Por que migrar seu ERP na nuvem? Conheça as vantagens!
16027
post-template-default,single,single-post,postid-16027,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Por que migrar seu ERP na nuvem?

Atualmente as empresas buscam meios diferenciados para se tornarem mais ágeis, sólidas e eficazes nas tarefas diárias. A solução encontrada é o sistema ERP, mas isso levanta uma questão atual e que muitos ainda têm dúvidas, por que migrar seu ERP na nuvem?

Grande parte de quem utiliza esse sistema ainda mantém seu funcionamento local, ou seja, utiliza um espaço físico na empresa, para armazenar dados importantes. Saiba que sua empresa pode estar perdendo muito com isso, caso você seja um dos que utilizam essa forma de ERP local.

Se você está curioso sobre a importância de alterar essa armazenagem, fique tranquilo, pois esse conteúdo vai te mostrar exatamente o que precisa saber.

Quer saber por que migrar seu ERP na nuvem é o mais recomendado? Acompanhe a leitura imperdível desse conteúdo que vai te mostrar ao pé da letra, como sua empresa pode estar correndo risco e mais, como você poderia estar economizando.

Confira tudo sobre migrar seu ERP na nuvem logo a seguir!

As desvantagens de manter seu ERP local

Como o ERP é um sistema que costuma realizar a gestão de uma empresa de forma completa, a quantidade de dados gerados pode ser massiva. Garantir que a segurança, agilidade e controle de tudo isso seja eficaz, é prioridade para uma empresa.

A forma com o ERP organiza os dados e informações cria um fluxo automatizado e constante, sendo assim, manter ele localmente na empresa, pode não ser mais viável como era há algum tempo.

Primeiramente vamos falar sobre os custos, que podem ser elevados quando o ERP é local. Assim que a empresa adquire esse serviço ela passa a ser responsável por tudo acerca do ERP, isto é, manutenção, prevenção, gerenciamento, equipamentos e equipe especializada para executar os processos.

Dessa maneira, todos esses custos estão vinculados ao ERP que é responsabilidade da empresa compradora. Não obstante aos processos, ainda temos o treinamento da equipe para lidar com as funcionalidades e acima de tudo, a segurança que essa forma de armazenamento demanda.

Quanto à segurança, o ERP localizado na empresa pode ter seu banco de dados afetado por um vírus e perder informações extremamente importante para os processos da empresa, pois o sistema está sujeito a diversos erros técnicos.

Em vista de todas essas adversidades, veja como um ERP na nuvem pode facilmente substituir os riscos, altos custos de investimento, grandes processos envolvendo equipes inteiras e ainda, brechas na segurança dos dados.

Por que migrar seu ERP na nuvem: conheça 6 benefícios ao migrar

Por que migrar um ERP na nuvem

Essa é a forma de armazenamento mais indicada para quem possui fluxos de informações relevantes e que necessitam de toda proteção e agilidade no desempenho das mesmas. Em vista disso, separamos 6 benefícios que o ERP na nuvem oferece para sua empresa, confira!

1 – Tenha um sistema sempre disponível

Esse é o primeiro benefício apresentado, pois sua importância é extremamente relevante. Isso porque, quando você mantém seu ERP local é provável que eventualmente você encontre indisponibilidades indesejáveis.

Seja por falha de equipamentos, falta de manutenção, erros ocasionados por profissionais sem a qualificação apropriada e acima de tudo, por desastres naturais.

Isso causa sem dúvida, encarecimento operacional e convenhamos, a maioria das empresas não pode arcar com gastos não planejados. Saiba que quando você migra seu ERP na nuvem, tudo isso é retirado da equação.

A empresa que utiliza o armazenamento em nuvem conta com um sistema sempre disponível, pois não existem riscos como os citados acima. Quando acontece uma falha crítica, por exemplo, todo o processo é replicado em outro servidor e isso assegura seu funcionamento.

2 – Trabalhe finalmente a escalabilidade

Por ser altamente customizável, ou seja, você escolhe a quantidade de dados que precisa ser transmitido, o fator escalabilidade é colocado em perspectiva. Quando existe a possibilidade de moldar os processos àquilo que a empresa necessita, a evolução da empresa é trabalhada.

Esse tipo de serviço em nuvem possibilita a contratação de pacotes sob demanda, então a empresa encaixa suas necessidades à sazonalidade do que precisa no momento.

Maior flexibilidade auxilia no crescimento e desenvolvimento empresarial.

3 – Diminuição considerável de custos

Esse é dos benefícios mais apreciados pelas empresas, pois o usuário dessa tecnologia só investe naquilo que utiliza. Portanto, existe um balanceamento entre o que é gasto e o que é consumido de forma positiva.

Sem contar que ao migrar seu ERP na nuvem, a empresa deixa de gastar com equipamentos, espaço físico, treinamentos e tudo que acompanha a implantação adequada do ERP local.

Em outras palavras, você passa a usufruir apenas dos resultados, pois não existe a necessidade de manutenção, por exemplo, isso está tudo incluso no serviço.

O resultado é contar com um orçamento aprimorado e indicado para quem busca crescer economicamente.

4 – Segurança e confiabilidade

O armazenamento do ERP na nuvem conta com armazenamento em bancos de dados otimizados e à prova de falhas. Dessa forma, você pode guardar os dados mais importantes referentes a clientes, transações e ativos da empresa.

Por meio de restabelecimento automático, ou seja, em caso de falha humana, o sistema é replicado em um outro processo. Tudo para garantir a proteção dos dados e evitar perdas de informações vitais para sua empresa.

5 – Suporte especializado e imediato

Manter o armazenamento num espaço físico requer uma equipe de TI especializada e funcional. Por sua vez, os custos são ampliados, pois conseguir profissionais realmente capacitados exige um montante despendido considerável.

Por outro lado, ao fazer uso do armazenamento em nuvem, sua empresa conta com um suporte especializado. Sempre que precisar de acesso imediato ou mesmo a visita na localidade, o suporte se desloca para atendimento na empresa.

Mas tenha em mente que o suporte técnico quase não será acionado, uma vez que os processos raramente apresentam erros.

6 – Agilidade e flexibilidade no desempenho das tarefas

Você pode se perguntar: “minha empresa é pequena, será que ela se encaixa na migração do ERP na nuvem?”. Pode apostar que sim, pois a flexibilidade é uma das principais vantagens do armazenamento em Cloud.

Toda e qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pode utilizar os serviços da nuvem. Assim como dito acima, os serviços são criados de acordo com a necessidade da empresa.

Tudo isso garante maior desempenho das atividades realizadas no dia a dia empresarial.

Afinal, todas as funcionalidades são baseadas em cima do que produz e necessita para fechar o expediente de maneira segura.

Agora cabe a você escolher o melhor software ERP na nuvem que a sua empresa necessita. Tudo começa com um software de gestão empresarial de qualidade, assim sua empresa alcança o sucesso e os objetivos definidos.