soluções e até mesmo produtos completamente diferentes, voltados para atender demandas específicas trazidas pelos próprios clientes. Uma das grandes vantagens do CRM é que você consegue sistematizar todo esse processo.
3. O CRM ajuda a aumentar o ticket médio dos clientes
Aumentar o valor agregado do produto é o sonho de toda empresa, principalmente porque essa é uma forma de aumentar a lucratividade de forma estável e superar a concorrência. E essa é uma das vantagens dos sistemas de CRM, que ajuda o setor de Marketing da empresa a colher dados e informações cruciais do setor de Vendas.
Essas informações podem ser usadas para verificar com mais detalhes o comportamento do perfil de cliente da empresa. Os dados podem apontar, por exemplo, quais produtos possuem uma maior aceitação entre os consumidores e em quais épocas do ano determinados produtos vendem mais.
O resultado disso é um Marketing completamente alinhado às necessidades reais do cliente, gerando conteúdo de valor que o guia para compras mais qualificadas.
4. Auxilia na integração dos times de marketing e vendas
Muitos dos tópicos que já mencionamos, só são possíveis através de uma comunicação eficiente entre os times de Marketing e Vendas da empresa. Esse, aliás, é um grande desafio de boa parte das empresas, que sofrem com baixos resultados principalmente por causa da falta de integração entre todos os setores.
A vantagem do sistema de CRM é que ele integra todas as informações necessárias em um único lugar. Dessa forma, tanto a equipe de Marketing quanto a de Vendas têm acesso à todos os dados gerados por ambos setores, garantindo uma comunicação mais eficiente.
5. Melhora a gestão do setor de vendas
Verificar de perto a produtividade do setor de vendas é fundamental para toda empresa, mas é um processo complicado, que exige muita organização por parte da liderança.
O benefício do CRM é que todos os dados necessários para uma boa gestão são facilmente acessados pelos líderes de vendas.Isso pode ajudar o gestor a tomar decisões melhores, baseados em dados seguros sobre os processos de venda da empresa.
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