Vantagem competitiva: 4 passos que ampliam sua competitividade!
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4 passos que aumentam a vantagem competitiva da empresa

Se tem uma coisa que o concorrido mercado atual não permite é a mesmice das empresas. Para se distanciar da concorrência e atingir metas que coloquem um negócio à frente, é preciso de diferenciação e vantagem competitiva.

Normalmente associado às empresas de sucesso, esse benefício vem em forma de serviços melhorados e maior satisfação dos consumidores. Contudo, pode não ser tão simples obter vantagens como essas.

Nesse conteúdo reunimos 4 passos importantes para mostrar como é possível aumentar a vantagem competitiva de uma empresa. Se quer descobrir como deixar sua concorrência para trás é só seguir com a leitura, acompanhe!

Como se caracteriza esse conceito

Como tudo se resume às vendas esse conceito não poderia ter outra finalidade. Uma vantagem competitiva se resume à capacidade de uma empresa de ultrapassar seus concorrentes em vendas.

Essa habilidade de se manter à frente está associada às vantagens oferecidas por uma empresa em relação a outra atuante no mesmo mercado. Por sua vez, o consumidor enxerga e compreende as vantagens oferecidas e que o levam a comprar de determinado negócio.

Seja no preço, excelência do atendimento, agilidade da entrega, gratuidade no frete ou mesmo na exclusividade de um produto limitado aos clientes, isso define e cria o conceito de vantagem competitiva, que é um dos aspectos mais procurado pelos empreendedores.

Sendo assim, é primordial conhecer as vantagens que seus produtos ou serviços agregam aos clientes. A partir disso fica mais fácil fixar na mente do consumidor aquilo que realmente difere sua empresa das outras.

Veja como ampliar sua vantagem competitiva em 4 passos

como aumentar a vantagem competitiva

Indiferente à vantagem em si, a mesma deve ser norteada por 3 aspectos específicos:

  •       Geração de valor aos clientes e potenciais clientes;
  •       Se tornar insubstituível aos olhos do cliente, a fim de eliminar qualquer possibilidade de superação pelo concorrente;
  •       Apresentar caráter sustentável a longo prazo.

Agora que conhece um pouco mais sobre o conceito é hora de entender como ampliar as principais características da sua marca!

1 – Desenvolva estratégias baseadas na análise da concorrência

Como se diferenciar de algo desconhecido para você? É preciso conhecer o mercado em que atua, bem como sua concorrência. Esse conhecimento lhe garante um ponto de partido fundamental para o sucesso da estratégia.

Além disso, é necessário conhecer seu público, para determinar suas necessidades, gostos e tudo mais que venha a agradar esse perfil. Essa informação aliada à criação do perfil da concorrência oferece maior campo de atuação e estratégias mais bem elaboradas.

2 – Procure alcançar a liderança de custos

Assumir a liderança de custos é vital para alcançar a vantagem competitiva. Essa liderança se baseia na capacidade de produzir e desenvolver serviços e produtos com custos menores que os da concorrência.

Essa margem se caracteriza como uma vantagem, pois você investe menos recursos, amplia as vendas e se torna a primeira escolha do cliente. No entanto, pode não ser simples encontrar o equilíbrio necessário para despender menos investimento.

3 – Defina seus recursos e conheça suas competências

Via de regra, os principais recursos de um empreendimento se baseiam em 4 pilares específicos: financeiros; físicos; humanos; organizacionais. Cada um apresenta diferentes características que formam a capacidade do negócio de atingir objetivos.

Conhecer as competências é o mesmo que saber com precisão como utilizar cada recurso. Porém, apenas dessa maneira fica complicado determinar a existência da vantagem competitiva.

Para colocar à prova e definir a vantagem sobre a concorrência existe um modelo de análise conhecido como: “VRIO” ou “Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização”.

Esse modelo permite que você determine o potencial competitivo dos recursos, por meio de 4 tópicos, são eles:

  •       Tal recurso viabiliza a empresa pesquisar e explorar uma oportunidade ambiental?
  •       Esse mesmo recurso está sob o controle de um grupo pequeno de empresas concorrentes?
  •       Na falta desse recurso as empresas sofrem com a desvantagem de custo quando o mesmo é desenvolvido ou adquirido?
  •       Sua empresa possui os processos e políticas que oferecem suporte à exploração de raros e valiosos recursos?

No momento em que for capaz de dizer sim às perguntas mencionadas acima, está em posse de uma vantagem competitiva que o colocará à frente no mercado.

4 – Compreenda e aplique os conceitos de capacidades dinâmicas

O conceito de capacidade dinâmica se baseia na habilidade de uma empresa de atingir e manter suas vantagens competitivas diante um cenário que apresente constante mutação.

É a capacidade de ser adaptativa, ou seja, capaz de reconfigurar todos os recursos, a fim de manter o equilíbrio necessário. Entretanto, para estimular sua capacidade dinâmica uma empresa deve basear seu planejamento em 3 pontos: processos; posições; caminhos.

Os processos se referem a todos os procedimentos desenvolvidos no dia a dia da empresa. As posições são caracterizadas pela definição do estado atual das tecnologias, base de clientes e do relacionamento com fornecedores e parceiros.

Já os caminhos são todas as brechas que seu negócio tem em mãos para tornar possível alcançar uma vantagem.

Agora é com você o desenvolvimento e fortalecimento da vantagem competitiva da sua empresa. Se diferenciar se tornou comum, é preciso se reinventar e buscar atingir patamares, os quais poucos alcançaram!