País terá aumento do investimento, diz secretário


Seminário na Câmara reuniu economistas para debater política macroeconômica


 O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse nesta quarta-feira (14) que a tendência é de persistência do crescimento dos investimentos no País. “Não há outro cenário que não seja este nos próximos anos”, disse. Os comentários foram feitos durante participação do secretário no “1º Seminário de Análise de Política Macroeconômica Brasileira”, realizado na Câmara dos Deputados.


No evento, organizado pela Liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, o secretário afirmou que o modelo de crescimento do País é sustentado e focado no investimento, o que garantiu ao Brasil uma taxa média de investimento muito superior em um período de dez anos na comparação com a média de outros países do mundo. O crescimento econômico brasileiro em média foi de 3,6% entre 2003 e 2012 e os investimentos avançaram mais, alcançando o patamar de 5,9% entre 2002 e 2011.


Ele destacou ainda que o indicador de Investimento Direto Estrangeiro no Brasil tem se elevado de forma consistente no Brasil, chegando ao montante de US$ 30 bilhões nos primeiros seis meses deste ano. “A estratégia tem sido focada em aumentar a competitividade via redução de custos tributários”, argumentou.


Holland destacou outros pontos que demonstram um cenário mais positivo na economia, como o aumento do nível de utilização da capacidade instalada, a melhoria da composição da dívida pública e o crescimento do número de vagas formais no mercado de trabalho.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Fazenda

Acompanhe as tendências do mercado