Leonardo Pereira, Presidente da CVM, que participou da reunião do CPC de 6/9, se posicionou sobre duas das suas maiores preocupações e desafios à frente da Comissão de Valores Mobiliários, em relação à convergência contábil, quais sejam: capacitação dos profissionais atuantes no mercado de capitais e qualidade das informações x quantidade.
Edison Arisa, Coordenador Técnico do CPC mencionou a ótima integração da CVM com o CPC que tem sido sinônimo de sucesso no processo da convergência contábil brasileira e atualizou o Presidente Leonardo quanto aos trabalhos do CPC que têm se intensificado com a maior participação, de forma antecipada, nas discussões dos drafts do IASB. Minimiza-se, assim, o risco de sermos pegos de surpresa sobre alguma nova norma.
A continuidade dessa parceria é primordial e isto foi reiterado por Leonardo Pereira, assim como pelos membros do CPC.
Foi comentada a grande preocupação do CPC em relação ao tema da qualidade de informações. Formou-se com o CODIM um Grupo de Estudos, o “GE – Notas Explicativas”, que está trabalhando há um ano na matéria e pretende preparar sugestões para serem discutidos com a CVM e com o mercado nos próximos meses.
Fonte:CPC